63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
As possibilidades de atuação do psicólogo escolar na inserção dos alunos ao Ensino Superior
Alciane Barbosa Macedo Pereira 1
Alba Cristhiane Santana 2
1. Profa Esp./UEG, Jaraguá, Goiás
2. Profa. Dra. Orientadora /Faculdade de Letras, UFG, Goiânia, Goiás
INTRODUÇÃO:
O Ensino Superior é um espaço no qual ocorrem processos de desenvolvimento humano, aprendizagem e construção do conhecimento. Nesse sentido, é um campo privilegiado para atuação do Psicólogo Escolar, visto que este é um profissional que atua com tais processos, na interface da Psicologia e da Educação, utilizando as teorias psicológicas no trabalho com grupos e indivíduos no contexto educativo. No ensino superior surgem questões que muitas vezes dificultam o pleno desenvolvimento dos sujeitos, dentre elas destacamos a dificuldade de inserção dos alunos. Ao ingressar no ensino superior os alunos enfrentam diversas dificuldades relacionadas à dinâmica do processo educativo desenvolvido nesse contexto, as quais geram reprovação, evasão e desmotivação em relação à formação acadêmica. Considerando esse cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar as especificidades das dificuldades encontradas por alunos ingressantes de um curso de licenciatura na área de exatas de uma IES pública em Goiânia, visando contribuir com discussões sobre a criação de estratégias pedagógicas para minimizar essa situação. Também foram investigadas as possibilidades de atuação do psicólogo escolar na inserção acadêmica, promovendo reflexões acerca das contribuições desse profissional no ensino superior.
METODOLOGIA:
O estudo fundamentou-se em uma Epistemologia Qualitativa, na Psicologia Histórico-Cultural e em uma visão crítica da Psicologia Escolar. Participaram da pesquisa trinta e sete alunos de duas turmas do primeiro período de um curso de licenciatura da área de exatas de uma instituição pública de ensino superior de Goiânia, GO; dois docentes e o coordenador desse curso. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, que foi aplicado aos discentes em sala de aula. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os docentes e o coordenador do curso, no contexto da IES. Os procedimentos de análise dos resultados abrangeram: análise estatística simples das questões fechadas do questionário; e análise temática das questões abertas do questionário e das entrevistas.
RESULTADOS:
A construção das informações possibilitou a elaboração de temas relativos ao objeto de estudo e aos objetivos desta investigação, envolvendo as dificuldades de inserção de alunos no ensino superior e algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar neste contexto. As temáticas construídas foram: Caracterização dos alunos e principais dificuldades apontadas por eles; Concepções e Percepções dos Profissionais sobre a inserção dos alunos no ensino superior; Percepções dos professores sobre as possíveis contribuições do Psicólogo Escolar; e Possibilidades de ação do Psicólogo escolar no ensino superior. Em relação aos alunos destacou-se: dificuldade de organização pessoal para o estudo; ausência de conhecimento prévio na área de exatas; problemas na relação professor-aluno. Na percepção dos profissionais do curso, foi enfatizado: base deficitária dos alunos; problemas relativos às condições sócio-econômicas dos alunos; distanciamento entre os docentes do curso; falta de investimento em novas metodologias de ensino. Foi evidenciada a necessidade de um trabalho coletivo e interdisciplinar para superar as dificuldades dos alunos, visando aperfeiçoar o processo educativo desenvolvido no ensino superior. Um trabalho coletivo que contemplaria as contribuições do psicólogo escolar.
CONCLUSÃO:
As informações construídas indicam a necessidade de intervenção para auxiliar na inserção acadêmica dos alunos e contribuir com o processo de desenvolvimento humano nesse contexto. O estudo também apontou que o psicólogo escolar pode contribuir com um trabalho coletivo com os demais profissionais, por meio de um diagnóstico institucional e de práticas que favoreçam a elaboração de estratégias pedagógicas que levem à superação das dificuldades dos alunos no início de sua formação acadêmica. As reflexões propiciadas por este estudo foram socializadas junto à coordenação do curso, visando contribuir com o debate acerca das questões abordadas. Percebe-se que é relevante considerar a estreita inter-relação entre a prática profissional e a pesquisa, enquanto processos constituintes da atuação dos profissionais da educação, abrangendo: docentes, coordenadores de curso e psicólogo escolar.
Palavras-chave: Inserção acadêmica, Diagnóstico Institucional, Ensino Superior.