63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AVALIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMÁTICAS NO ENSINO DE TEMAS POLÊMICOS RELACIONADOS À GENÉTICA E SUAS TECNOLOGIAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GOIÁS/BRASIL
Renato Antônio Ribeiro 1
Rodrigo da Silva Santos 2
1. Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás / Universidade Aberta do Brasil – UFG/UAB.
2. Prof. M. Sc./Orientador – Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás / Universidade Aberta do Brasil – UFG/UAB.
INTRODUÇÃO:
A Biologia é uma disciplina útil e necessária em todos os níveis de ensino, visto que pode ser contextualizada. A área da Genética está popularizada na sociedade e sua abordagem apresenta temas polêmicos de serem ministrados em sala de aula, suscitando discussões, preconceitos e/ou conceitos errados por parte dos alunos. A falta de esclarecimento e de conhecimento aprofundado ou a exposição exagerada e fantasiosa de diferentes mídias acerca da Genética e de suas tecnologias pode prejudicar seu entendimento ou sua aceitação junto à sociedade em geral. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenta resgatar indivíduos que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos e dentro do contexto do ensino de Biologia, mais precisamente da área de Genética, a bagagem de conhecimento adquirida ao longo da vida ou os conceitos errôneos e preconceitos em relação aos temas podem prejudicar sua abordagem em sala de aula. Este trabalho avaliou como os alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos lidam com a abordagem da genética e de suas tecnologias, verificando que conceitos (ou pré-conceitos) possuem em relação à disciplina e qual a influência da mídia, dos professores ou da falta de conhecimento específico na assimilação e/ou aceitação de temas relacionados à Genética.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com 200 alunos da EJA de uma escola referência da cidade de Anápolis – Goiás. Isso se deu por meio de questionários abrangendo diferentes temas relacionados à Genética para verificar a opinião e/ou conhecimento prévio acerca dos principais assuntos relacionados a esta área. Os alunos responderam ao questionário previamente sem interferência ou ajuda de educadores, baseando suas respostas apenas em seus conhecimentos prévios. A seguir os alunos assistiram a vários vídeos e palestras dos principais temas abordados, com o objetivo de transmitir o conhecimento real e científico, desfazendo ideias errôneas e/ou pré-conceitos. Na sequência o questionário foi aplicado novamente ao mesmo grupo de alunos para verificar se a aquisição de conhecimento aprofundado acerca da Genética e de suas tecnologias e se as discussões e/ou esclarecimentos apresentados foram capazes de mudar a opinião, o nível de conhecimento ou a diminuição dos pré-conceitos em relação aos temas polêmicos da Genética nas respostas apresentadas na primeira aplicação do questionário. Os dados obtidos na primeira e na segunda aplicação dos questionários foram tabulados e analisados com tratamentos estatísticos apropriados, visando fazer uma comparação antes e depois da explanação dos conteúdos.
RESULTADOS:
As respostas dadas nos questionários antes e após a exibição dos vídeos referentes aos temas polêmicos relacionados à Genética foram bastante divergentes: 91% dos alunos afirmavam conhecer a Genética antes da exibição dos vídeos e após foi 100% dos alunos. Ficou evidenciada maior capacidade de identificar temas relacionados tais como DNA, genoma, gene, leis de Mendel, hereditariedade, clonagem, teste de paternidade, transgênicos, células-tronco, terapia gênica, projeto genoma, engenharia genética, biotecnologia e reprodução artificial. A grande maioria afirma acompanhar estes temas na mídia em geral. Muitos alunos afirmavam desconhecer as técnicas abordadas, porém, após a exibição dos vídeos esse índice diminui. O índice de aprovação em relação às tecnologias da Genética aumentou consideravelmente após a exibição dos vídeos. Além do aumento do índice de aprovação, foi verificada uma mudança de opinião acerca dessas tecnologias: alunos que reprovavam ou desconheciam estas tecnologias passaram a aprovar sua utilização nas pesquisas em geral. A idade e a religião influenciaram a aprovação ou rejeição a essas tecnologias, visto que pessoas mais jovens, em geral, aprovaram mais do que rejeitaram e pessoas com determinadas religiões aprovaram ou rejeitaram determinadas tecnologias.
CONCLUSÃO:
Os alunos da EJA carregam pré-conceitos ou conceitos errôneos em relação à Genética e suas tecnologias, o que pode ser influenciado pela bagagem cultural que carregam durante a vida, pela religião que seguem ou por mau preparo dos educadores em abordar estes temas em sala de aula. Torna-se necessário rever as práticas educativas e a formação acadêmica dos educadores acerca destes temas polêmicos da Genética em sala de aula a fim de evitar a transmissão de informações erradas ou a permanência de pré-conceitos em relação aos mesmos.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Temas polêmicos em Genética, Educação de Jovens e Adultos.