63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
PRODUÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO CASCAS DE MEXERICAS (Citrus sp.) |
Maria do Socorro Lopes Pina 1 Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1 Minancy Gomes de Oliveira 1 |
1. Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano 2. Escola de referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano 3. Escola de referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano |
INTRODUÇÃO: |
Os aromas têm sido utilizados pela humanidade desde seus primórdios, e esta prática chegou a levar certas espécies vegetais e animais, à beira da extinção. A química dos perfumes é uma atividade econômica crescente e importante fonte de renda para muitos países. Os primeiros perfumes surgiram provavelmente associados a atos religiosos, quando o homem descobriu o fogo. Os deuses eram homenageados com a oferenda de fumaça proveniente da queima de madeira e de folhas secas. Daí o termo ‘perfume’ originar-se das palavras latinas per (que significa origem de) e fumare (fumaça). Entretanto, a arte da elaboração do perfume nasceu no Egito transpondo os limites dos tempos e das pirâmides transformando- o em um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos. Pensando nisso, os químicos estudaram os óleos essências e conseguiram identificar quantos e quais componentes estão presentes, e assim foi possível criar os perfumes sintéticos, que são mais baratos e não prejudicam a natureza. Diante dessa realidade, e com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos nossos estudantes acerca das essências, realizamos em laboratório a extração do óleo essencial das mexericas (Citrus sp.), de modo artesanal. |
METODOLOGIA: |
A experiência foi desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, situada na Rua da Aurora, 703 - Santo Amaro Recife-PE. Participaram seis estudantes da Vivendo Ciências – 2009. A experiência procedeu da seguinte forma: 1) levantamento das concepções prévias e leituras em diferentes fontes sobre: essências, perfumes, aromas, seu histórico e métodos de extração; 2) Obtenção da essência de mexericas por meio da técnica de extração da seguinte forma: esprema, com os dedos, a casca das mexericas sobre a água. Agite o copo com movimentos suaves e circulares e deixe em repouso por 5 a 6 minutos. Transfira, cuidadosamente, todo o conteúdo do copo para o funil de decantação, esperando por 2 minutos a água ficará na parte de baixo e o óleo essencial na parte de cima. Deixe passar toda a água, de modo que apenas o óleo essencial fique no funil. Transfira o óleo para um becker e depois o aspire com uma pipeta, faça a leitura do volume e estime, usando regra de três, a quantidade aproximada de mexericas necessária para obter 1 L de óleo essencial; 3) Diluição do óleo essencial para a produção de aromatizante. |
RESULTADOS: |
Observamos que os estudantes mostraram-se bastante motivados na produção do óleo essencial de mexericas partindo de uma matéria-prima que seria descartada. O que levou a idéia de produzir aromatizante em prol de minimizar os custos da escola com desinfetantes utilizados nos sanitários. Como o fio condutor do processo tratou de um problema real, o seu esclarecimento extrapolou os limites das disciplinas, isto nos levou constantemente a fazer referências e interligações com as demais disciplinas. Durante a vivência deste trabalho pudemos destacar uma aprendizagem bastante significativa da língua portuguesa facilitada pelos textos lidos e ações práticas no laboratório. Quanto à matemática esteve presente em várias situações tais como questões mencionadas aos cálculos da regra de três, a biologia preocupou-se em ampliar os conhecimentos por este fruto, no que se referem as suas diferentes utilizações. Já a química enfatizou os conteúdos sobre misturas, processos de separação, destilação e suas etapas, proporcionando assim, uma visão abrangente da extração do óleo essencial da mexerica (Citrus sp.) e a produção do aromatizante. |
CONCLUSÃO: |
Sendo assim, a realização do experimento pelos estudantes mostrou um significativo avanço na construção e aquisição do conhecimento no âmbito interdisciplinar. Além de promover uma conscientização em utilizar matéria-prima descartável para a produção de aromatizantes. Promovendo desta forma, o resgate da cidadania e a integração social, elevando a autoestima, desenvolvendo um olhar crítico e possibilitando formar uma sociedade mais consciente através da utilização de matéria-prima que seria levada ao lixo. |
Palavras-chave: perfume, óleo essencial, aromatizante. |