63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESGATAM A HISTÓRIA DO CARNAVAL OBIDENSE
Luziana Florenzano Imbiriba 1
Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 2
1. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo
2. Profa M. Sc./ Orientadora - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
O Carnaval é considerado a principal festa popular da cidade de Óbidos - PA, comemorado durante sete dias consecutivos, tendo a sua culminância na quarta feira de Cinzas. Cada dia desse período, também chamado de Carnapauxis, é destinado a um Bloco Carnavalesco que percorre as ruas da cidade e depois se concentra na Praça da Cultura. A inserção desta manifestação cultural ao currículo da escola José Veríssimo, se constituiu como ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo histórico com ênfase aos estudos comparativos para distinguir semelhanças e diferenças, permanências e transformações no Carnaval obidense. Nesse contexto, o presente trabalho visa relatar a experiência pedagógica vivenciada em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, no qual a partir a análise das imagens e representações dos estudantes sobre Carnaval eles foram instigados a pesquisar sobre essa manifestação cultural em diferentes temporalidades.
METODOLOGIA:
As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo, em Óbidos-PA, no período de fevereiro a março de 2011. Os 27 estudantes que compõem a turma têm idade entre nove e 13 anos sendo 14 meninos e 13 meninas, os quais participaram das atividades: 1) Roda de conversa para troca de informações sobre o Carnapauxis e o engajamento dos estudantes na pesquisa sobre a história do Carnaval obidense 2) Aplicação das questões: a) O que é Carnaval para você? Responda por meio de desenho e em seguida escreva uma explicação para o seu desenho; b) De que maneira você participa do Carnaval? 2) Entrevista com pessoas “antigas” para ouvirem a história de como era o Carnaval antigamente na cidade e 3) Visita à Casa de Cultura e à Biblioteca para leitura de documentos e encartes sobre os Carnavais passados e o registros nas fichas de anotações.
RESULTADOS:
As representações gráficas sobre o que é Carnaval foram expostas em um varal na sala de aula, sendo que as imagens mais recorrentes foram: 1) a Praça da Cultura, cenário que compõe esses dias de folia com destaque para o palco com a Banda Musical e 2) Blocos na rua, com muitos foliões acompanhando os trios elétricos. Os estudantes participam do Carnaval jogando amido nas pessoas, espirrando espuma e brincando de mascarado fobó nos blocos. A partir das análises das entrevistas e dos registros das visitas, os estudantes reconheceram algumas permanências no Carnaval: 1) a tradição de dançar na rua ao som das marchinhas de carnaval, 2) a presença de mascarados fobós – brincantes vestidos de macacão grande e florido cobrindo todo o corpo, os quais usam máscaras e chapéus, para não serem reconhecidos e 3) o amido que é espalhado entre os brincantes. As transformações e mudanças ocorridas foram: 1) a substituição da bandinha de música dos blocos pelo trio elétrico; 2) a inserção de abadás e banho de espuma.
CONCLUSÃO:
A experiência relatada evidencia a importância de se desenvolver atividades em que os estudantes compreendam o tempo histórico, comparando acontecimentos do presente com os do passado para identificar permanências e transformações no contexto social e cultural, como ocorreu por meio do estudo da história do carnaval obidense. As atividades de entrevistas e de visitas propiciaram aos estudantes a interação com pessoas de várias gerações e acontecimentos passados e serviram para enriquecer o seu repertório histórico.
Palavras-chave: História do Carnaval, Permanência, Transformações.