63ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia |
ANÁLISE DA BIOLOGIA TECIDUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lôide de Miranda Bossois 1 Joana Cristina Neves de Menezes Faria 1 |
1. UFG |
INTRODUÇÃO: |
O livro didático é a principal ferramenta de ensino e aprendizagem, utilizados por professores, sendo o principal material de acesso aos alunos para obterem informações a cerca de vários assuntos. Diante disso a Secretaria de Educação Básica do Mec, criou em 1997, o Guia do Plano Nacional do Livro Didático, com o objetivo de analisar a qualidade dos livros didáticos que será entregue aos professores da rede pública de ensino e que será utilizada pelos alunos e professores em sala de aula. Em vista da grande importância e responsabilidade de analisar e escolher qual o melhor livro a ser adotado, é necessário estabelecer critérios de análises para facilitar esse processo e padronizar parâmetros. Análise de estudo foi baseada no Guia do Livro Didático de 2011, em livros didáticos de ciências do 8°ano do Ensino Fundamental. O tema analisado foi sobre a biologia tecidual, através de uma ficha avaliativa, construída para observar se o livro atende as expectativas esperadas a cerca do assunto tecidos, se apresenta, erros conceituais e ausência de informações consideradas de relevância sobre o assunto. A partir desse estudo espera-se que o livro didático seja mais respeitado e que os profissionais da educação possa analisar o livro com mais compromisso. |
METODOLOGIA: |
Foram analisados livros de ciências do 8°ano do Ensino Fundamental com base no Guia do Livro Didático do ano de 2011 (PNLD). Dentro desse critério foram selecionados os onze livros, porém apenas seis livros possuem a temática sobre tecido animal e estes foram analisados. Os livros que apresentaram o conteúdo tecido animal foram: 1- Ciências: Nosso corpo, 2- Ciências: O corpo humano, 3- Ciências naturais: Aprendendo com o cotidiano, 4- Construindo Consciências, 5- Perspectiva Ciências e 6- Projeto Radix Ciências. Todos os livros foram identificados por ordem numérica de 1 a 6. A análise foi realizada sobre o conteúdo tecido animal e com o auxílio de uma ficha de avaliação foi observado os seguintes critérios: linguagem clara e simples, com vocabulário atualizado e correto, textos complementares com presença da interdisciplinaridade, atualidade e curiosidades, presença do conteúdo tecido animal, adequação ao tamanho das letras, impressão nítida no verso e a qualidade visual isto é textos e ilustrações bem distribuídas. Com base nestes critérios é possível identificar qual o melhor livro que atende as necessidades de cada aluno, a fim de obter uma aprendizagem sólida e duradoura. |
RESULTADOS: |
Na análise dos livros sobre legibilidade em todos os livros possuem um tamanho de letra de forma adequada. As ilustrações e textos estão bem distribuídos nas páginas, favorecendo uma comunicação visual satisfatória. Entretanto as obras 4 e 5 possuem ilustrações em excesso, a obra 5, possui ilustrações que ocupa toda a página, prejudicando o conteúdo teórico. Em todas as obras analisadas os autores utilizaram uma linguagem clara e bastante acessível. Assim como um vocabulário atualizado. Contudo as obras 3 e 6, utiliza uma nomenclatura antiga. Nos livros de biologia é importante o vocabulário está atualizado para manter os professores bem informados. Somente os livros 1 e 2 possuem textos complementares. Isto é importante para complementar o texto tradicional, abordando temas mais atuais (Batista, Cunha e Cândido 2010). O conteúdo sobre tecido animal nos livros foi abordado corretamente em praticamente todos os livros. O único erro conceitual encontrado foi o da obra 6, que cita o tecido muscular estriado cardíaco sendo um tecido liso. Segundo Junqueira e Carneiro (2010), este tipo de tecido apresenta estrias transversais que estão unidas por intermédio dos discos intercalares. |
CONCLUSÃO: |
O presente trabalho propõe sensibilizar os profissionais da educação e criar critérios aplicáveis na escolha do livro didático, contribuindo para a qualidade do livro e proporcionando um aprendizado significativo. |
Palavras-chave: livro Didático, Tecidos, Biologia. |