63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: A HISTÓRIA DA QUÍMICA |
Leila Aley Tavares 1 Silvina Rodrigues Neres 2 Ariel Lamonato 2 Alan Arreco 2 |
1. Depto. de Ciências Matemáticas e Naturais – CEUNES/UFES 2. Alunos de Graduação – Engenharia Química – CEUNES/UFES |
INTRODUÇÃO: |
Causar o interesse pelo conhecimento de química tem sido um dos grandes desafios encontrados pelos professores. A disciplina de química é considerada de difícil compreensão por muitos estudantes; considerando o material didático tradicionalmente utilizado e a metodologia de ensino, é perceptível o motivo do desinteresse da parte dos alunos. Em oposição, o lúdico desperta interesse por ser motivador, atraente e estimulante. A combinação de ensino com o lúdico em jogos didáticos possui a vantagem de, ao mesmo tempo ensinar, divertir e entreter com a finalidade de despertar maior interesse e compreensão na matéria estudada1. O uso de Jogos Lúdicos como ferramenta no ensino é um tema que tem sido muito discutido na literatura e sempre com excelentes resultados2. Por ser uma ação divertida, seja qual for o contexto aplicado, a utilização de jogos lúdicos para ensinar é uma opção provocante e que entretém o aluno com a missão de realmente fazê-lo compreender a disciplina aplicada. Esse trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, “A História da Química”, voltado para o ensino de química no Ensino Médio/Técnico com o intuito de disponibilizar um material complementar ao material didático tradicionalmente usado nas escolas. |
METODOLOGIA: |
Na primeira etapa do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de verificar na literatura os jogos didáticos já existentes para o ensino de química. Após escolher o tipo de jogo, de tabuleiro, foi preciso criar as orientações e regras para o mesmo, bem como decidir os conteúdos a serem trabalhados e fazer os cartões de perguntas. Para a criação dos jogos foi escolhido o assunto a ser trabalhado tendo como base o conteúdo programático da disciplina de química para as três séries do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo. Os jogos foram confeccionados manualmente e desenvolvidos de forma que coexistissem as funções lúdica e educativa. Após o desenvolvimento dos jogos os mesmos foram testados para verificação de erros e possíveis aperfeiçoamentos. O jogo de nome “A História da Química” consiste em um jogo de tabuleiro com 63 “casas”. O jogador deve lançar os dados e antes de andar o número de casas correspondentes ele deve responder a uma pergunta relacionada à matéria de química. O objetivo é chegar ao final do caminho com o maior número de perguntas respondidas corretamente. Nesse jogo, além do aluno aprender o conteúdo programático ele fica sabendo de várias curiosidades sobre a história da química. |
RESULTADOS: |
A primeira aplicação de “A História da Química” foi feita à turma de Ensino Médio/Técnico do curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo, em São Mateus – ES. Os alunos que participaram da “brincadeira” responderam um questionário cujo objetivo foi a verificação da eficiência em implementar os jogos didáticos no auxílio ao ensino de química. O jogo teve grande aceitabilidade por parte dos alunos. Com base no questionário respondido por eles, pode-se dizer que todos gostariam que a prática de jogos didáticos como material complementar deveria ser mais freqüente. Cem por cento dos alunos gostariam que a ligação entre entretenimento e ensino fosse aplicada também a outras disciplinas de difícil compreensão. Os alunos ainda caracterizaram “A História da Química” como um jogo criativo, interessante, eficiente, didático etc. Entretanto a maioria dos alunos responderam que somente 80% das perguntas de química representavam o conteúdo teórico visto em sala de aula. Com relação a isso ainda estamos trabalhando para melhorar essa estatística. Segundo os alunos, a conexão do lúdico com a aprendizagem contribuiu para uma melhor compreensão da teoria química. |
CONCLUSÃO: |
A partir dos resultados obtidos pode-se dizer que o jogo desenvolvido apresenta potencial como uma ferramenta didática complementar e vem contribuir para um melhor ensino da disciplina de química no Ensino Médio. Assim como outros materiais didático-lúdicos, a “A História da Química” desperta maior interesse nos alunos promovendo uma aprendizagem mais significativa em comparação com os métodos de ensino tradicional. Observou-se que a relação aluno-professor foi intensificada durante a atividade. Aproximar as pessoas envolvidas é, realmente, uma característica do lúdico. Os estudantes se divertiram durante os jogos e se mostraram determinados em estudar mais para as próximas atividades. Este trabalho possibilitou disponibilizar um novo recurso didático capaz de auxiliar o professor no seu ambiente de trabalho. Com os jogos didáticos o conhecimento se processa com mais facilidade e os alunos conseguem ter um rendimento melhor em relação aos conceitos apresentados. _____________________ 1 GILLESPIE, R. G. What is wrong with general chemistry course? Journal of Chemical Education. V.68, p.192. 1991 2 NEVES, L. O. R. Artigo: O lúdico nas interfaces das relações educativas. Disponível em: >http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.htm, acesso em 12 ago. 2007 |
Palavras-chave: Jogos didáticos, Atividade lúdica, Ensino de Química. |