63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
Pré - vestibular popular: Papel Social e implicações práticas. |
Adriana Valéria Alves de Lucena 1 Bruna Maria de Souza Abreu 1 Leandro Manhães Silveira 2 Leda Agnes Simões de Melo 3 Daniele Lemos Moreira 4 Mauro Rogério Carvalho Moreno 5 |
1. Graduando de Serviço Social - Uff 2. Orientador - Uff 3. Graduando de História - Uff 4. Graduando Ciências Sociais - Uff 5. Graduando de Física - Uff |
INTRODUÇÃO: |
A educação no Brasil ainda é um privilégio para a elite. Ao longo dos séculos pequenas alterações no campo educacional foram introduzidas como caminho para torná-lo mais eficaz e abrangente. No século XIX e, sobretudo no início do século XX, no período Vargas, a questão do ensino as classes populares se tornou um desafio na tentativa de construir um novo modelo de nação. Passados mais de 70 anos, o problema do acesso a educação de boa qualidade a todos no país ainda é um desafio a ser superado. O antropólogo e pesquisador Darcy Ribeiro nos anos 1980, problematizou e propôs reformas no ensino de base, o chamado fundamental, mas o modelo educacional nem sequer foi aproveitado na atual lei de diretrizes e bases da educação de 1996. Atualmente o governo federal começa a refletir sobre a problemática e pensa em políticas afirmativas para os jovens de comunidades populares ascenderem ao mundo universitário. Perseguindo essa questão, nosso grupo de pesquisa se debruça desde a metade do ano passado em um mapeamento dos cursos comunitários que existem na Universidade Federal |
METODOLOGIA: |
Foram mapeados nove pré-vestibulares existentes na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro que funcionam na Universidade Federal Fluminense, que cede seu espaço e alguns de seus docentes. Foram aplicados questionários em sala de aula, com visão crítica da realidade tanto para os alunos quanto para os coordenadores na busca de qualificar suas respostas em relação aos problemas e dilemas existentes e futuramente na execução de melhorias da própria universidade em relação aos pré-universitários. |
RESULTADOS: |
Foi analisada a realidade apresentada de cada Projeto Político Pedagógico enviada por seus coordenadores. Os alunos informaram através das entrevistas que seus coordenadores são docentes de fato. Estes são críticos e reflexivos, em relação as questões sociais apresentadas, assim como na luta contra a defasagem do ensino em relação aos anos anteriores, possibilitando aos discentes ampliarem seus conhecimentos para o enriquecimento pessoal, social e cultural indo muito além da formação pré-universitária. São alunos das classes menos favorecidas economicamente e na maior parte oriundo da escola pública. Os alunos são moradores de Niterói e regiões próximas. A faixa etária é diversificada. Todos interessados em aprender como passar no vestibular para poder um dia quem sabe, obter a tão sonhada realização econômica, profissional e pessoal. São alunos que deixaram de estudar há muito tempo e fizeram em grande parte em escolas com baixo nível de aprofundamento nas matérias de grande importância para o vestibular. |
CONCLUSÃO: |
Com a reflexão teórica sobre o assunto, somado a investigação empírica, pode-se constatar que mais do que simplesmente atuar no ensino de disciplinas básicas presentes nos vestibulares de Universidades públicas, os pré-vestibulares populares demonstram sua importância política dentro do contexto social. E mais do que suprir as carências de conhecimentos oriundas de um ensino público básico deficiente funcionam como agentes de formação de mentalidades crítica, promovendo um pensamento de desnaturalização e estranhamento da vida social, na qual o pré-vestibulando está inserido, mas que, por causa do nível de estranhamento acaba por vezes sendo vitimado por estigmas e preconceitos que para o mesmo é considerado como natural e culpa do próprio indivíduo. Assim demonstrado a importância do papel dos pré-vestibulares populares, especialmente aqueles ligados a instituições superiores de ensino públicas, no preparo de alunos mais críticos e reflexivos, sendo indiscutível a contribuição para as Universidades públicas que conseqüentemente acabam recebendo alunos mais socialmente conscientes. Há uma necessidade direta de maior investimento para a consolidação dos mesmos, seja em infra-estrutura como em termos organizacionais e de maior visibilidade. |
Palavras-chave: educação, Pré-vestibulares, universidade. |