63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR 2010 DO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Ione Hasegawa Kassuga 1 Paulo Cesar Ribeiro 2 Rosane Pimentel 3 Carlos Antonio Almeida Raeder 4 Laisa Conceição Abreu Reis 5 Ruan Rocha da Silva 6 |
1. Profa Me./Orientadora - COPE/PROEX - UFF 2. Prof - COPE/PROEX - UFF 3. Técnica em Assuntos Educacionais - UFF 4. Professor - PROEX - UFF 5. Graduanda de Psicologia - UFRJ 6. Graduando de Psicologia - UFRJ |
INTRODUÇÃO: |
O curso Pré-Universitário do Programa de Extensão Oficina do Saber da Universidade Federal Fluminense/UFF, vem desenvolvendo sua ação desde o ano de 2000 e tem como objetivo principal apoiar jovens e adultos de menor poder aquisitivo a qualificar-se para competir de forma menos desigual por uma vaga no ensino superior. Neste ano de 2011, diferente do que ocorre nos últimos anos, obtivemos resultados significativos no exame Vestibular com aprovações em cursos em que a relação candidato/vaga é alta, como Comunicação Social/Jornalismo, Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Biologia, Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica, Ciências da Computação, dentre outros. Do total de 71 alunos que concluíram o curso, 29, ou seja, 40,8% passaram no vestibular, sendo 28 em instituições públicas e 01 em instituição privada (ENEM-PROUNI). O presente estudo tem como finalidade apresentar o perfil desse grupo de alunos que ingressou na universidade e encaminhar algumas reflexões que possam melhor avaliar os critérios estabelecidos no processo seletivo anual dos candidatos ao curso pré-universitário bem como enriquecer o processo metodológico do cotidiano pedagógico do mesmo. |
METODOLOGIA: |
Para encaminhar este trabalho procedemos a um estudo comparativo dos perfis dos alunos do curso do ano de 2009 e 2010, tendo como base os dados processados no programa Banco de Dados/SPSS do pré-universitário Oficina do Saber, contendo todas as informações obtidas na ficha de inscrição, controle mensal da frequência dos alunos, casos de evasão e seus motivos, entrevista semi-estruturada para complementação de informações, dentre outras. Foram consultados, comparados e analisados todos os resultados levantados desses dois últimos anos, especialmente as variáveis relativas a: sexo, idade, município de residência, escola de origem, ano de conclusão do ensino médio, renda per capta, com a finalidade de investigar possíveis variáveis que contribuíram ou não para o ingresso na universidade deste determinado grupo de alunos. Além desses instrumentos, foram também utilizados os dados obtidos na entrevista semi-estruturada aplicada a esse grupo de alunos que permitiram uma análise mais qualitativa, contribuindo assim para o processo de compreensão das múltiplas leituras possíveis neste estudo. |
RESULTADOS: |
Com base nos dados analisados, os 29 alunos aprovados no vestibular 2011 apresentavam o seguinte perfil: 82,7% dos alunos recém concluíram em 2009 ou estavam ainda cursando o 3º ano; 64% do grupo estavam na faixa etária de 16 e 17 anos e, 28,6% com a renda per capta na faixa de R$100,00 a R$150,00 e 46,4% na faixa de R$200,00 a R$300,00. Comparando-se esses dados com os de 2009, pôde-se notar que boa parcela do grupo concentrou-se na faixa etária um pouco mais nova (2009 – 49,8% com 18 a 21 anos e 28% dos alunos com ensino médio concluído e afastados do estudo há mais de 6 anos). A média da renda per capta dos alunos de 2009 e 2010 não altera, justificado por ser um dos critérios de seleção exigidos pelo curso. Destes 29 alunos que obtiveram êxito no vestibular, 10 passaram para duas ou três instituições públicas. A possibilidade que o curso oferece de complementação de estudos ofertada pelo sistema de monitorias que acontece de 2ª a 6ª feira, em diversas disciplinas, antes do início das aulas regulares (18:30 às 22:00h) foi bem aproveitada por esses alunos e, segundo avaliação dos mesmos, foi vital para o bom desempenho no exame vestibular. |
CONCLUSÃO: |
Os bons resultados alcançados parecem estar relacionados a algumas mudanças realizadas no processo seletivo dos candidatos. A diminuição da faixa etária favoreceu a queda no índice de evasão em relação ao ano de 2009. Em 2010, a maioria dos alunos que estavam cursando o 3º ano contou com o benefício da gratuidade da passagem. Do total de 29 alunos aprovados, 24 passaram pela entrevista semi-estruturada e, desses, 13 já tinham a escolha do curso definida e o restante buscou a Orientação Vocacional que é realizada pelo Serviço de Psicologia. Segundo informação apurada nas entrevistas, definir a escolha do curso desejado acarretou, para alguns, um maior empenho/foco nos estudos. Todos os alunos afirmaram que o curso trabalhou conteúdos decisivos não vistos na escola e destacaram também a importância das monitorias. Do grupo dos 29 aprovados, 58,7% estudou em grupo no próprio local do curso, prática esta que favoreceu a troca e a cooperação. Além dos conteúdos curriculares, ações sócio-culturais e de cidadania devem ser mais exploradas durante o ano letivo, no sentido de proporcionar maior integração entre os alunos e valorização da auto-estima dos mesmos, uma maior inserção assertiva nos diferentes ambientes sociais e consequentemente, em sua trajetória acadêmica futura. |
Palavras-chave: pré-universitário, aprovações, perfil de alunos. |