63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A BRINCADEIRA E SEUS BENEFÍCIOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS |
Eva Aparecida dos Santos Ribeiro 1 Elen Poliana da Silva 1 Poliana Acs Teodoro 1 João Paulo Bueno da Silva 1 Élia Amaral do Carmo Santos 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmicos de Pedagogia – UNEMAT 2. Profª.Msc/Orientadora e Supervisora - PIBID/UNEMAT/SME 3. Profª Drª/Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT–Sinop/MT |
INTRODUÇÃO: |
A brincadeira é vista na literatura, como um recurso, que pode estimular o desenvolvimento da criança e proporcionar meios que facilitam a aprendizagem das mesmas. Utilizar da brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais produtiva e atraente para os alunos. O recreio bem planejado e organizado faz com que se tenha controle das brincadeiras que possam causar danos as crianças, e os incentiva a participar de diversas brincadeiras que lhes propiciará o desenvolvimento motor e intelectual. Este trabalho tem como finalidade, identificar os benefícios que a brincadeira pode oferecer à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças, do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, em especial as trabalhadas durante o recreio dirigido. |
METODOLOGIA: |
Realizou-se a pesquisa na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus, situada à Rua 03, s/nº no Residencial Lisboa do Município de Sinop no Estado de Mato Grosso, criada pelo decreto 007/2007, de 08/02/2007, com 930 alunos matriculados no ano de 2010 do primeiro ano à oitava série do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID - CAPES/UNEMAT/SME, coordenado pela Professora Drª Fátima Aparecida da Silva Iocca, e supervisionado pela Professora Msc.Élia Amaral do Carmo Santos, o qual tem como foco a interação dos acadêmicos/bolsistas com as escolas públicas parceiras, onde os acadêmicos possam por em prática as teorias, aprendidas na universidade, e ajudar nas necessidades primordiais da escola parceira, assim, adquirindo experiências com a prática, visando uma melhoria na formação dos futuros docentes. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa que se caracteriza em descrever os acontecimentos observados durante as aulas e em especial no recreio. Os materiais utilizados foram jogos entre eles: jogo da velha, dominó gigante, pega varetas, pula corda e outros. |
RESULTADOS: |
As brincadeiras desenvolvidas durante o recreio foram com brinquedos confeccionados pelos bolsistas, a maioria com sucatas e planejados de acordo com as normas da escola. Os jogos são levados para o pátio e as crianças têm a liberdade de escolher com o que queria brincar. Quando os bolsistas chegavam com os brinquedos os alunos ajudam na organização, pegavam e montavam os brinquedos que iriam brincar. O jogo da velha (montado com tubos de papelão) e as peças de marcar eram pedaços de papelão, caracterizando entre circulo e “X”, jogado em dupla. Outro jogo que as crianças gostavam é o dominó gigante que tem o mesmo modelo do dominó tradicional, feito com placas de papelão e com bolinhas marcando os numerais. Os outros brinquedos e atividades, que foram desenvolvidos durante o recreio, foram pensados e construídos sempre com a finalidade de ter um recreio mais prazeroso, que auxiliasse em todo processo corporal e intelectual dos alunos. De acordo com nossas observações e relato dos professores, houve uma melhora significativa na aprendizagem destes, em relação à disciplina, autonomia, respeito mútuo e demonstração de prazer ao fazer algo diferente. |
CONCLUSÃO: |
Considera-se que essa experiência vivenciada pelos acadêmicos/bolsistas, por meio das brincadeiras desenvolvidas, a construção dos brinquedos e a interatividade do grupo PIBID durante os recreios na escola parceira, foi uma oportunidade para que colocassem a teoria em prática, uma depende da outra, além de ser uma das metas do subprojeto de pedagogia do programa PIBID. Percebe-se a importância e os benefícios alcançados com as brincadeiras trabalhadas com essas crianças durante o recreio, as quais tiveram a chance de aproveitar os momentos de forma prazerosa, adquirindo autonomia, socialização, respeito mútuo, o prazer de brincar livremente, a oportunidade de aprender e criar novas regras para os brinquedos, jogos e brincadeiras, obtendo bons resultados dentro e fora da sala de aula, adquirindo maior atenção, dinâmica em grupo, nota-se também evoluções nos planejamentos das professoras com maior dinamismo, e diante dos resultados contempla-se os objetivos propostos pelos bolsistas nesta pesquisa. |
Palavras-chave: Jogos e Brincadeira, Interação, Ensino Aprendizagem. |