63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A SEXUALIDADE SOB A ÓTICA DO ADOLESCENTE: Um estudo sobre a sexualidade dos alunos adolescentes de uma escola pública do Município de Igarapé-Miri- Pará
Adriane da Costa Gonçalves 01
Andréa do Socorro Campos de Araújo Sousa 02
1. Universidade do Estado do Pará
2. Profa. Msc./ Orientadora - Depto de Ciências Biológicas e Saúde -UFPA
INTRODUÇÃO:
Educar é uma tarefa desafiadora, especialmente quando se deseja implementar ações que possibilitem ao educando, a compreensão de que tal processo não se restringe apenas a fornecer informações livrescas, mas que, possibilitem interações como formas indispensáveis de (re) conhecer e (re) significar o mundo (CASTRO, 2002). Dentre todas as propostas de educação do ser humano, talvez a mais ambiciosa seja a educação da sua sexualidade, em especial se a tarefa acontece nessa fase de turbulência de afetos e identidades a qual chamamos “adolescência”. A sexualidade é entendida como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano, e encontra-se marcada pela história, cultura e ciência. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os aspectos gerais sobre a sexualidade dos adolescentes do município de Igarapé-Miri partindo da ótica deles e propor estratégias metodológicas no cotidiano escolar que venham contribuir significativamente para a vivência saudável e plena da sexualidade e cidadania.
METODOLOGIA:
A realização deste estudo sobre a sexualidade sob o ponto de vista do aluno adolescente, foi desenvolvido em uma escola pública com 60 alunos do ensino médio, a partir de duas etapas: uma bibliográfica e outra de campo. Os dados foram coletados através de questionários e rodas de conversa com os alunos adolescentes. Os questionários escritos foram aplicados aos alunos, com a finalidade de conhecer diversos aspectos relacionados à vida do adolescente e suas implicações na vivência da sua sexualidade. As rodas de conversa sobre sexualidade foram realizadas com base num roteiro de questões e temas previamente elaborado, cuja finalidade principal foi obter dados de aspectos relacionados à adolescência e sexualidade. As atividades selecionadas para trabalhar com os alunos foram oficinas educativas, Roda de conversa, Bate-papo, pesquisa escolar e aulas dialogadas.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que, os adolescentes pesquisados, em quase sua totalidade, entendem a adolescência como uma fase de crescimento e de grandes transformações físicas; Apresentam uma idéia real embora simplista sobre sexualidade, evidenciando-a, como algo exclusivamente ligado à sexo. Diante das dúvidas e curiosidades mais freqüentes buscam nos amigos e nos meios de comunicação informações que respondam suas perguntas, tentando com estes esclarecer dúvidas e curiosidades. Entre os fatores que impede um diálogo mais aberto entre a escola e o adolescente ou entre os pais e filhos, os adolescentes citam as dificuldades históricas que já conhecemos (discriminação de gênero, preconceitos, censura e desinformação sobre tais questões). Consideram oportuno o debate sobre o exercício da sexualidade no cotidiano escolar. As estratégias metodológicas inovadoras foram fundamentais para propiciar oportunidades, engendrar situações que permitissem a participação ativa dos alunos. Atividades lúdicas, inovadoras, descontraídas, com objetivos pré-definidos podem contribuir significativamente para a educação sexual dos alunos adolescentes, para a promoção da saúde e discussão sobre o exercício saudável e pleno da sexualidade.
CONCLUSÃO:
Constatou-se que a sexualidade encontra-se muito fechada e cheia de preconceitos, com visões deturpadas a respeito da mesma, resultando no desconhecimento dos adolescentes sobre a sua própria sexualidade, na crescente desvalorização do corpo, alto índice de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Os pais e a escola não se encontram capacitados para prover um diálogo que permita aos adolescentes compreender a sexualidade como um direito humano que incorpora prazer e responsabilidade numa dimensão saudável. Esta problemática aponta para a necessidade de se trabalhar na família e na escola a educação de sua sexualidade, integrando as dimensões biológica, social, cultural e emocional, a fim de garantir a compreensão de sexualidade como algo inerente ao ser humano e o exercício pleno e responsável de sua sexualidade e cidadania. Assim, neste trabalho foram propostas várias estratégias e práticas no cotidiano escolar voltadas para o adolescente e sua sexualidade, cidadania etc., com objetivos que atendam às necessidades específicas de nossos adolescentes a partir do contexto sócio-cultural em que estão inseridos.
Palavras-chave: Sexualidade, Metodologia, Cotidiano escolar.