63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
ANALISE DE UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE INSPIRADA NA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (PBL) |
Railene dos Santos Menezes 1 Acácio Alexandre Pagan 2 |
1. Graduanda do Departamento de Biociências (DBC/GPEMEC), Universidade Federal de Sergipe (UFS) 2. Prof. Dr. Orientador- DBC/NPGECIMA/GPEMEC- UFS |
INTRODUÇÃO: |
A formação de professores tem sido objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento. Apesar da ampla discussão, na prática, as mudanças têm ocorrido de modo gradual. Nos cursos de licenciatura a formação dos docentes tem sido prejudicada pela separação entre momentos de ensino, de pesquisa e de extensão, geralmente desconexos, o que contradiz a constituição brasileira de 1988, sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização universitária. Neste sentido, os cursos de graduação devem refletir uma formação que integre estes três pilares, visando formar profissionais que sejam professores/pesquisadores/extensionistas. Diante disso, nas disciplinas de Instrumentação e Metodologia para o Ensino de Biologia do Departamento de Biociências (UFS), temos proposto a inclusão de atividades de pesquisa inspiradas na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABP/PBL), em que grupos de licenciandos desenvolveram projetos de pesquisa sobre diferentes temas da Biologia, como por exemplo, fungos, entre outros. Posteriormente os citados alunos de licenciatura responderam auto-avaliações sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas. Assim, neste trabalho, objetivamos realizar uma análise de tais auto-avaliações. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de auto-avaliações realizadas por graduandos de Biologia, da UFS sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas no contexto das referidas disciplinas de ensino. No que diz respeito à organização dos dados, primeiramente, as auto-avaliações foram transcritas e em segundo categorizadas conforme sugere Bardin (2004) para análise temática de conteúdo. Os critérios de criação das categorias seguiram a busca pela avaliação da influencia da metodologia de ensino adotada na formação docente. Com a auto-avaliação os graduandos buscaram refletir sobre as próprias práxis docentes, integrando ensino e pesquisa. Além de analisar os aspectos metodológicos e fazer uma autocrítica ao processo de pesquisa por eles desenvolvido. |
RESULTADOS: |
Foram construídas 6 categorias e 21 subcategorias. 1. Discurso dos graduandos sobre o projeto se refere ao conhecimento dos graduandos quanto às fases do projeto. 2. Entraves e benefícios das atividades em grupo inclui relatos dos graduandos sobre suas experiências de trabalho coletivo. 3. Propostas e Adequações na metodologia aplicada: Transposição didática se direciona as modificações utilizadas na linguagem ou no material didático pelos graduandos como forma de facilitar a compreensão dos alunos. 4. Análise das atividades docentes apresenta impressões que os graduandos construíram durante a pesquisa sobre a prática docente. 5. Descrição das percepções sobre o ato de pesquisar está voltada a forma que os graduandos compreendem a pesquisa como um processo de planejamento, tentativas e erros. E 6. Atividades complementares desenvolvidas pelos graduandos para finalização do projeto de pesquisa se referem à atividade proposta pelo professor que visa analisar a desenvoltura dos graduandos na pesquisa. De modo geral, nessa análise preliminar foi possível perceber que havia uma preocupação dos próprios graduandos sobre a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Bem como, percebemos que as atividades contribuíram para a integração entre a formação de professores e a pesquisa. |
CONCLUSÃO: |
A metodologia de formação baseada em pesquisa mostrou-se relevante neste contexto. Ela é um dos tipos de atividades que se organizam dentro do que se chama de metodologias de aprendizagem baseada na resolução de problemas (PBL). Bem como, percebemos que tal método de formação se mostra como uma alternativa para o ensino nas universidades. Ressaltamos que essas metodologias têm sido bastante utilizadas na formação de professores em países como Estados Unidos e Canadá, com algumas experiências promissoras no Brasil. A partir das experiências adquiridas através desta proposta de trabalho, enfatizamos a necessidade de se trabalhar com atividades que contribuam para a formação inicial de professores/pesquisadores/extensionistas voltadas para especificidades dos diferentes contextos escolares. |
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Formação de professores, Aprendizagem por PBL. |