63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O PRAZER DE SE ENSINAR APRENDENDO
Simone Barbosa Fernandes Silva 1
Edna Queiroz Ramos 1
Maria da Conceição Oliveira 1
Maria Helena Alves 2
Fátima Aparecida da Silva Iocca 3
1. Acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID
2. Profa.Esp./Supervisora PIBID - EMEB Thiago Aranda Martins
3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMT-SINOP/MT
INTRODUÇÃO:
O trabalho com a leitura é de suma importância para o desenvolvimento da criança, tanto no aspecto social quanto cognitivo, despertando também a imaginação da mesma. Por meio do contato com os livros, a criança desenvolverá a escrita e o senso crítico. Para que a criança se torne um bom leitor é necessário que os pais E professores incentivem-NA nesse processo inicial que ocorre na educação básica. Considerando a importância da leitura na formação do indivíduo e no desenvolvimento da aprendizagem durante a infância, podemos utilizar práticas pedagógicas diferenciadas que proporcionarão momentos de conhecimento para a criança e para o professor, pois ao se ensinar aprendemos com as crianças. A leitura pode ser trabalhada de diversas formas, se possível diariamente, respeitando a visão de mundo que a criança possui. Sabe-se que a leitura é um processo contínuo que busca a imaginação e a criatividade de todos, capaz, ao mesmo tempo, de atrair as crianças, despertando a criticidade. Este trabalho tem a finalidade de apresentar os resultados que a leitura pode oferecer para os alunos no decorrer do seu processo escolar.
METODOLOGIA:
As práticas pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martin, situada à Rua Alexandre Ferronatto nº 1.200, no Setor Industrial, no Município de Sinop-MT. A proposta faz parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID - CAPES/UNEMAT/SME, coordenado pela Professora Drª Fátima Aparecida da Silva Iocca, e supervisionado pela Professora Especialista Maria Helena Alves. Optamos por trabalhar a leitura de forma diversificada com dramatizações, leituras compartilhadas, dinâmicas de grupo e individual, reconto da história através de desenhos para os menores e de forma escrita para os maiores, A criação de um final alternativo para a história contada, leitura de imagens para os menores. Os materiais utilizados para trabalhar a leitura foram fornecidos pela escola, como máscaras, história contada, TV feita de caixa de papelão, caixa de história e os livros da biblioteca, literatura infantil, fantoches e dedoches. O registro dos dados foi realizado por fotografias. Buscamos para as leituras diversos materiais de apoio (Revistas, Livros Paradidáticos, materiais disponíveis na Internet), conversas com a supervisora e coordenadora do projeto para a elaboração das práticas de leituras em sala de aula.
RESULTADOS:
A leitura tem grande relevância no processo de aprendizado da criança, bem como os saberes pedagógicos a serem desenvolvidos, sendo fundamental que as práticas diferenciadas sejam incluídas no desenvolvimento da leitura. Foi possível perceber os avanços positivos que os alunos tiveram durante o mês de Maio á Dezembro de 2010, as crianças, gradativamente, foram socializando-se, melhorando o comportamento e a aprendizagem. As dinâmicas em grupo e individuais contribuíram, para o envolvimento dos professores regentes e das crianças nas atividades realizadas em sala de aula. Considerando a importância da leitura na formação social do indivíduo e no desenvolvimento da aprendizagem, as práticas pedagógicas diferenciadas, proporcionaram momentos prazerosos para as crianças e para os professores, bem como, para atingirmos os objetivos propostos, quais sejam, de superação das dificuldades, que vários alunos tinham na leitura, refletindo também na escrita. Percebemos, ainda, a importância de se ter um bom planejamento das atividades que foram desenvolvidas com as crianças
CONCLUSÃO:
As atividades desenvolvidas contribuíram para conciliar teoria e pratica, pois foi possível trazer os conhecimentos adquiridos na Universidade, aliado com as práticas pedagógicas vivenciadas na escola parceira, colaborando e oportunizando, efetivamente, que os bolsistas vivenciem o espaço escolar, campo futuro de trabalho. O subprojeto de Pedagogia – PIBID, oportunizou o contato com a realidade, conhecimento de todos os aspectos de uma unidade escolar, o que foi fundamental, para trabalharmos a leitura de forma diversificada e criativa, instigando os alunos a novos saberes e, juntamente com eles, procuramos aprender cada vez mais, pois,por meio de um olhar, de um sorriso, a criança revela seu encantamento, por algo que ela está fazendo. Segundo os professores da escola parceira, os resultados foram visíveis e influenciaram diretamente no aprendizado do aluno em sala de aula, efetivando a aproximação da universidade com a educação básica.
Palavras-chave: Leitura diversificada, Literatura Infantil, Praticas Pedagógicas.