H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística |
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AS IMAGENS DA VELHICE E OS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO |
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Helson Flávio da Silva Sobrinho 1
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1. Prof. Dr./ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
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INTRODUÇÃO: |
Filiado à perspectiva teórica da Análise do Discurso (AD), este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as imagens da velhice e seus processos de significação. O objetivo do estudo foi analisar o discurso sobre a velhice a partir das imagens que circulam na imprensa, buscando compreender como essas materialidades discursivas produzem efeitos nas práticas históricas dos sujeitos. Trata-se, também, de um desafio teórico e analítico para a perspectiva da AD, pois diz respeito ao método de abordagem do objeto de estudo dessa disciplina, ou seja, confere um estatuto discursivo às imagens tendo como hipótese que elas fornecem pistas do funcionamento contraditório do discurso e de seus processos de significação. |
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METODOLOGIA: |
Para realização da pesquisa, foi utilizado material coletado no site da Revista Veja, especificamente, as imagens publicadas nas capas dessa revista entre os anos de 1968 e 2010. Assim, no mecanismo de busca (imagens das capas), foi digitada a palavra “velhice”, o que resultou no aparecimento de 24 reportagens que tratavam dessa temática. Esse material constitui nosso corpus, cuja análise se deu a partir de recortes das materialidades discursivas, observando como essas imagens da velhice na imprensa manifestam os processos discursivos. Como as imagens não são reflexos diretos do real, houve o cuidado metodológico de levar em consideração o lugar onde elas foram postas em circulação e a quem elas são direcionadas, bem como, enfatizar o contexto amplo das condições de produção – as relações sócio-históricas, econômicas e culturais – como parte constitutiva desse modo de dizer sobre a velhice. Trabalhar as condições de produção foi fundamental porque as imagens da velhice não poderiam ser reduzidas a dados sensíveis, pois elas fazem parte de um amplo processo de produção de sentidos construídos e articulados às práticas sociais. |
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RESULTADOS: |
O debruçar sobre as materialidades discursivas resultou na constatação de que havia um ajuste da imagem do velho/idoso, pois as capas, publicadas nas edições da revista Veja, apresentavam a velhice pela possibilidade de seu contrário, ou seja, a “juventude”. A velhice era posta como algo a ser evitado, negado. Observou-se também que os interesses em jogo na sociedade capitalista se materializam nessas imagens e reproduzem uma discursividade que entremeia sentidos de vida/morte, saúde/doença, juventude/velhice. Partindo do pressuposto de que as imagens são materialidades significantes e lugar de realização dos processos discursivos, foi possível compreender como elas atuam nas práticas dos sujeitos. Ao retomar e mobilizar a memória discursiva, as imagens produzem e ressignificam sentidos a partir de determinadas condições históricas de produção, revelando, pois, um processo discursivo que, ao mesmo tempo, evidencia e silencia sentidos articulados às relações sociais e ideológicas em jogo. |
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CONCLUSÃO: |
Através do nosso estudo, constatou-se que a grande imprensa tem despertado e tornado visível o “desejo” de uma eterna juventude e, desse modo, vem deixando pistas sobre os sentidos de velhice que precisam ser negados e/ou evitados. As imagens materializadas nas capas da Veja não aparecem por acaso, pois elas são apresentadas justamente no momento histórico em que é impossível deixar de visualizar o aumento da presença do “velho/idoso” no Brasil. No entanto, a imprensa, através de mecanismos discursivos-ideológicos, interpela determinado grupo a permanecer jovem e, nesse funcionamento, o discurso responsabiliza o sujeito (indivíduo ou apenas o corpo) por sua condição, culpando-o por ter envelhecido. A pesquisa permitiu perceber que a imagem quando submetida à análise revela, em seu processo discursivo, as relações sociais e ideológicas que se estabelecem exatamente no eixo em que o discurso, sustentado pelas determinações históricas, vem efetivar sentidos nas práticas dos sujeitos. |
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Palavras-chave: Discurso, Imagens, Velhice. |