63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
Feira de Física e Arte na Educação de Jovens e Adultos |
Vinícius Santana Pedreira 2 Ildeflávio dos Santos Silva 1 Rosimayre Dias Carvalho 3 Renilúcia das Graças Carvalho de Souza Lobo 4 Salete Aparecida Aragão 5 Salmo Lima Costa 6 |
1. Prof. Esp. - Depto de Ciências Exatas - Faculdade Juvêncio Terra 2. Prof. Esp. Colégio Est. Kleber Pacheco de Oliveira 3. Colégio Est. Kleber Pacheco de Oliveira 4. Coordenadora - Colégio Est. Kleber Pacheco de Oliveira 5. Diretora - Colégio Est. Kleber Pacheco de Oliveira 6. Discente - Faculdade Juvência Terra |
INTRODUÇÃO: |
Na história da Ciência, por muitas vezes, buscou-se a descrição de “como” os fenômenos acontecem e não o “por quê” acontecem, como fez o grande cientista italiano Galileu Galilei. Além dele Leonardo Da Vinci, Tarsila do Amaral, Glauber Rocha e tantos outros buscaram representar o mundo através das tintas, pinceis, películas etc. A partir deste contexto, os alunos foram incentivados a valorizar as técnicas, as experimentações e as múltiplas descrições do que se passa no mundo, visando a compreensão da sociedade através do ser humano, da arte e da (re)produção científica. |
METODOLOGIA: |
A coordenação pedagógica aplicou um questionário para avaliar as expectativas, a motivação, a auto-estima e o interesse nas aulas. Logo após a apuração, os alunos foram estimulados a pesquisar tipos de experimentos, com material de baixo custo e/ou reciclável, que envolvessem conteúdos como termodinâmica, leis de Newton, gravitação universal, hidrostática, eletricidade e ótica, bem como técnicas que envolvessem trabalhos manuais com papel, madeira, tecido, tinta e etc. A partir disso, foram incentivados a realizar a construção dos experimentos e os registros dos dados obtidos, fazendo-os observar a relação entre os conteúdos teóricos e os resultados práticos. Em seguida, todos os trabalhos foram apresentados em uma Feira de Física e Arte, quando a capacidade de expressão dos alunos também foi estimulada e avaliada. |
RESULTADOS: |
A Feira de Física a Arte foi organizada e executada, no ano de 2010, no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, e possibilitou o desenvolvimento intelectual, fazendo com que o aluno desenvolvesse a capacidade de perceber-se integrante e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e suas inter-relações, de utilizar diferentes informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento, reconhecer-se pertencente à comunidade onde está inserido e identificar sua própria trajetória dentro da história local. |
CONCLUSÃO: |
Após construção e execução do projeto, o mesmo questionário foi utilizado. O desempenho quantitativo teve aumento médio de 77%. Qualitativamente, todos notaram a mudança de postura dos alunos e docentes, um ótimo ambiente de trabalho que contribuiu para uma elevação da auto-estima dos alunos, bem como o grau de interesse nas aulas, demonstrando que atividades como esta são motivadoras do aprendizado e possibilita o aluno constatar a integração entre as diferentes disciplinas que norteiam a grade curricular da escola atual. |
Palavras-chave: Ensino, Jovens, Adultos. |