63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A LEITURA COMO POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS; UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA Y BACANGA, SÃO LUÍS-MARANHÃO
Ana Paula Mondego Dias 1
Kamila Gonçalves de Melo 2
Fabiane Vale da Silveira 3
José Carlos de Melo 4
1. Bolsista do PIBID/CAPES/UFMA Pedagogia
2. Bolsista do PIBID/CAPES/UFMA Pedagogia
3. Bolsista do PIBID/CAPES/UFMA Pedagogia
4. Profo.Dro.Orientador- Coordenador do Programa PIBID/CAPES/UFMA
INTRODUÇÃO:
Esta investigação objetivou analisar a importância da contribuição da leitura para a formação de sujeitos críticos no Centro de Ensino Y Bacanga. Nesse estudo, buscou-se compreender quais as possibilidades que a leitura, como meio de reflexão e avaliação dos fatos, pode apresentar-se aos educandos, pois, segundo GIROUX, (1997, p. 120), a cultura visual no contexto da sociedade de hoje ameaça a auto-reflexão e o pensamento crítico, por isso, é importante valorizar a cultura impressa como fator indispensável para formação desses sujeitos, uma vez que, a leitura oferece oportunidades para o desenvolvimento de abordagens progressistas da alfabetização, o que contribui para a emancipação dos educandos.
METODOLOGIA:
Para tanto utilizamos a pesquisa qualitativa, pois esta permite verificar a totalidade do fenômeno estudado. Nesse sentido, foram realizadas observações dos educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Y Bacanga, durante atividades de leitura desenvolvidas pelos professores. Em seguida, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, com Gestores e Docentes do Centro Educacional, com intuito de colher depoimentos e obter informações precisas sobre as deficiências de leitura e escrita apresentadas pelos educandos
RESULTADOS:
Os dados demonstraram como a leitura influencia na construção da análise e pensamento crítico do educando. A análise das entrevistas evidenciou que algumas dificuldades enfrentadas no processo de aquisição da leitura são decorrentes de métodos de ensino ineficazes, falta de planejamento dos professores para organizar atividades que despertem o hábito e o interesse pela leitura. Além disso, observa-se também que a dificuldade de aprendizagem dos educandos esta relacionada à falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos.
CONCLUSÃO:
A pesquisa mostrou que é possível sim formar sujeitos críticos, ativos e com potencial de transformar a sua própria realidade. De acordo com os resultados obtidos com a pesquisa percebe-se a necessidade de desenvolver projetos que incentivem a produção textual e estimulem os educandos a ultrapassarem as barreiras da leitura do senso comum permitindo-lhes a decodificação de seus mundos pessoais e sociais.
Palavras-chave: Leitura, Sujeito crítico, Teoria crítica.