63ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada |
LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS CONHECIDAS PELOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDA ESCOLA JOSÉ VERÍSSIMO ÒBIDOS - PA |
Iam Vicente Florenzano Imbiriba 1 Luziana Florenzano Imbiriba 2 Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 3 |
1. Graduando de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA 2. Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo 3. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará – EAUFPA |
INTRODUÇÃO: |
A inserção do conteúdo botânico relacionado a plantas medicinais ao currículo da Escola Municipal José Veríssimo ocorreu em 2007, a partir de uma pesquisa realizada na qual constatamos a necessidade de estabelecer a conexão entre os conteúdos curriculares e a realidade dos estudantes, valorizando dessa forma a cultura local. Trazer ao contexto escolar, o conhecimento acumulado por várias gerações sobre plantas medicinais, principalmente as cultivadas no quintal de casa, traduz o resgate das informações etnobotânicas que circulam no município de Óbidos. Em vista do exposto, o objetivo do presente estudo foi identificar as diferentes espécies de plantas medicinais conhecidas pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental e qual a importância que eles atribuem a esses vegetais no seu cotidiano tendo em vista a criação de uma horta de plantas medicinais na escola. |
METODOLOGIA: |
O estudo foi desenvolvido com duas turmas de 5º ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Veríssimo no Município de Óbidos – PA, no ano de 2009. Participaram deste estudo, 45 alunos, com idade entre nove e 12 anos, dos quais 25 meninas e 20 meninos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo as seguintes questões: 1. Você tem planta medicinal em sua casa? 2. Caso a resposta seja sim desenhe três dessas plantas e escreva o nome delas; 3. Onde essas plantas são cultivadas? 4. Qual é a importância das plantas medicinais no seu cotidiano e 5. Escreva o nome de uma planta medicinal que você gostaria de plantar na horta escolar. As respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo temático e quantificadas segundo o método proporcional. A análise dos desenhos foi feita por meio da análise do conteúdo da imagem e a frequência de ocorrência. A interpretação dos dados serviu de referência para o desenvolvimento do tema e para o planejamento e criação de uma horta de plantas medicinais na escola. |
RESULTADOS: |
Os dados obtidos por meio do questionário aplicados aos alunos indicaram que 100% deles têm plantas medicinais em sua casa, cujos registros icônicos foram: 1. Boldo (Plectranthos Barbatus) 20,7%; 2. Elixir Paregórico (Piper callosum) e Erva cidreira (Melissa officinalis) 12,6%; 3. Hortelã; (Mentha sp.) 10,4%; 4. Babosa (Aloe vera) e Arruda (Ruta graveolens L.) 9,6%; 5. Mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) 8,2%; 6. Coramina (Pedilanthus tilhymaloides Port.) 5,9%; e 7. Capim santo (Cymbopogon densiflorus), 5,2%. Quatro plantas menos desenhadas, totalizando 5,2%. As plantas são cultivadas no quintal de casa (75,6%), na casa do centro – espécie de sítio – (20,0%) e no jardim (4,4%). Para os estudantes as plantas medicinais são importantes porque servem para usar como remédio (80,0%), vender na feira (13,4%), ornamentar a casa (4,4%) e dar aos vizinhos (2,2%). Os alunos escolheram 1. Arruda (Ruta graveolens L.) 22,2%; 2. Boldo (Plectranthos Barbatus) e Elixir Paregórico (Piper callosum) 17,8%; 3. Babosa (Aloe vera) 13,3%; 4. Erva cidreira (Melissa officinalis) e Hortelã (Menta sp. ) 11,1% e 5. Amor crescido (Portulaca pilosa L.) 6,6%, para serem plantadas na horta escolar. |
CONCLUSÃO: |
As informações botânicas apresentadas neste estudo indicam que a diversidade de plantas medicinais citadas pelo aluno reflete o conhecimento popular que circula no município obidense. Este conhecimento deve se constituir como ponto de partida para o resgate e valorização dos conhecimentos etnobotânicos e, por conseguinte a sua ampliação. O cultivo nos quintais das residências nos chama atenção pela quantidade e a importância dada às diferentes finalidades, com destaque ao uso medicamentoso. Com o cultivo da horta de plantas medicinais o conhecimento do cotidiano foi aproveitado, sistematizado e ampliado. |
Palavras-chave: Etnobotânica, Plantas Medicinais, Horta Escolar. |