63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
Tal mãe, tal filha?: estudo das visões geracionais de mulheres da Vila da Barca, Belém, PA
Jhonata Rosinei Sousa da Silva 1
Flávia Alves de Macêdo 2
Raphaela Trindade Guimarães 3
Lana Claudia Macedo da Silva 4
Ana Telma Monteiro de Sousa 5
1. Graduando do 5º semestre de Pedagogia - UEPA
2. Graduanda do 6º semestre de Pedagogia - UEPA
3. Graduanda do 6º semestre de Pedagogia - UEPA
4. Orientação Profa. Msc. Depto. De Filosofia e Ciências Sociais – UEPA
5. Colaboração Profa. Msc. Depto. De Filosofia e Ciências Sociais – UEPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho constitui uma atividade de extensão proposta pelo projeto de pesquisa “Mulheres da Barca: análise de políticas públicas operacionalizadas em direção as famílias chefiadas por mulheres da vila da barca, Belém – Pará”, fomentado pelo CNPq. O projeto ainda faz parte do Núcleo de Estudos e Extensão Trilhas investigativas e Práticas Sociais (NETRILHAS), da Universidade do Estado do Pará, onde o mesmo promoveu uma manhã de atividades em homenagem ao dia internacional da mulher no dia 19 de março de 2011, no Centro de Ciências Sociais e Educação da referida Universidade. O evento teve como objetivo propor novas formas de visualização e percepção que a data sugere, além de possibilitar uma reflexão histórica e crítica a respeito do dia internacional da mulher. O texto em questão busca analisar as diferenças geracionais, entre filhas, mães e avós, de atitudes e idéias identificadas nas falas e gestos expostos pelas mulheres no decorrer das atividades realizadas.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada se deu em forma de dinâmicas de integração, onde foi possível, em um primeiro momento, conhecer e aproximar o grupo, este que foi convidado a formar um circulo onde foram apresentadas palavras como: amor, saudade, companheirismo, família e etc., que se encontravam impressas em papel cartão e divididas ao meio. Dando continuidade, cada participante retirou parte da palavra, ficando o mesmo responsável por encontrar a pessoa de posse da outra metade que completasse a referida palavra, com isso foi possível extrair informações a partir da discussão dos significados de algumas palavras, na visão das mulheres e a importância das mesmas na vida dessas pessoas. Em um segundo momento houve a divisão das mulheres em duplas para a confecção de cartazes sobre os temas geradores: O que é ser mulher? E o que é ser mulher, mãe e trabalhadora? Dessa forma foi possível observar suas idéias e anseios, a partir de recortes de revistas, desenhos e relatos escritos. Permitindo a compreensão de suas concepções de mulher.
RESULTADOS:
Observou-se, diferenças na linguagem, postura e espontaneidade nas gerações de mulheres. As senhoras mais maduras, a partir de 40 anos apresentaram vocabulário restrito com palavras simples, onde predominava o português coloquial, sem concordâncias verbais e nominais. Outro ponto destacado refere-se às atitudes, nesse caso a geração citada comportou-se em sua maioria com timidez, os olhares quase sempre estavam direcionados para baixo, as expressões faciais denotavam vergonha (PERROT, 2006). Os cartazes construídos por tais senhoras mostram em grande parte, mulheres donas de casa desenvolvendo tarefas do lar como cuidar dos filhos e do marido, relata uma das mulheres “Mulher pra mim é ter cuidado com sua casa, é ser mulher na casa, fazer as coisas pro seu marido, e principalmente para os seus filhos”. Em contrapartida a geração que possui idade inferior a 40 anos, mostrou maior espontaneidade, os olhares buscando sempre identificar tudo a sua volta, seus relatos possuíam mais argumentos. Tais mulheres enfatizam a ampliação do espaço feminino na sociedade, como diz a seguinte fala “[...] nós temos a capacidade de se reinventar ao mesmo tempo que somos filho, somos mães, somos companheiras e buscamos cada vez mais conquistar o nosso espaço na sociedade e hoje temos uma presidenta”.
CONCLUSÃO:
Após estas considerações foi possível inferir que há uma discrepância nas visões geracionais das mulheres presentes no evento, haja vista que, nos seus discursos houve divergências em relação a suas concepções de: O que é ser mulher? E o que é ser mulher, mãe e trabalhadora? Uma vez que, as mulheres mais jovens, são mais independentes em comparação à geração mais antiga, pois percebemos um maior anseio dessas, em busca de sua independência e reconhecimento econômico e social. Já em relação às mulheres com mais idade notamos uma aceitação de sua condição socioeconômica, vivendo as mesmas, em função da casa e da família. Outro ponto a ser considerado diz respeito ao vocabulário das referidas gerações, pois notamos um amplo e diversificado conjunto de palavras utilizadas pelo grupo etário da segunda geração de mulheres.
Palavras-chave: Mulheres., Gerações., Diferenças..