63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
Desenvolvendo a Leitura e a Oralidade através dos Contos de Fadas |
Cristiane Rose de Lima Pedrosa 1 Helenice Cavalcante de Melo 1 |
1. Prefeitura da Cidade do Recife - PCR 2. Prefeitura da Cidade do Recife - PCR |
INTRODUÇÃO: |
Em 2010, trabalhamos através dos Contos de Fadas a oralidade, a leitura e a escrita das crianças da Escola Municipal do Pantanal, turma 1° Ciclo 2° Ano, por serem tais contos responsáveis por realizações interiores e trabalharem questões e desafios enfrentados pelos personagens neste gênero textual. Através deles questionamos com as crianças atitudes, ações e palavras utilizadas, por eles, que ferem e machucam. Este trabalho esteve atrelado ao uso da biblioteca, bem como, ao projeto da escola “Da Leitura das Palavras a Leitura do Mundo” e ao Projeto Político Pedagógico, que visam um trabalho voltado ao desenvolvimento de projetos que sejam focados nas maiores dificuldades da comunidade que são a parca leitura e a pobreza de um vocabulário que os permita uma boa oralidade e escrita. Por isso visa junto aos alunos, ampliar os conhecimentos acerca das funções e qualidades desse gênero textual através de jogos teatrais com a finalidade de desinibi-las e ampliar suas expressões orais, servindo de instrumento para melhorar sua apropriação e compreensão da leitura e da escrita. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido seguindo algumas etapas que viabilizaram o acompanhamento da evolução das crianças por observação, registros escritos e fotográficos. Na primeira etapa, houve aulas expositivas identificando os itens característicos do gênero contos de fadas que no início utilizamos “Era uma vez”... e no final “E foram felizes para sempre”. Na segunda etapa foram lidos diversos contos e assistidos filmes com os contos tradicionais. Seguindo, foram realizadas releituras através de desenhos em dupla, reescrita dos textos, apresentação de histórias oralmente com dramatizações, fantoches e filmagens das apresentações dos mesmos. Esses momentos foram sendo feitos paulatinamente, acompanhados e mediados de acordo com o desenvolvimento da turma, o aprendizado, a fluência na leitura e através da discussão sobre a oralidade nas histórias contadas e apresentadas pelas crianças. |
RESULTADOS: |
Na construção desse trabalho, conseguimos perceber que durante o desenvolvimento de cada uma dessas etapas as crianças, por gostar de contos, iam se envolvendo e desenvolvendo no trabalho sem que fosse necessário esforços para incentivá-los. A cada momento realizado, os alunos iam demonstrando, além do conhecimento do gênero, também uma melhora significativa da oralidade. A fluência da leitura foi um processo um pouco mais lento devido às dificuldades anteriores no processo de alfabetização, mas que se pode verificar. Despertaram, também, à necessidade de frequentar a biblioteca e buscar novas leituras e a compreensão das mesmas. Houve ainda ampliação do vocabulário das crianças, e constatamos que já apresentavam a compreensão da estrutura textual mesmo quando não era uma releitura e sim um conto inventado por eles. Por fim constatamos que 85% da turma melhorou significativamente a ortografia e a organização da escrita de textos. |
CONCLUSÃO: |
Fica clara a relevância desse trabalho uma vez que se constatou resultados significativos, mudanças de atitudes, valores e a ampliação do desejo por parte das crianças de participar mais efetivamente das ações propostas ao cotidiano escolar. Uma vez que, ao considerar-se as poucas condições de acesso destas crianças ao mundo letrado, é, nesta comunidade, unicamente da escola o papel de apresentar o mundo das palavras e incentivar a prática da leitura. E assim se faz. Deixando clara a contribuição ao desenvolvimento do potencial infantil e sua capacidade de se expressar no ponto de vista da escrita e em apresentações em público tornando-se autônomos na busca da leitura através da utilização da biblioteca escolar tanto se satisfazendo pelo ato de ler, quanto pela apropriação de elementos colhidos na leitura que os instrumentaliza para a vida. |
Palavras-chave: Contos, Gênero, Alfabetização. |