63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM NA ÁREA MÉDICO-CIRÚRGICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Felipe Clementino Gomes 1
Emmanuele Rodrigues Antunes 1
Anny Kelly Felix de Moura 1
Francisco Stélio de Sousa 2
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
2. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Enfermagem, UEPB
INTRODUÇÃO:
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) constituem-se como porta principal de entrada do graduando de Enfermagem na pesquisa científica. Grande parte dos acadêmicos vê somente na obrigatoriedade do TCC, o acesso a um mundo de aprofundamento de saberes na busca por melhorias na qualidade de vida e saúde, na prevenção de patologias e no aperfeiçoamento de tratamentos (FERNANDES & PELÁ, 2001). Isso condiciona a Enfermagem a um processo de cientifização lento, insuficiente, que não acompanha a crescente abertura dos novos cursos de graduação na área, tampouco o alavancar da produção científica brasileira que passou ao patamar dos 30.145 artigos publicados e a 13ª do ranking de produção mundial (GOIS, 2009).
Áreas clássicas como a Enfermagem Médico-Cirúrgica são pouco exploradas. Seus estudos são descritivos e tem como característica subsidiar novos projetos que busquem o alcance de novas conclusões.
Visando o entendimento da produção regional sobre a enfermagem médico-cirúrgica e promovendo um fórum de discussão acerca da temática, o presente estudo objetiva expor de modo quantitativo os dados mapeados a partir da análise bibliométrica, mensurando a força desta área da enfermagem na formação acadêmica, contribuindo assim para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Atenção em Saúde Coletiva (GEPASC) vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ao diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, com abordagem descritiva e retrospectiva, desenvolvida de julho de 2010 a fevereiro de 2011, através do método quantitativo bibliométrico, onde selecionou-se no banco de dados bibliográficos online do setor de coleções especiais da Biblioteca Central os TCC’s e congêneres do ano de 1980 (ano da primeira produção de enfermagem) a 2009 (ano das últimas produções digitalizadas) disponibilizados no sistema e que encaixaram-se na área proposta.
Após a seleção, buscou-se através de fichas catalográficas previamente desenvolvidas, a leitura e catalogação dos tópicos de interesse nos resumos dos trabalhos dispostos na Biblioteca Central/UEPB e no acervo do Departamento de Enfermagem, compreendendo as contribuições científicas que se efetuaram sobre a temática. Verificou-se através do currículo Lattes dos autores relacionados às questões referentes a publicações posteriores dos trabalhos bem como a titulação dos orientadores. Os dados foram transcritos em tabelas e gráficos trabalhados em planilhas do Microsoft Office Excel 2007®.
RESULTADOS:
Selecionou-se 43 produções. Destas, 39 (90,69%) do tipo TCC e 4 (9,30%) do tipo Trabalho Acadêmico Orientado. Dos autores, 37 (86,04%) foram mulheres e 6 (13,95%) homens.
A produção em médico-cirúrgica em decênios ficou: de 1980 a 1989, 19 produções (44,18%); de 1990 a 1999, 6 (13,94%) e de 2000 a 2009, 18 produções (41,85%).
29 trabalhos (67,44%) foram do tipo qualitativo; 8 (18,60%) quantitativo e 5 de abordagem mista, (11,62%). Foi ignorado 1 trabalho (2,32%).
A linha temática predominante nas produções foi Assistência Pós-Operatória, com 24 trabalhos (42,10%), seguida de Assistência Pré-Operatória com 12 (21,05%). Outros 10 (17,54%) dissertaram sobre Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, 6 (10,52%) sobre a Assistência Trans-Operatória; 4 (7,01%) enfatizaram Centro Cirúrgico; e 1 trabalho (1,75%) abordou a Sala de Recuperação Pós-Anestésica.
Não foi constatado indícios de posterior publicação dos TCC’s. Aliás, 26 (60,46%) autores sequer tinham currículo Lattes, revelando o desestímulo pela pesquisa. Nos 17 casos (39,53%) em que o Lattes foi encontrado, os TCC’s não foram listados como publicação.
Relacionou-se 22 orientadores, 3 (13,63%) graduados; 3 (13,63%) especialistas; 11 (50,0%) mestres e 1 (4,54%) doutor. Foram ignoradas 4 (18,18%) produções.
CONCLUSÃO:
Estudos bibliométricos são fundamentais na tentativa de mensurar o estímulo que é dado à pesquisa onde ela é essencial: na graduação. O ápice, o coroamento desta prática deve ser com o TCC, e nisso constatamos que há déficits a serem superados.
Evidenciou-se um reduzido número de trabalhos na área médico-cirúrgica, área esta fundamental na ciência do cuidar. São necessárias novas abordagens e métodos de investigação, professores pesquisadores que desenvolvam linhas de pesquisa inovadoras, incentivando o alcance de novos patamares tanto teórico-filosóficos como clínicos e práticos, que resultem na produção de novos saberes de ciência avançada, de tecnologia de alto impacto, de publicações em periódicos qualificados.
Dentro desta perspectiva, a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.
Dessa forma, o mais importante, é conscientizar a todos que o fazer pesquisa durante a graduação em enfermagem, é um excelente momento para aprendizagem, propiciando crescimento profissional sendo uma forma de aprimoramento do conhecimento, de realização profissional e pessoal.
Palavras-chave: Pesquisa em Enfermagem, Trabalhos de Conclusão de Curso, Análise Bibliométrica.