63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública |
Mapeamento das políticas públicas de apoio ao empreendedorismo do Governo do Estado de Goiás |
Tatiane de Sá do Monte Lima 1 Tâmara Camilo da Silveira 1 Cândido Borges 2 Vicente da Rocha Soares Ferreira 3 Estela Najberg 3 |
1. Faculdade de Administração, Contábeis e Economia - FACE/UFG 2. Orientador - FACE/UFG 3. Co-orientador - FACE/UFG |
INTRODUÇÃO: |
O incentivo ao empreendedorismo é uma das estratégias que os agentes públicos estão utilizando de forma crescente para reduzir o desemprego e favorecer o desenvolvimento sustentável. O problema é que pouco se conhece sobre as políticas públicas executadas em Goiás para favorecer o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na região e apoiar os empreendedores na criação de novos negócios. Poucos trabalhos realizados anteriormente fizeram um mapeamento dessas políticas em Goiás e nenhum deles contemplou todas as dimensões do empreendedorismo. O objetivo desta pesquisa é mapear as políticas públicas de apoio ao empreendedorismo do Governo do Estado de Goiás. Esse mapeamento é importante para se conhecer em quais aspectos o governo está apoiando os empreendedores e quais não estão dentro da pauta dessas políticas. Além disso, realizar um mapeamento das políticas públicas existentes em Goiás para apoio ao empreendedorismo pode colaborar com a melhoria na formulação e gestão das políticas públicas de apoio ao empreendedorismo no Estado de Goiás e, consequentemente, contribuir para o aumento da quantidade de empreendedores goianos, bem como para a taxa de sucesso dos projetos por eles empreendidos. |
METODOLOGIA: |
Para a realização do estudo, foi feito um levantamento das políticas públicas de apoio ao empreendedorismo do Governo do Estado de Goiás, verificando-se apenas as informações contidas nos sites referentes aos órgãos responsáveis por cada política. Em seguida, tendo como base a literatura sobre políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, foi desenvolvido um formulário de análise das políticas. O mesmo abrangia aspectos como tipo de política, o gestor principal, a data de criação e implementação, o objetivo, o público alvo, as exigências para que o empreendedor receba o apoio, o tipo de apoio oferecido, as fases do processo de criação da empresa que a política apoia e, finalmente, a área de classificação da política, que, seguindo um modelo adaptado de Stevenson e Lundstrom (2007), foi dividida em: promoção do empreendedor, educação empreendedora, barreiras de entrada e saída, suporte ao empreendedor, financiamento, apoio a grupos específicos e infra-estrutura. Este formulário foi inicialmente testado na análise de duas políticas. Ele foi em seguida aperfeiçoado e utilizado na análise de seis outras políticas públicas de apoio ao empreendedorismo do Governo de Goiás. Por fim, utilizando os dados dos formulários, foi construída uma planilha de comparação das políticas. |
RESULTADOS: |
A partir da planilha de análise e comparação entre as políticas públicas, os resultados encontrados foram: cinco das oito políticas analisadas estão classificadas na área de financiamento, apenas uma delas está na área de educação empreendedora e as demais abrangem barreiras de entrada e saída e suporte ao empreendedor. Juntamente a este quesito, também foi observado que apenas duas políticas fornecem apoio ao negócio ainda sem registro, o que revela ainda um baixo nível de preocupação das políticas com a fase inicial e de experimentação do processo de criação empresas. Além destes, os resultados também indicaram a predominância de políticas que têm como foco o apoio a empreendimentos do setor industrial. A Secretaria de Indústria e Comércio foi o órgão com maior predominância na gestão das políticas analisadas. Vale destacar também que nenhuma das políticas visa o apoio a um tipo de empreendedor específico (como mulheres ou jovens, por exemplo) e que apenas três das políticas estudadas objetivam a capacitação do empreendedor. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados encontrados na pesquisa mostram que o principal apoio oferecido aos empreendedores pelo governo do Estado de Goiás é o financiamento. Observa-se uma ausência de políticas para a promoção do empreendedor, que é importante para difundir a cultura do empreendedorismo na sociedade e incentivar as pessoas a empreenderem. Existem poucas políticas públicas que oferecem apoio ao empreendedor na fase da idéia de negócio ou enquanto ele ainda não registrou sua empresa, sendo que esse é um dos períodos que os empreendedores precisam de apoio para verificar a viabilidade de seus negócios e se formalizarem. É importante ressaltar que os dados obtidos foram por meio da internet, sendo que esse veículo de comunicação utilizado pelos sites do governo apresentou dados incompletos sobre as políticas públicas como a falta de informações mais claras e objetivas para aqueles que querem conseguir o apoio do governo. Os empreendedores, que realmente querem obter um apoio por meio das políticas do governo, devem fazer uma visita ao órgão responsável pela política pública. |
Palavras-chave: Empreendedorismo, Políticas Públicas, Estado de Goías. |