63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
ENSINO DA QUÍMICA: O DUALISMO DA REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO PÚBLICO E PRIVADO EM JOÃO PESSOA-PB. |
Nathália kellyne Silva Marinho Falcão 1 Edilandro Porfírio Neves Medeiros 1 Leandro Severino de Oliveira 1 Carlos Sérgio Araújo dos Santos 2 |
1. Coord. de Licenciatura em Química - IFPB 2. Orientador |
INTRODUÇÃO: |
Partindo da conjectura cultural construída historicamente de que a disparidade entre escolas públicas e privadas é bastante acentuada, logo, é imprescindível fazer uma relação histórico-político-sócio-cultural a fim de entender esta realidade. Particularmente, na cidade de João Pessoa, as escolas públicas, de modo geral, não possuem infraestrutura adequada, dificultando a prática docente. Tendo em vista tais problemáticas subtende-se que na rede privada de ensino estas limitações não ocorrem, com isso, o alunado possui uma maior compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, estando assim, preparado para os desafios porvindouros. Porém, alguns pesquisadores apontam sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho encontra-se em déficit nos últimos anos. Dentro desse contexto foi realizada uma pesquisa, com o intuito de desmistificar os paradigmas a respeito da educação na Capital Paraibana, visando diagnosticar se, de fato, essa suposta diferença existe, especificamente dentro da disciplina Química, matéria essa que é comumente alvo de dificuldades no âmbito escolar no Ensino médio. Por conseguinte, tal estudo tem o intuito de auxiliar a prática educacional, para que os professores possam analisar a metodologia aplicada durante as aulas da Disciplina de Química. |
METODOLOGIA: |
Inicialmente foi estimado o tamanho da amostra, considerando o tamanho da amostragem como sendo finita (alunos matriculados no ensino médio do município de João Pessoa). De acordo com o público alvo e através de dados probabilísticos, foram aplicados 600 questionários, sendo 576 nas escolas públicas e privadas, com nível de confiança de 95%, e, erro de 4%. O questionário era composto por 10 (dez) perguntas objetivas referentes tanto a disciplina de Química, quanto à prática escolar da referida matéria. Porém, o número total de questionários efetivamente aplicados nas escolas foram 576, contudo os 24 restantes apresentaram obstrução de informações, sendo assim, eles foram eliminados. Vale destacar que o quantitativo analisado foi significativo para finalização do estudo. Logo, a pesquisa foi composta por vários objetivos, que foram posteriormente analisados para um diagnóstico preciso e expressivo, dentre eles encontra-se tema que compõe o referido trabalho, o qual busca verificar se houve diferenças significativas entre o ensino público e privado, para tanto, aplicou-se o teste Qui-quadrado de homogeneidade. |
RESULTADOS: |
A partir do teste Qui-quadrado, aplicado na análise dos questionários, apreende-se correlacionar os dados referentes às divergências entre o ensino de Química nas instituições públicas e privadas. Foram obtidos resultados que esclarecem e desmistificam o paradigma existente no ensino de tais Instituições na cidade de João Pessoa, tendo em vista que as perspectivas de enaltecimento das escolas privadas no que conferem ao ensino da disciplina não se aplica verdadeiramente, de acordo com os dados obtidos. Dos questionários analisados o índice de 68,7% foi de escolas públicas e 31,3% de escolas privadas, assim, em nível de 5%, verificou-se que não há diferença significativa entre escolas públicas e privadas no que diz respeito à identificação com disciplina. Este dado pode ser corroborado se comparado a outros resultados obtidos na análise dos questionários, como por exemplo, o grau de dificuldade enfrentado pelos alunos. Nas escolas públicas 32,2% dos alunos afirmaram que gostam da disciplina, porém têm dificuldades; já nas escolas privadas o índice foi de 28,7% para a mesma questão, provando assim que, independente do âmbito escolar, pois a disciplina de Química está sendo apresentada de forma abstrata e não correlacionada com a realidade dos aprendizes. |
CONCLUSÃO: |
Independentemente da situação administrativa da escola, seja esta pública ou privada, a deficiência do ensino de Química, no aspecto discutido, apresenta-se como algo não apenas delimitado ao ensino público. Os dados comprovaram que existe uma similaridade referente à visão dos alunos quanto à disciplina também no âmbito particular, convergindo com o paradigma criado pela sociedade, no qual defende a insuficiência do ensino público, sendo então, alarmante, se comparado ao privado. Com isso, esta nova fase problemática ocorre devido à forma que os conteúdos desta disciplina veem sendo ministrados no decorrer dos anos. Indiscutivelmente, os professores conseguiram tornar a Química, ciência experimental, em uma disciplina de memorização de fórmulas e conceitos, desta forma, a área de estudo tornou-se abstrata e incombinável com o dia-a-dia do discente. |
Palavras-chave: Educação, Química, Escolas públicas e privadas.. |