63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) SOBRE LIXO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Sueyla Malcher Bezerra 1
Tássia Fernanda Miranda da Silva 1,2
Raíra de Brito Silva 1,3
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
2. Universidade do Estado do Pará (UEPA)
3. Universidade Federal do Pará (UFPA)
INTRODUÇÃO:
O tema Educação Ambiental (EA) tem pouca implementação concreta de políticas com o propósito de promovê-la. A partir de 1990 a educação ambiental ganhou forças na agenda pública, a criação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), lançado no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva exemplifica o avanço (VEIGA et al, 2005). Mucelin e Bellini (2008) dizem que lixo “é uma palavra de origem latina lix e significa cinza, vinculada as cinzas do fogão”. Jardim e Wells (1995) apud Muscelin e Bellini (2008) definem lixo como "[...] os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis, ou descartáveis". Advém daí a ideia de reaproveitar aquilo que se achava inútil, empregando-se o conceito de reciclagem. O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento com alunos do Ensino Superior do 1º semestre do curso de Licenciatura Plena em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) com a relevância de diagnosticar e saber o grau de conhecimento e a visão deles sobre o tema lixo e meio ambiente.
METODOLOGIA:
Foram distribuídos questionários de entrevista abrangendo oito questões (abertas e fechadas) para trinta alunos matriculados no primeiro semestre do curso de Licenciatura Plena em Biologia do IFPA. O questionário abrangeu as seguintes perguntas: Você sabe qual é o conceito de meio ambiente? Quais os meios de comunicação você utiliza para obter informações sobre meio ambiente? Você sabe qual é a definição de lixo? Você sabe o que é coleta seletiva de lixo? Diferença entre lixão e aterro sanitário? Importância de estudar a respeito do lixo? Quais os efeitos do lixo sobre o meio ambiente? Conhece o processo de separação de lixo? Realiza o processo de separação de lixo? Quais materiais são recicláveis? Qual o destino do lixo? Importância da reciclagem? Qual o maior responsável pelo problema do lixo?
RESULTADOS:
Entre os 30 alunos pesquisados, 09 responderam não saber qual o conceito de Meio Ambiente e 21 responderam saber. As fontes de informações sobre meio ambiente, respectivamente, são revistas, televisão, jornais, internet, livros, professor e rádio. 29 alunos responderam sim quando perguntados se sabiam a definição de lixo, 20 definiram lixo como “tudo que não serve mais”, 06 definiram como “detritos produzidos pelo homem”, 03 disseram ser “detritos produzidos pelo homem que podem ou não ser reciclados”; e apenas 01 afirmou desconhecer tal conceito. Sobre coleta seletiva de lixo, 29 sabiam o conceito e 01 não sabia. Os efeitos do lixo sobre o meio ambiente mais citados pelos entrevistados foram: contaminação de água, degradação ambiental, poluição e doenças. Na diferenciação de lixão e aterro sanitário, 28 alunos responderam saber a diferença e, dentre estes, 15 conceituaram certo e 13 conceituaram erroneamente; 02 afirmaram não saber a diferença. O maior responsabilizado pelo problema do lixo foi a população com 15 citações; 04 responsabilizaram somente o governo e 11 responsabilizaram ambos. Entre as atitudes que os entrevistados vêm tomando para evitar problemas ambientas, estão: separação do lixo, diminuição de consumos, não jogar lixo nas ruas e conscientização.
CONCLUSÃO:
Através da pesquisa realizada com os discentes verificamos que eles chegam ao curso de Biologia com dificuldade em estabelecer conceitos relacionados ao meio ambiente, uma das causas da problemática pode ser porque a educação ambiental não é uma disciplina incluída nos currículos escolares da educação fundamental. Sabemos que nossa tarefa como educadoras não para por aqui, pois diagnosticamos que a realização de uma semana relacionada ao meio ambiente e palestras durante o período letivo destes graduandos seria uma importante intervenção metodológica. Nossa iniciativa aguçou o comportamento de quem estava adormecido para o problema, assim como ajudou quem já tinha uma atitude ambiental correta.
Palavras-chave: Lixo, Meio ambiente, Educação ambiental.