63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O ENSINO DA FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: LEIS DE NEWTON
Talita de Brito Silva 1
Samya Thalyta de Sousa Moreira 2
Francisco Felisardo de Sousa Júnior 3
Mayra Suely Teixeira Freire de oliveira 4
Igor Luiz de sousa lopes 5
Ruth de Moraes Lima 6
1. Graduanda em licenciatura em Física - IFPI
2. Graduanda em licenciatura em Física - IFPI
3. Graduanda em licenciatura em Física - IFPI
4. Espec.em Mídias Digitais e Novas Educações - IFPI
5. Graduanda em licenciatura em Física - IFPI
6. Profa.Espec./Orientadora - Depto de formação de professores, Letras e Ciências-IFPI
INTRODUÇÃO:
A maioria dos estudantes de ensino médio tem alguma dificuldade nos componentes curriculares das ciências exatas, principalmente na física. Isso faz com que os professores busquem novas formas de ensinar essa disciplina, no intuito de facilitar a compreensão dos assuntos em questão, tornando crescente a pesquisa no ensino de física. Uma boa opção para facilitar o ensino de física é a utilização de instrumentos lúdicos na sala de aula, que chama a atenção dos alunos em geral, conseqüentemente torna a aula mais interessante e prazerosa. Sendo assim, o uso de quadrinhos por ter um caráter globalizador permite a compreensão por qualquer estudante, propiciando assim uma melhor forma de ensinar alunos com problemas de aprendizagem e ainda no auxilio a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva.
O uso dos quadrinhos, no ensino de física, pode auxiliar o professor a passar o assunto de forma eficaz e ao mesmo tempo divertida. Tanto para alunos com deficiência auditiva como para alunos ditos “normais”, pois a associação de imagens com uma história cronológica prende a atenção dos alunos, tornando maior a absorção da disciplina, fazendo de extrema importância a utilização dessa ferramenta de aprendizagem no ensino da física.
METODOLOGIA:
A metodologia desse projeto é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de campo, onde será aplicada em sala de aula uma HQ (história em quadrinhos), sobre Leis de Newton, confeccionada pela estudante de graduação em licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Talita de Brito Silva.
Para o entendimento do assunto abordado na HQ, leis de Newton, faz-se necessário ter conhecimento prévio de alguns conceitos básicos de física, são eles: força, gravidade e aceleração.
A aplicação da HQ deverá ser feita em forma de aulas sequenciadas concomitantemente a exposição do assunto, pelo professor, voltada para o auxílio do ensino das leis de Newton para educandos surdos na rede regular de ensino, no primeiro ano do ensino médio.
Com a aplicação desta HQ, espera-se despertar o interesse dos educandos surdos, pelo assunto da física, Leis de Newton, facilitando o aprendizado.
RESULTADOS:
O uso de uma ferramenta de ensino, na sala de aula, que o aluno não está habituado desperta a curiosidade, tornando o aprendizado prazeroso, fazendo um assunto dito “difícil” tornar-se simples e divertido.
De acordo com a análise da HQ, feita por professores de física, matemática, artes e letras, respectivamente, a física é empregada de forma dinâmica e fácil, a HQ contextualiza as formulas matemáticas simplificando a compreensão, artisticamente as imagens retratadas na HQ remetem a situações do dia-a-dia dos próprios alunos de uma forma abstrata e interessante, auxilia e incentiva a leitura de forma espontânea facilitando a interpretação de textos.
CONCLUSÃO:
A ferramenta de ensino desenvolvida neste projeto mostrou ser uma eficiente forma de ensinar física, para alunos com deficiência auditiva, especificamente as leis de Newton, além da interdisciplinaridade trazendo a realidade para a sala de aula de uma forma lúdica, no caso os desenhos da história em quadrinhos, unindo o útil ao agradável, que é fazer os educandos, surdos e não surdos, compreender as leis de Newton de uma maneira que os agradem.
Palavras-chave: Leis de Newton, Historia em Quadrinhos, Alunos surdos.