63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
O PROJETO PIBID E PROPOSTA PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARCEIRA |
Sandra Henrique Dias 1 Michelle Borges Almeida 1 Fátima Aparecida da Silva Iocca 2 |
1. Academicas 3o. semestre - Depto. Pedagogia, UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT 2. Proa. Dra./Orientadora - Depto de Pedagogia, UNEMAT, Campus Universitário de SINOP/MT 3. Supervosora - EMEB Thiago Aranda Martinbs |
INTRODUÇÃO: |
O brincar para as crianças, é fundamental, não só no dia-a-dia, mas no processo de ensino-aprendizagem, auxilia na interação com os outros alunos e possibilitam um maior desempenho em sala, principalmente os que estão em fase de alfabetização. As atividades lúdicas devem colaborar para esse desenvolvimento integral do educando, para tanto se faz necessário à capacitação do acadêmico bolsista, para contribuir com o este processo na escola parceira e na formação docente. Neste contexto o presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada no projeto PIBID, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Thiago Aranda Martins. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi desenvolvido na escola parceira EMEB Thiago Aranda Martins no Município de Sinop no Estado de Mato Grosso, criada pelo decreto 007/2007, de 08/02/2007, no período de maio a dezembro de 2010, realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT Campus de Sinop, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CAPES/UNEMAT/SME. Foi realizado o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência na escola parceira. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e os dados foram levantados através de investigação de ação participativa. Desenvolvemos diversas atividades como: contando histórias, reforço, leituras, dramatização, jogos e brincadeiras (queimadas, vôlei, dominó, varetas, pular corda, cantiga de roda, dança, teatro), atividades extra-sala (passeios, visitas e utilização de laboratório), organização das oficinas na Semana de Ciências e Tecnologia. Os dados foram registrados em fotografias, nos relatórios mensais, nos planejamentos das atividades desenvolvidas com as crianças e das atividades vivenciadas com os alunos em sala de aula. |
RESULTADOS: |
As manifestações lúdicas fizeram com que as crianças aprendessem com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira, diversão, mas sim incorporando na aprendizagem, desenvolvendo no aluno a percepção que aquela atividade é para seu desenvolvimento como cidadão. Nas leituras e nas atividades de contar história, buscou desenvolver nas crianças a escrita, e as que não dominavam a escrita desenhavam com base na história. Com as brincadeiras do recreio dirigido, bem como as atividades com as leituras, identificamos avanço no desempenho escolar, pois através das brincadeiras, dramatização, leituras, a maioria das crianças ficaram mais desinibidas, autônomas, após as atividades desenvolvidas pelas bolsistas, especialmente o recreio dirigido, as crianças voltavam para a sala de aula, dispostas a estudar, diminuiu a agressividade, pois ao invés de brigarem durante o recreio ou em sala de aula, elas se ocupavam com brincadeiras, jogos e as demais atividades desenvolvidas, inclusive no transporte escolar houve reflexos positivos, apresentaram comportamento cordial com os colegas e liam livros, durante o trajeto. |
CONCLUSÃO: |
No início do projeto na escola parceira, através de diagnóstico, foram identificadas, as dificuldades dos alunos (na leitura, escrita, interpretação, de relacionamento, entre outras), com o reforço em sala de aula, e a leitura, alguns alunos que não tinham o hábito de ler passaram a ler refletindo na escrita, além de começaram a se interessar pelos livros. Os acadêmicos bolsistas do PIBID contribuíram com o processo de alfabetização, socialização dos alunos refletindo no desempenho escolar dos mesmos. Os bolsistas que serão, futuro professores, ao vivenciar a prática na escola parceira pode rever a teoria e fundamentar a prática, avaliar que a metodologia de trabalho é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem |
Palavras-chave: PRATICA PEDAGÓGICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PIBID-PEDAGOGIA. |