63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística
A LIBERDADE REGRADA PELA VERTIGEM DO UNIVERSO ONÍRICO REAL: A INSCRIÇÃO DOS CORPOS EM ENUNCIADOS ICONOGRÁFICOS
Luana Alves Luterman 1
Agostinho Potenciano de Souza 2
1. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - FL/UFG
2. Prof. Dr./ Orientador - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - FL/UFG
INTRODUÇÃO:
Neste estudo, propomos analisar instalações, painéis e esculturas de arte contemporânea provenientes da exposição Vertigem, de Osgemeos. As concepções tradicionais de contemplação da arte estipulavam o distanciamento físico do leitor em relação à obra.
METODOLOGIA:
No século XXI, a proposta de acesso à arte nega a formalidade, ao convocar os corpos durante o processo de leitura da denominada arte contemporânea. Porém, ainda verificamos resquícios da operacionalidade tradicional de leitura. Consideramos, porém, que textos podem ser imagéticos: são propostos por mídium e cena da enunciação especificados pelo gênero e vice-versa. O método utilizado é a análise do discurso de linha francesa, por meio de um corpus coletado via arquivo digital.
RESULTADOS:
Percebemos que indivíduos realizam a intericonicidade tanto ao interpretarem a materialidade enunciativa da arte contemporânea quanto ao se envolverem com os modos de interação esperados devido às condições de produção sócio-históricas dos objetos sígnicos atuais. Os lugares sociais, instantaneamente assumidos e rapidamente descartados, produzem identidades fluidas, flutuantes, fragmentadas, na pós-modernidade.
CONCLUSÃO:
Os corpos são convocados a participarem empiricamente da narrativa ofertada e são levados a uma realidade onírica, não paradoxal, porque é sentida devido ao recurso da tridimensionalidade.
Palavras-chave: Arte contemporânea, Intericonicidade, Memória.