63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber: integrando ações de acesso de classes populares à Universidade.
Paulo Cesar Ribeiro 1
José Nilton de Sousa 1
Ione Hasegawa Kassuga 1
Carlos Antonio de Almeida Raeder 1
Izabel Cristina Ferreira da Silva Santos 1
Rodrigo Paiva dos Santos 1
1. Prof./Coordenador - Pró-Reitoria de Extensão - UFF
2. Prof./Coordenador - Pró-Reitoria de Extensão - UFF
3. Prof./Coordenador - Pró-Reitoria de Extensão - UFF
4. Prof./Coordenador - Pró-Reitoria de Extensão - UFF
5. Orientador - Programa Oficina do Saber - UFF
6. Orientador - Programa Oficina do Saber - UFF
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber: mais que um curso, uma construção de cidadania, que tem como propósitos apoiar jovens carentes oriundos de escolas públicas para que ampliem seus conhecimentos, possibilitando-os, não apenas participar de concursos das Universidades Públicas numa situação menos injusta, como também oferecer-lhes oportunidades para o seu enriquecimento pessoal, social e cultural, além de proporcionar aos alunos universitários vivências junto às camadas populares como forma de influir na formação desses futuros profissionais, disponibilizando espaços para prática de suas futuras profissões e uma vivência pedagógica fundamentada na solidariedade e nos valores éticos fundamentais.
METODOLOGIA:
O Projeto é composto por 120 alunos selecionados anualmente através de análise sócio-econômica, entrevistas e provas de conteúdo e redação. A análise socioeconômica dá suporte à escolha daqueles com menor poder aquisitivo e as entrevistas servem como instrumentos de explicitar a proposta do projeto. Quanto ao problema recorrente da evasão, procura-se minimizá-lo através de acompanhamento por banco de dados, pelas frequências dos alunos e levantamento dos motivos de abandono do curso com o intuito de aprimorar o processo seletivo. São 900 horas de Curso, distribuídas por 9 meses, de 2a a 6a feira, de 18h30 a 22h e aos sábados de 8h a 14h. Complementando o quadro de disciplinas, são disponibilizadas atividades culturais e sócio-educativas (Biblioteca, Monitoria, Orientação Vocacional, Atendimento Psicológico, Oficina de Aprendizagem e Memória, Arteterapia, Serviço Social, Cinema Comunitário e Grupos de Estudo). O conteúdo abordado acompanha o conteúdo das provas das Universidades Públicas e há uma ênfase na relação de solidariedade como meio de troca, acompanhamento e assimilação dos mesmos. A equipe é composta por professores, alunos da UFF, ex-alunos do curso e voluntários. As decisões são deliberadas por colegiado e uma equipe de coordenação responde pelo trabalho no cotidiano.
RESULTADOS:
Ao longo dos 11 anos de existência, 294 alunos foram aprovados, na primeira tentativa do exame de vestibular, para diferentes cursos de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Desses, muitos retornam para dar continuidade ao desenvolvimento do Projeto como “alunos-mestres”, monitores ou simplesmente para auxiliar em atividades complementares. O reconhecimento deste Projeto é evidenciado pelo apoio obtido dos Programas MEC/SECAD Diversidade na Universidade, MEC/SESU/PROEXT, MINC/PROEXT-Cultura, MEC/SESU/ CONEXÕES DE SABERES e pela concessão do prêmio Projeto Inovador de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Niterói/RJ. Trabalhos acadêmicos anualmente são aprovados para apresentação em congressos locais e nacionais. Trabalhos de conclusão de cursos (graduação, especialização e mestrado), desenvolvidos a partir de questões formuladas no Projeto, demonstram o potencial de investigação neste campo de trabalho. O reconhecimento e a disponibilidade de toda a equipe para o Projeto determinam o processo de avanço da proposta na estrutura da universidade.
CONCLUSÃO:
O Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber não se restringe apenas como um Pré-Vestibular. Diferencia-se dos demais, não apenas no nome, mas na essência dos princípios e propósitos educacionais de relevância a que se propõe. O Projeto, além da transmissão de conteúdos, procura desenvolver uma consciência crítica entre seus alunos através da realização de atividades complementares, procurando, proporcionar um Curso diferenciado onde a integração e a prática de cidadania estejam sempre presentes. Em 11 anos, verificamos não somente a aprovação nos vestibulares públicos mas, também, o preparo básico qualitativo dos alunos, o que vem proporcionando êxito nas suas trajetórias acadêmicas. Os alunos percebem o crescimento do seu acervo pessoal e educacional, ampliando suas concepções acerca do processo educativo e incorporam, à sua formação, a consciência da importância de sua participação social efetiva. Destacamos o crescente quantitativo anual de aprovações nas universidades públicas, a redução na taxa de evasão e o expressivo número de ex-alunos que retornam ao Projeto para ocuparem a posição de professores. Evidencia-se que este trabalho realiza na prática a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão, a que se propõe a Universidade Pública.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, inclusão, cidadania.