63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
ÁFRICA E BRASIL: VÍNCULOS E COMPLEMENTARIEDADES ATRAVÉS DO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CAMPUS DE CUIABÁ
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda 1
1. Depto de Psicologia - Instituto de Educação - UFMT
INTRODUÇÃO:
O trabalho em foco integrou o Projeto de Pesquisa intitulado “Educação e Sociedade na Educação da Juventude: perspectivas educacionais de jovens de camadas médias e camadas populares”, vinculado ao grupo de pesquisa “Educação, Jovens e Democracia” da Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a formação no ensino superior e o vínculo de jovens africanos na UFMT no campus de Cuiabá.
METODOLOGIA:
A concepção teórica metodológica utilizada neste estudo foi entrevista com estudantes africanos da UFMT do campus de Cuiabá que participam do PEC-G (Programa Estudante-Convênio de Graduação) e uma funcionária da PROEG (Pró-reitoria de ensino de graduação). Em seguida realizamos análises das entrevistas que possibilitaram aprofundar algumas questões sobre o vínculo educacional que a UFMT proporciona a esses alunos e como ocorre a formação desses jovens que possuem um compromisso pautado ao regressarem para o país de origem.
RESULTADOS:
A pesquisa apontou vários resultados, dentre eles: Foram atendidos na UFMT no ano de 2010, aproximadamente 30 estudantes egressos pelo PEC-G, estando distribuídos nos mais variados cursos a citar: letras, economia, ciências contábeis, nutrição, engenharia sanitária, serviço social e administração, dentre a nacionalidade desses estudantes estão: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e príncipe. Dos entrevistados apenas dois pretendem fazer pós-graduação em universidade brasileira dentre elas à UFMT, mostrando assim, interesse em dar continuidade em sua formação acadêmica. Em contrapartida os estudantes devem atender alguns critérios significativos tanto para o processo seletivo como para a sua permanência em uma pós-graduação, dentre eles: provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da comunidade de países de língua portuguesa (CPLP), e ainda ao terminar o curso esses jovens devem regressar ao país de origem para prestar serviço à sociedade.
CONCLUSÃO:
Através do estudo realizado foi possível perceber que o papel educacional realizado na UFMT e em outras universidades brasileiras, é incentivar a formação de profissionais qualificados para que ao final do curso esses jovens tenham um compromisso não apenas profissional, e sim poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento sócio-econômico e suas várias esferas de inserção social e assim serem vistos como uma nova e significativa fatia da sociedade de seu país. Com o estudo realizado encontramos ainda o papel educacional e o incentivo deste Programa ao construir atividade de cooperação educacional desenvolvida entre Brasil e África na qual possibilita acordos de cooperação sejam eles culturais, cooperação educacional ou de ciências e tecnologia e ainda formar recursos humanos, permitindo assim que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento realizem estudos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior brasileira.
Palavras-chave: ÁFRICA E BRASIL, VÍNCULOS, ENSINO SUPERIOR.