63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
ANÁLISE ESPACIAL DA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA RODOVIA BR-319, REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS, NO PERÍODO DE 2005 A 2006
Márcio Silveira Nascimento 1
Geraldo Alves de Souza 2
Peolla Paula Stein 3
1. Mestrando Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFAM
2. Prof. Dr./Orientador Departamento de Geografia – UFAM
3. Mestranda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes – USP
INTRODUÇÃO:
Acidentes rodoviários são desde longa data, uma grande preocupação mundial. Com efeito, as estatísticas dos países desenvolvidos dão conta de dezenas e de centenas de milhares de acidentes com vítimas todos os anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde os acidentes de trânsito matam, por ano, mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo e deixam entre 20 e 50 milhões de pessoas feridas, com maior representatividade entre os jovens, onerando aos cofres públicos valores em torno de um a dois por cento do total de sua riqueza (OMS, 2004).
Os acidentes de trânsito tornaram-se nos últimos anos uma das principais causas de mortalidade por fatores externos no país, acarretando inúmeros custos aos envolvidos e ao poder público. O problema acidentes de trânsito tem sido incorporado ao cotidiano da vida das pessoas, silenciosa e assustadoramente. Conhecer melhor essa realidade, criando subsídios para a tomada de decisões e implementação de ações é o primeiro passo para a mudança dessa cruel situação.
METODOLOGIA:
Na elaboração da presente pesquisa, tomamos os procedimentos a seguir: a princípio nos preocupamos em fazer um levantamento bibliográfico que abordasse o tema em questão, a fim da obtenção de um referencial teórico para um embasamento concreto; mapear os principais pontos críticos dos acidentes de trânsito ao decorrer da BR-319, utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG) associada à ferramenta de Sistema de Posicionamento Global (GPS), permitindo caracterizar as áreas críticas, bem como as regiões de maiores concentrações destes eventos, e, ainda, caracterizar as atividades ao entorno da rodovia.
RESULTADOS:
Estimativas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA com base em dados de 2005 apontavam que os custos dos acidentes de trânsito em áreas urbanas no Brasil eram da ordem de 5,3 bilhões de reais por ano. Segundo dados do antigo Instituto Municipal de Trânsito – IMTRANS, somente na área urbana de Manaus foram registrados mais de 70.000 acidentes no período de 2000 a 2006, gerando 27.871 vítimas em 22.609 destes. Desse total de vítimas, 1.594 perderam a vida. Ampliando o espaço de análise é possível destacar que outros tantos acidentes aconteceram nas rodovias, com destaque para a BR-319, que liga Manaus ao município de Careiro da Várzea.
CONCLUSÃO:
Em função da velocidade média desenvolvida nas rodovias ser superior à de áreas urbanas, o grau de severidade dos acidentes das estradas tendem a ser mais elevado que os que ocorrem em cidades. Meneses (2001), demonstrou que os trechos de rodovias que adentram ou cortam
áreas urbanas tendem ser áreas de conflitos entre a população residente e o fluxo de veículos rodoviários que necessitam apenas cruzar a mancha urbana. Estes trechos tem sido responsáveis por milhares de acidentes e vítimas no Brasil.
Palavras-chave: Acidentes de trânsito, Transporte rodoviário, Vítimas.