63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AULA PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO TEMA GERADOR ‘MEIO AMBIENTE’ UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS
Leandro Severino de Oliveira 1
Edilandro Porfírio Neves Medeiros 1
Filippy Odebrecht Marques 1
Maria Fernanda Henrique Odebrecht 1
Nathália Kellyne Silva Marinho Falcão 1
Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo 2
1. Coordenação do Curso de Licenciatura em Química, IFPB
2. Profa. Dra. / Orientadora - Coordenação do Curso de Licenciatura em Química, IFPB
INTRODUÇÃO:
A disciplina Química está inserida no currículo do ensino básico de nosso país. Tal disciplina tem como propostas apresentar e explicar transformações e fenômenos naturais ocorrentes no cotidiano. Porém, esta é ainda ensinada de forma puramente teórica, o que dificulta a aprendizagem por parte dos discentes. Então, sabendo-se que esta ciência é basicamente experimental, torna-se de suma importância ministrar aulas práticas no intento de facilitar uma melhor cognição nos estudantes. Entretanto, isto ainda é um grande desafio para alguns docentes, muitas vezes pela carência e/ou ausência de laboratórios, de instrumentos e reagentes dentro do ambiente escolar. Para tanto, este trabalho objetiva analisar a importância da utilização de atividades experimentais no ensino de Química, bem como despertar uma consciência ambiental no alunado. Para isso, estes experimentos serão elaborados a partir de materiais alternativos de baixo custeio e de fácil obtenção. Destarte, espera-se propiciar uma melhor contextualização com o dia-a-dia dos educandos, mostrando uma real acessibilidade à parte da experimentação desta matéria.
METODOLOGIA:
Foi planejada uma aula prática que teve como tema gerador ‘Meio Ambiente’. O conteúdo trabalhado discorreu em ‘Separação de Misturas’. Durante a aplicação da experiência utilizou-se instrumentos de laboratórios tais como: funil, vidro de relógio, béquer, dentre outros. Estes foram confeccionados a partir de materiais alternativos como já supracitados. A aula foi explanada em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio e Curso Evolução e em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio PIO XI, ambos localizados em João Pessoa-PB. Nesta atividade os alunos analisaram as misturas apresentadas e as classificaram. Concomitantemente à aplicação do experimento a aula foi subsidiada com recursos de áudio e vídeo sobre a temática mencionada. Ao término das atividades, empregou-se um questionário com seis questões no intuito de conhecer as opiniões dos educandos em relação ao uso de materiais alternativos, em alusão ao tema da conscientização e conservação ambiental e ao método de ensino utilizado.
RESULTADOS:
A análise do questionário avaliativo mostrou um resultado positivo. As questões 1 e 2 apontaram um percentual de 100% dos alunos que veem a articulação entre teoria e prática como um meio facilitador do aprendizado, contribuindo de modo relevante para tornar a aula mais atrativa, interativa e de fácil compreensão. Já nas questões 3, 4, 5 e 6 os alunos foram questionados sobre o uso de materiais alternativos nas práticas e sobre a questão ambiental como temática utilizada no decorrer das aulas. Nesse enfoque, cerca de 98% dos alunos responderam que o uso destes no laboratório pode corroborar de maneira apreciável para a conservação/preservação do meio ambiente. Respostas como: “Com esse método de ensino aprendi a pensar e responder, e ao sair da aula vejo a química como única maneira de salvar o meio ambiente” confirmam que aulas experimentais contextualizadas instigam, cria uma consciência crítica e fazem com que os discentes percebam a ciência Química no seu dia-a-dia.
CONCLUSÃO:
Partindo do pressuposto que o conhecimento deve ser contínuo, o educador atua como facilitador para que o conhecimento possa ser construído, tornando a aprendizagem significativa para ambos, professores e alunos. Isto foi alcançado com a aplicação da experiência em que o aluno foi estimulado a raciocinar e criar conceitos, desenvolvendo suas habilidades e competências, despertando também a formação do seu senso crítico, como cidadãos ativos na sociedade. A partir de aulas práticas simples desenvolvidas com materiais de baixo valor financeiro e de fácil aquisição instituiu-se uma consciência ambiental nos alunos. O processo de ensino e aprendizagem em Química permutou de uma apresentação abstrata e metódica com decodificações de fórmulas e teorias, com a experimentação, que é a essência desta ciência. Assim sendo, a articulação prática/teoria permitiu aos alunos interligar a Química com a sua realidade, tornando a disciplina mais atraente e dinâmica.
Palavras-chave: Ensino de Química, Aulas Práticas, Materiais Alternativos.