63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística |
A LIBERDADE REGRADA PELA VERTIGEM DO UNIVERSO ONÍRICO REAL: A INSCRIÇÃO DOS CORPOS EM ENUNCIADOS ICONOGRÁFICOS |
Luana Alves Luterman 1 Agostinho Potenciano de Souza 2 |
1. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - FL/UFG 2. Prof. Dr./ Orientador - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - FL/UFG |
INTRODUÇÃO: |
Neste estudo, propomos analisar instalações, painéis e esculturas de arte contemporânea provenientes da exposição Vertigem, de Osgemeos. As concepções tradicionais de contemplação da arte estipulavam o distanciamento físico do leitor em relação à obra. |
METODOLOGIA: |
No século XXI, a proposta de acesso à arte nega a formalidade, ao convocar os corpos durante o processo de leitura da denominada arte contemporânea. Porém, ainda verificamos resquícios da operacionalidade tradicional de leitura. Consideramos, porém, que textos podem ser imagéticos: são propostos por mídium e cena da enunciação especificados pelo gênero e vice-versa. O método utilizado é a análise do discurso de linha francesa, por meio de um corpus coletado via arquivo digital. |
RESULTADOS: |
Percebemos que indivíduos realizam a intericonicidade tanto ao interpretarem a materialidade enunciativa da arte contemporânea quanto ao se envolverem com os modos de interação esperados devido às condições de produção sócio-históricas dos objetos sígnicos atuais. Os lugares sociais, instantaneamente assumidos e rapidamente descartados, produzem identidades fluidas, flutuantes, fragmentadas, na pós-modernidade. |
CONCLUSÃO: |
Os corpos são convocados a participarem empiricamente da narrativa ofertada e são levados a uma realidade onírica, não paradoxal, porque é sentida devido ao recurso da tridimensionalidade. |
Palavras-chave: Arte contemporânea, Intericonicidade, Memória. |