63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
PÚBLICO PARTICIPANTE E PERCEPÇÕES DO VI SEMINÁRIO NACIONAL ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
Roger Fazollo 1,2 Carlos Wagner Costa Araújo 1,2 Marcos Antonio Pinto Ribeiro 1,2 Rozzanna Esther Cavalcanti Reis de Figueirêdo 1,2 |
1. Espaço Ciência e Cultura - ECC/UNIVASF 2. Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF |
INTRODUÇÃO: |
O VI Seminário Nacional ABC na Educação Científica teve por objetivo promover uma reflexão teórica e prática sobre o ensino de ciências e apresentar para professores e estudantes o mais recente debate sobre a temática, além de discutir o papel dos centros e museus de ciência na educação científica. O evento foi promovido pela Academia Brasileira de Ciências e organizado pelo Espaço Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco – ECC/UNIVASF. O objetivo deste estudo foi analisar o público participante do VI Seminário Nacional ABC na Educação Científica. |
METODOLOGIA: |
O seminário foi realizado no Complexo Multieventos da UNIVASF, Juazeiro, BA, nos dias 26 e 27 de novembro de 2010. As inscrições foram disponibilizadas on line. Os dados foram armazenados em Microsoft Excel e dispostos em colunas contendo nome, categoria acadêmica, participação em oficinas e apresentação de trabalhos. Foram utilizados filtros para cada coluna de dados, o que possibilitou separar os participantes por categorias. |
RESULTADOS: |
Os participantes tiveram a oportunidade de mostrar atividades através de pôsteres, fazer oficinas interativas e dialogar com pesquisadores dos centros e museus de ciência do Brasil. Foram registradas 439 inscrições, sendo 17 estudantes do ensino médio e 262 do ensino superior, de 29 cursos distintos. Ciências da Natureza foi o curso mais representativo, com 79 inscritos. Dentre os professores, 2 foram da educação infantil, 38 do ensino fundamental I, 29 do ensino fundamental II, 36 do ensino médio e 29 do ensino superior. Os demais inscritos foram gestores de escolas, coordenadores pedagógicos, servidores de secretarias de educação e educadores de movimentos sociais. 304 inscritos optaram por participar das oficinas e 33 inscreveram trabalhos. Compareceram ao evento 298 participantes, 67,88% dos inscritos, de 25 cidades e 8 estados das regiões Nordeste e Sudeste. Desses, 159 (53,35%) foram alunos do ensino superior. Participaram de oficinas 231 (77,51% dos participantes e 75,98% dos inscritos nas oficinas) e apresentaram trabalhos 21 participantes (7,04%), sendo 63,63% que inscreveram trabalhos. Outras informações podem ser obtidas no Relatório Técnico do VI Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica no link www.univasf.edu.br/~ecc/imagens/reletorio_abc.pdf. |
CONCLUSÃO: |
A participação de menos de 70% dos inscritos no evento, pode ter ocorrido em razão da falta de cultura na região em participação em eventos, da pouca articulação das secretarias municipais de educação, tanto na divulgação quanto na liberação dos professores, da gratuidade das inscrições ou do pouco tempo para programação dos inscritos, uma vez que o evento foi organizado em curto espaço de tempo. No entanto, muitos foram os pontos positivos, como a divulgação dos pólos de educação científica do Nordeste, a repercussão do evento a nível local, a elevada participação de alunos de cursos de licenciatura e a oportunidade de diálogo com autoridades da educação científica do Brasil. |
Palavras-chave: Público Alvo, Seminário, Educação Científica. |