63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL – ESTUDO SOBRE O BICICLETÁRIO LOCALIZADO NA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS (CPTM) NA CIDADE DE CARAPICUÍBA/SP.
Fabiano Q. Silva 1
Reinaldo R. Alves 1
Renata Giovanoni Di Mauro 1,2
1. FATEC -Carapicuíba
2. Profa. Msc./ Orientadora
INTRODUÇÃO:
As grandes cidades sofrem com inúmeros desafios relacionados à mobilidade urbana sendo perceptível o incentivo ao uso do transporte individual por automóvel em detrimento aos modos de transporte público, modo a pé e modo a bicicleta. Este trabalho tem como foco os aspectos relacionados à mobilidade por bicicletas, tratando de uma das infraestruturas fundamentais que é o bicicletário. Os bicicletários concentrados nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) têm um papel importante no conjunto da mobilidade urbana sustentável nas cidades, pois atuam como estacionamento facilitando a transferência entre os modos e nas atividades de lazer, trabalho, saúde, estudo, entre outros. O objetivo deste trabalho é demonstrar as possíveis alternativas e vantagens da utilização do bicicletário localizado na região central em Carapicuíba/SP, como forma de melhoria na integração entre o transporte não motorizado (bicicleta) e o transporte coletivo (trem) na promoção de ampliar a mobilidade urbana, reduzir os congestionamentos nas vias de circulação da região e diminuir o impacto ambiental.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para a realização desse estudo inclui um levantamento da revisão de literatura em que as informações foram pesquisadas em artigos, livros e publicações da área. Em um segundo momento foi realizado uma visita ao bicicletário, no mês Março de 2011 em que foram recolhidas informações de prontuários, fichas de inscrição dos usuários, observação de sinalização e de questionários semi-estruturados aplicados com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos específicos do local. Para maior aprofundamento, se fez necessário uma entrevista com funcionários e usuários do bicicletário. Também foram realizados registros fotográficos.
RESULTADOS:
O bicicletário localizado na CPTM em Carapicuíba possui 148 vagas para bicicletas com painéis de identificação e informações sobre os regulamentos para sua utilização. É totalmente gratuito e é obrigatório levar um dispositivo de segurança (cadeado, trava, etc) para utilização do serviço. A estrutura física tem fácil acesso e conta com recepção, sanitários masculino e feminino. Seu funcionamento ocorre todos os dias das 04h00 as 00h30. A pesquisa revelou a predominância de usuários do bicicletário do sexo masculino com renda salarial de até 02 salários mínimos. Onde em sua maioria utilizam o bicicletário por motivo de trabalho. A CPTM se prontificou a ampliar a divulgação do bicicletário por meio do Atendimento ao Público (AP) para que as vagas disponível sejam preenchidas.
CONCLUSÃO:
A pesquisa permitiu conhecer importantes dados sobre a opinião e o comportamento dos ciclistas. Mostrou que muitos não faziam uso da bicicleta por não ter onde guardá-las devido à insegurança em relação aos roubos, mas agora com o bicicletário mudaram seus hábitos. E se fossem realizadas melhorias na infraestrutura viária, aumentaria a utilização desse modo de transporte, porque na cidade não possui estrutura cicloviária e o ciclista tem que disputar espaço com carros, motos, ônibus e caminhões nas já estreitas ruas e avenidas que ligam os bairros ao centro. O bicicletário possibilita a alternativa de optar pelo modo de transporte de bicicleta o que contribui na economia da renda do usuário, na promoção de atividade física, diminuição de congestionamentos e promovendo mobilidade urbana sustentável.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana Sustentável, Bicicletário, Bicicletas.