63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS PARA O ENSINO DA FÍSICA: MOVIMENTO UNIFORME EM FOCO.
Igor Luiz de Sousa Lopes 1
Jairo Rufino Marques 1
Samya Thalyta de Sousa Moreira 1
Talita de Brito Silva 1
Francisco Felisardo Sousa Júnior 1
Ruth Lima de Moraes 2
1. Depto. de Formação de Professores, Letras e Ciências, IFPI, Teresina/PI
2. Profa. Esp./Orientadora – Depto. de formação de Professores, Letras e Ciências, IFPI, Teresina/PI
INTRODUÇÃO:
Durante o ensino médio e nas séries finais do ensino fundamental é comum os alunos relatarem que a física é uma das mais difíceis áreas do conhecimento, sendo que a física é a ciência que mais tem contribuído para o contínuo avanço tecnológico do mundo em que vivemos. Contudo é evidente que o processo ensino-aprendizagem oferecido aos alunos é o responsável por essa separação significativa deles com o conhecimento científico. O ensino de física por vezes é orientado por professores despreparados que querem transmitir aos alunos hábitos, em vez de sistematizar mais adequadamente o conteúdo. Muitos métodos de ensino podem promover essas competências, mas uma estratégia que é primitiva a todos os outros e bastante importante para o desenvolvimento do conhecimento científico é a resolução de problemas. Nesse caso, é necessário que o problema seja uma situação-problema, pois dessa forma ele ganha também um novo sentido, passando a lidar com algo real e próximo do aluno. Portanto, essa pesquisa objetiva constatar que a utilização de situações-problemas nas aulas de física ativa a criatividade, pensamento interpretativo, reflexivo e lógico do aluno, comprovando em que medida a contextualização desses problemas colaboram para o aprendizado do mesmo.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na Unidade Escolar Zacarias de Góis, colégio da rede pública de ensino localizado no Centro de Teresina-PI, no qual foram convidados 20 alunos do primeiro ano do ensino médio, em que tiveram aulas expositivas com teorias e fórmulas sobre movimento uniforme com o professor titular, mas ainda não tinham resolvidos questões nem problemas sobre o assunto. Depois foi aplicado um questionário, para a coleta de resultados, dividido em dois momentos. No primeiro momento cada aluno teve a oportunidade de responder 02 problemas sem contextualização e com linguagem bem formal. Depois para esses mesmos alunos o pesquisador ministrou aulas contextualizadas com 03 situações-problemas, em que a partir destes foi possível concluir os assuntos anteriores abordado pelo professor titular, bem como as representações matemáticas, contando com a participação de boa parte dos alunos, chegando ao entendimento de todos no final, segundo eles. E por último, no segundo momento os alunos tiveram a oportunidade de solucionar 02 situações-problemas, sendo estas bem próximas da sua realidade. Após da aplicação do questionário, foi calculado o aumento de questões solucionadas do primeiro para o segundo momento do questionário.
RESULTADOS:
No primeiro momento, em que continha questões sem contextualização e aplicada após da aula expositiva de conteúdos ministrada pelo professor titular, das duas questões oferecidas, somente 15% alunos conseguiram responder completamente uma delas e a outra ninguém obteve a solução, dando um resultado de somente 7,5% dos problemas resolvidos nesse momento. Já no segundo momento do questionário, onde as duas questões finais eram situações-problemas segundo a realidade dos alunos e aplicada após a aula ministrada pelo pesquisador, 45% dos alunos responderam pelo menos uma das questões, obtendo a resolução de 32,5% das questões oferecidas. Então a razão da quantidade de questões respondidas pelos alunos pelo total de questões oferecidas aumentou em 25% após a prática da estratégia de resolução de situações problemas utilizada pelo pesquisador no ensino de movimento uniforme.
CONCLUSÃO:
Podemos perceber que no decorrer desse trabalho os alunos tiveram dificuldade na interpretação de questões, e o pouco interesse em chegar à solução de problemas que não tem relação com a sua realidade, mostrando também a insuficiência da aula expositiva em que só o professor informa determinado assunto aos alunos. Porém o interesse foi despertado por muitos quando ajudaram o pesquisador a solucionar situações-problemas, colaborando com sua participação e criatividade para a interpretação das questões, e quando foram desafiados a solucionar, sozinhos, problemas do seu contexto. Portanto, foi possível aumentar o aproveitamento de questões respondidas pelos alunos, pois a utilização de problemas contextualizados despertou, em boa parte dos alunos, o pensamento lógico e a criatividade na interpretação e no caminho para a solução de tais problemas.
Palavras-chave: Situações-problemas, Contextualização, Aprendizagem.