63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
CAMINHOS PARA HISTÓRIA REGIONAL: ARQUIVO HISTÓRICO EM TEFÉ
Hilkiene Alves da Silva 1
Aldineide Praia Barbosa 1
Cláudia Regina Ferreira Santos 1
Cristiane da Silveira 2
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2. Profa. Msc./ Orientadora - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
A região amazônica muito além de seus aspectos naturais possui uma rica história que necessita ser construída, dado sua complexidade regional e ainda a pouca atenção que tal questão tem recebido pela historiografia local e regional. A cidade de Tefé, situada no interior do Estado do Amazonas tem muito a contribuir com esta abordagem, pois possui um acervo documental significativo que vem sendo preservado pela Ordem Religiosa Congregação do Divino Espírito Santo, com documentos coletados desde o século XVIII relacionados à cidade e região. Hoje, este arquivo está distribuído em três unidades: o Seminário São José, a Rádio Rural e o Centro de Treinamento Irmão Falco. Este trabalho vem sendo desenvolvido por alunos (as) e professores (as) da Universidade do Estado do Amazonas (CEST-UEA) desde o segundo semestre de 2007, e objetivou o prosseguimento da organização do acervo do Seminário São José. Lembramos ainda à necessidade da preservação do patrimônio cultural e material como forma de resgatar e perpetuar a memória dos grupos e de suas histórias que por vezes são silenciadas no discurso hegemônico. Tal projeto ainda contribuiu para o acesso do público à documentação, até então pouco explorado.
METODOLOGIA:
Os métodos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa associaram formação teórica e atividades práticas, relacionados aos critérios de organização e catalogação dos documentos e sobre a importância destes para a preservação da memória social. Durante a pesquisa foi realizado estudos, em grupo, sobre patrimônio histórico, memória e, relacionados ao trato com as fontes historiográficas, a isso uniram as atividades práticas entre as quais: higienização, catalogação que possibilitaram a padronização deste acervo e colaboraram para preservação deste patrimônio.
RESULTADOS:
Este projeto continuou o trabalho de reorganização documental do acervo do prédio Seminário São José, Tefé-AM. Nesta etapa do projeto optamos por trabalhar com as fotografias dado sua importância para a construção da história local. Como bem nos lembra Leite, as fotografias devem ser consideradas pelos historiadores, ou qualquer pesquisador, da mesma forma que outra prova qualquer (LEITE, 2001, p. 26). Durante todo este período foram higienizados e organizados aproximadamente mil documentos contábeis e cerca de mil e quinhentas fotografias de variados locais e eventos. Apesar dos cuidados práticos, não foi possível recuperar todas estas fontes, visto que as condições não favoráveis ao armazenamento destas contribuíram diretamente para sua deterioração. As atividades práticas subsidiados pela formação teórica foram nossas bases para tais resultados e disponibilizaram o acesso de pesquisadores e da comunidade em geral à documentação deste acervo. Ressaltamos ainda a importância do desenvolvimento do trabalho para formação e qualificação dos acadêmicos para o trato com acervo histórico.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho percebemos a relevância deste acervo documental para a construção da história local e regional, além de nos ter possibilitado uma reflexão sobre a importância de sua preservação para a produção historiográfica. A fonte iconográfica, bem como os demais documentos encontrados e organizados, são elementos importantes para a realização de pesquisas sobre a região. Enfim destacamos a importância deste projeto e sua contribuição à construção da história regional e a própria formação de pesquisadores na área de atuação dos integrantes do projeto.
Palavras-chave: Acervo documental, Oganização, Preservação.