63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS NA ONG “CASA VHIDA”: UM ENFOQUE NO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.
Thiago de Mota de Jesus 1
Bruna Marques Romano Grécia 2
Thatyana Cruz de Souza 3
Luiza Maria Bessa Rabelo 4
Ana Flávia de Moraes Moraes 5
Armando Araújo de Souza Junior 6
1. Estudante/ Autor - Depto de Administração - UFAM
2. Estudante/ Co-autora - Depto de Administração - UFAM
3. Estudante/ Co-autora - Depto de Administração - UFAM
4. Profa. Dra./ Ortientadora - Depto de Admnistração - UFAM
5. Profa. M.S.c/ Co-orientadora - Depto de Administração - UFAM
6. Prof. M.S.c/ Co-orientador - Depto de Administração - UFAM
INTRODUÇÃO:
A ONG Casa Vhida surgiu pela iniciativa de um grupo de profissionais da área da saúde, envolvidos no atendimento de crianças portadoras do HIV, no Instituto de Medicina Tropical do Amazonas. Todos os esforços dos voluntários e funcionários das áreas administrativas e saúde da ONG têm sido para a manutenção da estrutura física, atendimentos a cerca de 650 crianças e suas respectivas famílias. Como os recursos financeiros e orçamentários são limitados e priorizados para a realização de suas ações, a capacitação e o desenvolvimento profissional, que são enfoque da Gestão de Pessoas, ficam em segundo plano. Portanto, este projeto teve o objetivo de promover treinamentos focados nas necessidades de Gestão de Pessoas da Casa Vhida e, especificamente, compreender os desafios inerentes à Gestão de Pessoas em uma ONG, a partir do subsistema de Treinamento e Desenvolvimento. O resultado esperado era o de contribuir com o gerenciamento institucional, através do desenvolvimento dos profissionais que atuam na ONG e estimular o desenvolvimento profissional dos discentes envolvidos com o projeto de extensão.
METODOLOGIA:
Quanto à forma de estudo do objeto da pesquisa, ela foi do tipo descritiva, pois o fenômeno sob análise foi observado, registrado e interpretado sem qualquer interferência dos pesquisadores. Quanto ao objeto de estudo, a pesquisa revelou-se, sobretudo, de campo, haja vista o uso que fez de entrevistas, por meio das quais foram coletados os dados, investigando os pesquisados em seus próprios meios (PRESTES 2007). Fez-se uso de entrevistas semi-estruturadas como técnica para coleta de dados e a amostra da população foi constituída com a Presidente e com a Gerente Administrativa para proceder-se o mapeamento preliminar do processo de Gestão de Pessoas e de qualidade do atendimento prestado à comunidade, e em seguida entrevistou-se os funcionários da área administrativa para compreender-se a natureza do trabalho por eles desenvolvida. Os resultados obtidos permitiram a elaboração do Diagnóstico Organizacional, da Descrição dos Cargos e do Plano de Capacitação.
RESULTADOS:
O projeto visualizava a necessidade de estudar e compreender a realidade de uma ONG, especificamente em relação ao processo de Gestão de Pessoas e, a partir deste entendimento, poder contribuir com tal processo através de ações de capacitação. Como resultados foram gerados três produtos para a organização, sendo: (1) o Diagnóstico Organizacional (apontando seus pontos fracos e fortes), (2) Mapeamento das atividades administrativas (onde pode ser direcionada uma capacitação) e por fim (3) o Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores da ONG por meio de palestras. Por outro lado, o projeto também contribuiu com a formação profissional dos discentes envolvidos. Ficou evidenciado através do contato com o corpo funcional e diretivo o anseio dos mesmos em relação a tais ações. Ademais, o feedback das palestras sinalizou o grau de satisfação dos participantes e seus níveis de motivação para o trabalho, permitindo futuros trabalhos e desdobramentos da tarefa de qualificação de pessoas.
CONCLUSÃO:
Anteriormente à realização deste Projeto na ONG Casa Vhida, identificamos que as ações de capacitação não eram tão freqüentes em decorrência das limitações financeiro-orçamentárias, porém os anseios dos mesmos em relação a tais eventos eram evidentes. Lacombe (2005, p. 312) – entre outros estudiosos da área de Gestão de Pessoas – atesta que “a principal razão pela qual as empresas treinam é para proporcionar ao empregado novas habilitações ou melhorar as que ele já possui”. Assim, o objetivo de promover treinamentos na ONG Casa Vhida obteve o resultado esperado, evidenciado pelos instrumentos de avaliação aplicados a posteriori ao desenvolvimento do projeto. A premissa de que pessoas qualificadas e motivadas realizam seu trabalho com mais comprometimento revelou-se verdadeira para a ONG Casa Vhida (situada em Manaus/AM), cuja nobre missão é atender crianças portadoras de HIV.
Palavras-chave: Gestão de ONG, Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento.