63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO 5º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS.
Adonias de Almeida Bessa 1
Odilene Rocha Dias 2
Andrezza Belota Lopes Machado. 3
1. Graduado do curso de pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas
2. Graduada do curso de pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas Monitora
3. Prof.Msc.orientadora da Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Dentre as múltiplas temáticas que envolvem a Educação Especial, nesta pesquisa optamos estudar sobre a educação de pessoas com deficiência visual, buscando analisar o processo de inclusão em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Manaus, mais especificamente em uma turma de 5º. ano do Ensino Fundamental.
A pesquisa teve como objetivo geral: analisar o processo de inclusão do estudante com deficiência visual no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual da zona norte de Manaus, na perspectiva de compreender como o professor pode colaborar para o seu desenvolvimento e aprendizagem. E como objetivos específicos: 1) Identificar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem do aluno com deficiência visual na classe regular do Ensino Fundamental; 2) Reconhecer como os professores oportunizam o acesso à informação e ao conhecimento sistematizado aos alunos com deficiência visual na classe regular; e, 3) Analisar as estratégias e recursos pedagógicos utilizados para o atendimento ao aluno com deficiência visual garantem sua efetiva aprendizagem
METODOLOGIA:
Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados instrumentos como a observação participante e a entrevista semi estruturada com os sujeitos participantes da pesquisa, relacionadas à temática do trabalho de conclusão de curso. Após a vivência da pesquisa e a coleta de dados, foram organizadas para análises, fundamentadas pelo método de análise de conteúdo, as seguintes categorias:
O processo ensino-aprendizagem do aluno com deficiência visual. Ações para a garantia do acesso às informações e ao conhecimento sistematizado aos alunos cegos. Estratégias e Recursos específicos para o atendimento ao aluno cego.
RESULTADOS:
A pesquisa destaca que, na busca por garantir o direito de acesso e permanência da criança deficiente à educação, há necessidade de investir na qualificação do docente, nas adaptações curriculares, no atendimento educacional especializado, na adequação da estrutura física das escolas, e garantia de recursos didáticos e tecnológicos para que o processo de ensino-aprendizagem seja bem sucedido.
Nesse sentido, na perspectiva de garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência na escola, principalmente do aluno cego, foco de atenção deste projeto, é necessário, em primeiro lugar, compreender a realidade da escola, as necessidades de cada aluno incluído e dos contextos de socialização e aprendizagem, para que possamos analisar as possibilidades, desafios e perspectivas da educação na perspectiva inclusiva. Para tanto, acreditamos que foi necessário observar o desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola regular, sendo possível a partir do estágio curricular do curso de Pedagogia, a pesquisa no 5º. Ano do Ensino Fundamental, possibilitando analisar uma realidade, uma vivência do processo educacional inclusivo no cotidiano escolar de uma escola estadual da cidade de Manaus.
CONCLUSÃO:
A oferta do atendimento educacional especializado se configura como um suporte da educação especial para a educação regular, sendo fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante com necessidades especiais a participação. O acesso a esse suporte precisa ser garantido pela escola e pela família, evitando assim, que dependa da iniciativa particular e pessoal do professor. Para isso, o professor, na educação inclusiva, precisa ser preparado para lidar com as diferenças, com a singularidade e a diversidade de todas as crianças e não com um modelo de pensamento comum a todas elas.
No que diz respeito à realidade de como estão atuando os professores da escola regular onde foi desenvolvida a pesquisa, percebe-se que o processo de inclusão tem sido uma realidade e com muita dedicação os envolvidos nesse processo demonstram interesse em se aperfeiçoar, apesar das dificuldades encontradas para realizar um bom trabalhado, haja vista, a falta de formação e preparo, para lidar com as múltiplas dificuldades que apresenta um estudante com deficiência visual inserido no ensino regular.
Palavras-chave: Educação Especial – Inclusão- Formação de Professores