63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
A Pedagogia de Projetos no contexto da Educação Infantil: Desafios e perspectivas |
Paula Mattos da Cunha 1 Daniel Mallmann Vallerius 2 |
1. Graduanda em Pedagogia - UFMT / Bolsista PET 2. Mestrando em Ensino de Geografia - UFRGS / CNPq |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho visa discutir a importância da Pedagogia de Projeto na Educação Infantil e como esta pode desenvolver capacidades e habilidades nessa fase de desenvolvimento, que segundo Piaget é a fase dos “por quês”. A escolha do tema deu-se após uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Mato Grosso, no ano de 2010. Quando pensamos em projetos, nos remetemos ao profissional da arquitetura, engenharias, ou ainda de carreiras de vida, de políticos, ou seja, o “projeto” esta ligado a diferentes áreas dos conhecimentos. De acordo com MACHADO (2004, p. 01), projetam, portanto todos, aqueles que estão vivos, todos que antecipam cursos de ação, os que concebem transformações de situações existentes imaginadas e preferidas, elegendo metas a seres seguidas [...] de situações. Nossa proposta consiste em apresentar a importância do trabalho com projetos na Educação Infantil e sua respectiva relevância para o desenvolvimento cognitivo do aluno, além de pensar em uma proposta real de seu emprego. Ao mesmo tempo, este artigo visa contribuir apresentando o processo histórico da Pedagogia de Projeto, sem esquecer-se dos pensadores que contribuíram e a sua respectiva significância, funcionalidade e atitudes nos métodos globalizados. |
METODOLOGIA: |
O presente artigo tem como sua primeira e mais importante fase de elaboração uma revisão bibliográfica acerca do assunto ao longo da história da educação brasileira e mundial. Neste contexto, merecem destaque os nomes de BARBOSA, HERNANDEZ E NOGUEIRA, reconhecidos pesquisadores e, porque não, historiadores de temáticas vinculadas a educação e, mais especificamente a Pedagogia de Projetos. Em um segundo momento, realizou-se amplo debate no ambiente de sala de aula de um curso superior de Pedagogia sobre a temática, gerando como principal fruto a concepção de um projeto a ser desenvolvido com a educação infantil, fazendo uso de personagens lendários como Iara e Curupira. A finalidade desse projeto vem a ser o despertar da consciência para questões de relevância ambiental e cultural, com o intuito de que as crianças venham a tornarem-se cidadãos mais críticos e colaborativos na preservação tanto do meio e das lendas. O projeto está em fase de elaboração final e será aplicado á posteriori em uma escola que trabalha com a educação infantil. |
RESULTADOS: |
Historicamente, de acordo com Barbosa e Horn (1988, p. 19), os projetos foram construídos com o intuito de inovar e de quebrar o marasmo da escola tradicional. Seus criadores tinham convicção de pioneiros, o compromisso com a transformação da realidade. Nos dias atuais, falamos em projetos, porém não da mesma maneira a qual a Escola Nova o fez, devido as transformações em nosso contexto social, histórico e educacional. Após quase um século, voltaram à discussão, com o foco na educação infantil. Segundo Helm e Beneke (2005 pg. 123) Se o professor souber antever e planejar um projeto, esse potencial será aumentado em muito. Ainda conforme os autores, primeiro os professores devem estimular as crianças a investigar assuntos que possibilitem desenvolver e aplicar as habilidades presentes no currículo, respeitando o preceito básico de que o projeto antecede a pratica Diante desses significados, podemos dizer que a Pedagogia de Projetos visa re-significar o espaço escolar. Referindo Zabala (1988, pg. 142), nos métodos globalizados a aproximação ao fato educativo se realiza a partir da perspectiva de como os alunos aprendem, e secundariamente, do papel que deve desempenhar as disciplinas em sua formação. |
CONCLUSÃO: |
Após estas discussões, podemos perceber que a educação, ao passo em que enfrenta diversos entraves para seu desenvolvimento, apresenta aos agentes envolvidos um ‘mar’ de possibilidades a serem buscadas com vista as melhoria na aprendizagem e a sujeitos mais cientes de sua condição transformadora. É neste contexto que insere-se a pedagogia de projetos, revelando-se como boa alternativa a ser desenvolvida no âmbito da educação brasileira. Frente a um processo histórico pouco sensível as demandas pedagógicas das idades mais tenras, percebemos que a educação infantil ainda tem muitas falhas, boa parte destas ligadas ao fato do professor não acreditar no seu potencial e não possuir um planejamento adequado. A criança merece ser instigada, o professor deveria utilizar meios para melhorar seu desenvolvimento intelectual e pedagógico. E, quanto mais cedo essa educação chegar, melhor pra ela e para o desenvolvimento de toda uma sociedade. Quanto mais cedo for trabalhado o cognitivo, melhor para a educação como um todo. E a pedagogia de projetos tem muito a contribuir neste processo. |
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos, Educação Infantil, Possibilidades Pedagógicas. |