63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA |
Josilene Dália Alves Martins 1 Denise Silva Nogueira 1 Laura Fernanda Pereira Silva 1 Déborah Aparecida de Souza 2 Izabella Chrystina Rocha 1,3 Onislene Alves Evangelista de Almeida 4 |
1. Depto.de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. 2. Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina. 3. Enfa. Profa. Ms./ Orientadora 4. Enfa. Esp. Fundação Universidade Federal de Brasília |
INTRODUÇÃO: |
Atualmente a busca pelo aperfeiçoamento do sistema educacional vem gerando transformações cada vez mais frequentes no mercado de trabalho, haja vista que estes setores estão intimamente interligados. Na área da saúde estas transformações podem ser vistas através de acontecimentos como o movimento da Reforma Sanitária e a promulgação do Sistema Único de Saúde, que modificaram a forma de ver e entender a saúde e consequentemente a formação dos profissionais que atuam nessa área. Para formação de um enfermeiro com habilidade e competência, os cursos de graduação devem estar preparados e adequados à realidade de seus graduandos. Assim, objetivou-se neste estudo identificar as características sociodemográficas dos alunos de graduação em enfermagem, bem como levantar fatores relacionados ao ingresso na universidade, preparação intelectual e motivação para a escolha da enfermagem como profissão. O Curso de Enfermagem do CUA/UFMT foi recém-criado, e ainda está em processo de estruturação curricular e do corpo docente. Neste sentido, tornou-se importante conhecer os alunos a quem este curso está atendendo, para melhor adequação do processo ensino/aprendizagem, por meio da elaboração de estratégias de ensino que atendam a estas características. |
METODOLOGIA: |
Tratou-se de um levantamento transversal, quantitativo, descritivo-exploratório. O estudo foi realizado no Campus Universitário do Araguaia/ Universidade Federal do Mato Grosso, campus I, situado no município de Pontal do Araguaia/MT. A amostra foi constituída por 32 discentes regularmente matriculados no primeiro período letivo do Curso de Enfermagem, sendo a pesquisa realizada nos meados do ano de 2010. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e auto-aplicativo, no qual os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com a Resolução nº196/96/CNS. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de tabela simples de frequência e gráficos. Foram utilizados os programas Microsoft Office Excel 2007, para registro e tabulação dos dados originados e Bioest 3.0 para os cálculos estatísticos que se fizeram necessários durante a análise dos dados. Primando pelas questões éticas que envolvem pesquisas com seres humanos, o projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Miller de Cuiabá/MT, protocolo n°739/CEP-HUJM/09. |
RESULTADOS: |
Na amostra observou-se que 81,25% eram do sexo feminino, sendo que 46,87% do total são da faixa etária de 15 a 19 anos, seguida de 37,5% com idade de 20 a 24 anos. Tais dados evidenciam a predominância das mulheres e dos adultos jovens no curso de enfermagem. Em relação ao estado civil apenas 12,5% eram casados e 9,37% possuíam filhos, refletindo que a opção pela formação profissional é priorizada, deixando o casamento para mais tarde. Dentre os participantes 68,74% eram naturais de cidades do interior de Mato Grosso ou de outros estados, o que denota o possível crescimento das cidades interioranas com a instalação de Universidades. Dos entrevistados todos cursaram ensino médio regular, sendo que 84,37% frequentaram escolas públicas. Quanto ao emprego, 96,87% não trabalham e destes 18,75% recebem bolsas oferecidas pela Universidade. A renda mensal de 34,37% foi de um salário mínimo e 3,12% foram considerados mantenedores da família. Dos participantes 31,25%, frequentaram cursinhos/ aulas particulares e os demais afirmaram terem as aulas do ensino médio, estudos em casa e em grupo, como meio principal de preparo para entrar na universidade. O motivo principal pela escolha da enfermagem como profissão foi o interesse/afinidade pela área da saúde com 81,25% das respostas. |
CONCLUSÃO: |
Concluiu-se que a amostra foi constituída por estudantes jovens, do sexo feminino, solteiros e sem filhos. A maioria vem de outras localidades, o que sugere que o CUA/UFMT representa um ponto de referência para o ensino superior, inclusive para o curso de enfermagem. Todos frequentaram o ensino médio regular e a maior parte estudou em escola pública. A maioria dos discentes não trabalha o que pode sugerir que estes alunos dependem economicamente dos pais ou de auxílios ofertados pela Universidade, um fator preocupante, pois, por um lado sabe-se que um dos aspectos que levam o discente a desistir dos estudos é não possuir meios para se sustentar. Por outro lado, o incentivo das instituições de ensino superior com bolsas de auxílio vem favorecendo o universitário a continuar e terminar a graduação. Alguns fizeram cursinhos ou aulas particulares para se prepararem para o vestibular, sendo que a maioria afirmou ter escolhido o curso por afinidade, esta motivação, reflete que esses estudantes com certeza serão profissionais promissores. Por fim, atender a essas características dos alunos permitirá discussões sobre um projeto pedagógico coerente com o contexto dos graduandos, no intuito de propiciar a formação de profissionais cada vez mais qualificados. |
Palavras-chave: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem. |