63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
RECREIO ESCOLAR DIRIGIDO: espaço pedagógico |
Edna Queiroz Ramos 1 Simone Barbosa Fernandes Silva 1 Abadia Nair Alves de Almeida Bazeleski 1 Maria Helena Alves 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID 2. Profa.Esp./Supervisora PIBID - EMEB Thiago Aranda Martins 3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMT-SINOP/MT |
INTRODUÇÃO: |
O recreio contribui com a socialização, a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo da criança, desta forma se pensa não somente nas brincadeiras em si, mas no relacionamento intra e interpessoal das crianças. Depois de um período de adaptação e construção de confiança com as crianças, verificou-se a carência que as crianças tinham de um olhar voltado para as brincadeiras, em seus momentos de lazer. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo analisar como as brincadeiras direcionadas às crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental durante o intervalo, comumente denominado de “recreio”, podem contribuir com a aprendizagem. O recreio se resumia a simples fato de comer e brincar de “luta”, e, a pedido da Escola Parceira, houve a implantação do “Recreio Escolar Dirigido”- RED. |
METODOLOGIA: |
O recreio dirigido é uma das proposições do projeto PIBID em parceria com a Escola Municipal Thiago Aranda Martin, localizada na Rua Alexandre Ferronatto. N. 1200, Setor Industrial, SINOP/MT. O recreio ocorre em um espaço de 15 minutos, quando as crianças extravasam suas energias e descansam das aulas. As atividades propostas durante o intervalo foram: chute a gol (com bola de futebol de salão); arremesso com bola de basquete; dominó; jogos com palitos, bambolê; boliche (feito com material reciclável-garrafa PET). Todas as atividades (jogos, brincadeiras, ensaios de dança) foram organizadas pelas bolsistas, com supervisão da professora e coordenadora do projeto PIBID/CAPES. Os materiais utilizados foram disponibilizados pela escola e pelo projeto PIBID, entre eles estão jogos de dominó; tabuleiro de futebol de botão; palitos; elástico; corda; bambolê. Os participantes das brincadeiras respeitavam a individualidade do outro, bem como o espaço e a vez, de cada um, na hora da brincadeira. |
RESULTADOS: |
A proposta de implantação do Recreio Escolar Dirigido surgiu da necessidade de explorar o ambiente do pátio escolar no horário do recreio. Utilizamos este espaço para a realização das atividades educacionais e lúdicas para as crianças, pois apresentavam comportamentos inadequados; mau comportamento; agressividade; brincadeiras (que resultavam em acidentes). As atividades eram variadas, de acordo com a preferência das crianças, e dos materiais disponíveis na escola. A professora supervisora do projeto PIBID/CAPES, Maria Helena, relata que “o índice de acidentes diminuiu bastante”. O recreio dirigido atingiu resultados satisfatórios e as crianças estão mais calmas e harmoniosas. Notamos não só a integração das crianças umas com as outras, mas também o respeito do direito de cada uma brincar. As atividades foram desenvolvidas com o propósito de envolver as crianças, em atividades sadias onde a socialização, a solidariedade sejam práticas voluntárias do educando, e estejam em acordo com os anseios da escola. |
CONCLUSÃO: |
O recreio dirigido estimulou o potencial das crianças através das brincadeiras e demais atividades lúdicas, com dinâmicas que possibilitaram o brincar de forma criativa, promoveu a sociabilidade e com isso amenizou, em grande proporção, a agitação das crianças, incorporando atividades atrativas como jogos para socialização no espaço escolar e auxilio a aprendizagem em sala de aula, combatendo, assim, o ócio e a indisciplina, valorizando O “Recreio Escolar Dirigido” com metodologias inovadoras à partir dos brinquedos e brincadeiras desenvolvidas com as crianças. As atividades trazem aprendizado na hora da brincadeira, pois trabalha a questão dos valores bem como o respeito de esperar a vez de cada um brincar, tendo a oportunidade de escolher o que fazer na hora do intervalo.É importante levar em consideração a capacidade das próprias crianças de se organizarem durante as atividades, mas é fundamental ajudá-las neste processo, orientando-as. As atividades tiveram resultados positivos, tanto para nós acadêmicos, quanto para as crianças e contribuíram com nosso processo de formação enquanto bolsista do PIBID e futuros educadores. |
Palavras-chave: ludicidade, Ensino Fundamental, PIBID. |