63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E SEU ENSINO EM SALA DE AULA
Edileuza Ferraz de Araújo 1
Regiane Meres Menezes Brites 1
Elizete Pereira da Costa 1
Edilaine Souza Colman Andrade 1
Lindalva Ferreira de Souza de Jesus 1
Edjane da Silva Barbosa 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi elaborado durante a disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Linguagem II – Alfabetização. Esta disciplina é parte integrante do plano de ensino do curso de Pedagogia do Instituto de Educação – IE, no campus da UFMT de Cuiabá/MT. O objetivo foi realizar uma intervenção pedagógica por meio de dois mecanismos, o primeiro se baseava na leitura de um livro de literatura infantil e o outro na leitura visual. Teve como propósito, a observação da relação que as crianças possuíam com a leitura, especialmente na forma dos mecanismos usado. Após essa intervenção foi possível fazer uma análise crítica de como essa atividade é tratada no ensino escolar e de como essas atividades não são tratadas de forma a promover a formação integral da criança.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada na intervenção foi realizada em duas etapas e em dias diferentes. A primeira etapa da intervenção utilizou como método a leitura de um livro infantil que possui como título, ”O rabo do gato” escrito por Mary França e Eliardo França, onde se deu por uma apresentação inicial da obra e suas particularidades, como: capa, ilustrações, personagens, enredo e conflitos presentes na obra. Após a leitura uma conversa sobre assuntos pertinentes a ela. A segunda parte ocorreu por meio da leitura visual de quatro cromos da obra de Candido Portinari intitulada “Ronda Infantil” do ano de 1932. Para tal atividade, inicialmente realizamos uma exposição sobre a vida e obra do autor e, posteriormente, foi explorada a maneira como as crianças interpretavam a obra, enfatizando desde as cores utilizadas na pintura, à ação realizada pelos personagens, entre outros. Para assim analisar, interpretar, julgar e descrever a imagem. Cada atividade realizada foi registrada pelas crianças, através de gravuras.
RESULTADOS:
Ouvir histórias é uma forma de ler. A diferença entre ouvir a fala e ouvir a leitura está em que a fala é produzida espontaneamente, ao passo que a leitura é baseada num texto escrito que tem características próprias. Quanto maior for o contato da criança com a escrita presente nos gêneros literários maior sua facilidade no processo de ensino/aprendizagem e sua inserção no mundo letrado. A leitura visual é uma leitura silenciosa que exige maior reflexão do sujeito, que vai variar de acordo com o conhecimento já adquirido por ele e o contexto no qual está inserido. A leitura é uma atividade individual, e duas pessoas dificilmente farão a mesma leitura, cada um tem um modo particular de interpretar a imagem, pois ver é um exercício de construção perceptiva.
CONCLUSÃO:
Podemos dizer então, que a intervenção do professor na alfabetização e formação de leitores críticos é de suma importância e definidor da trajetória de seus alunos. Por meio da nossa intervenção foi possível analisar que os alunos tinham contato com a literatura infantil, que gostavam de ouvir histórias e foi demonstrado através da riqueza de detalhes dos desenhos confeccionados e pelo interesse apresentado durante a leitura. Na atividade de leitura visual, demonstrou ser uma experiência nova para os alunos, mas não menos interessante o que nos levou a concluir que essa maneira de leitura é gratificante para o aluno e que não é muito aproveitada em sala de aula.
Palavras-chave: educação, linguagem, leitura.