63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PUBLICAS DE TERESINA - PI |
Dannusa Mannuele Lima Cavalcante da Silva 1 Emanuelly Elanny Andrade Pinheiro 1 Glaucia Maria Evangelista Macedo 1 Bruno Rafael Araújo Lima 1 Romézio Alves Carvalho da Silva 2 Taciana Oliveira de Sousa 3 |
1. Depto. de Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI 2. Depto. de Química, Universidade Federal do Piauí – UFPI 3. Orientadora - Depto. de Química, Universidade Federal do Piauí – UFPI |
INTRODUÇÃO: |
Para o desenvolvimento do trabalho dos professores, os recursos didáticos são grandes aliados, pois eles são mediadores que facilitam a relação pedagógica com o ensino aprendizagem. A utilização, pelo professor, apenas de aulas tradicionais não bastam para que os conteúdos sejam totalmente compreendidos, por isso deve-se utilizar os recursos didáticos para sanar as duvidas deixadas durante o ensino tradicional. Os recursos didáticos ajudam aos alunos a desenvolveram o seu senso crítico uma vez eles realizam reflexões sobre os conteúdos abordados em sala de aula. É dever do professor utilizar e saber utilizar os recursos didáticos, para facilitar a aprendizagem de seus alunos. Então, esta pesquisa tem o objetivo de investigar a utilização de recursos didáticos pelo professores de ciências da natureza e matemática de escolas públicas localizadas no Centro de Teresina. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada em três escolas, a Unidade Escolar João Clímaco de Almeida, Unidade Escolar Lélia Avelino e no Colégio Estadual Zacarias de Góis, localizadas na região central de Teresina-PI, durante o mês de Setembro de 2010. Foram entrevistados professores de ciências naturais e matemática do ensino médio sobre a utilização de recursos didáticos por eles em suas aulas. Para a coleta das informações, foram utilizados questionários objetivos visando conseguir captar maior número de informações para o enriquecimento da pesquisa. Em seguida foram analisadas as respostas dos questionários sob critérios quantitativos e qualitativos tornando a pesquisa a mais fidedigna possível, seguindo os passos de Triviños (1987) que enfatiza que as leituras e analises dos questionários deverão ser bastante atenciosas para uma fiel interpretação das respostas. |
RESULTADOS: |
Dos entrevistados 30% utilizam recursos em suas aulas, 15% raramente utilizam e 55% utilizam às vezes. Quanto aos tipos de recursos utilizados 35% dos professores usam o livro como um recurso didático, 40% o quadro e o pincel, 5% o retroprojetor, 5% o data show, 10% a TV e o DVD, 5% experimento. O que mostra que a maior parte dos professores não prioriza o uso dos recursos didáticos em suas aulas, não os enxergam como um facilitador da aprendizagem e nem se preocupam em expor os conteúdos de forma diferente. Sobre qual dos recursos didáticos torna aula mais atrativas para os alunos, 15% responderam que o livro é o mais atrativo, 10% o quadro/pincel, 15% o data show, 25% a TV/ DVD, 0% retroprojetor e 35% experimentos. Mostrando que quanto mais dinamizada for a aula maior o interesse do aluno, mas muitos professores continuam no trivial, não olham os recursos didáticos como um auxiliador na aprendizagem dos seus alunos. Para a pergunta sobre quais recursos didáticos as escolas em questão dispõem as respostas foram 40% tanto para o livro didático, como para o quadro/pincel, 20% para o retroprojetor,30 % para o data show, 20% para laboratórios e 30% para TV e DVD. A escola dispõe de recursos para serem utilizados, mas são os professores que não utilizam na maioria das vezes. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados obtidos com esse trabalho, pode-se perceber que os recursos didáticos estão a disposição dos professores, porém são eles que mostram o desinteresse de utilizá-los. De acordo com os professores os alunos demonstram que quanto mais o professor dinamiza sua aula, maior é o seu interesse. O tempo passa, os alunos se tornam mais envolvidos com tecnologias, com coisas mais dinâmicas, porém os professores continuam no básico, demonstrando até uma subestimação com seus alunos. O professor deve ter a consciência de que para que a aprendizagem de seus alunos seja efetiva eles devem lança mão de todos os recursos possíveis, devem chamar atenção dos seus alunos e preencher com os recursos didáticos o que a aula expositiva não conseguiu preencher. |
Palavras-chave: Recursos didáticos, Professores, Ensino-aprendizagem. |