63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
Formação dos Coordenadores da Biblioteca Escolar e Central de Tecnologias: Os recursos das TICS para a ampliação das ações pedagógicas nos ambientes tecnológicos da Escola
MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE CRAVEIRO 1
1. Especialista em Informática na Educação
INTRODUÇÃO:
A mudança da função do computador como meio educacional acontece justamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor.
“A verdadeira função é a de criar condições de aprendizagem, o professor deixa de repassar o conhecimento - o computador pode fazer isto – e passa a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. As novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser um importante aliado neste processo que estamos começando a entender” (Valente, 2004).
Portanto a formação para os professores/coordenadores das Centrais de Tecnologias(CT) e Biblioteca Escolar (BE) , visa possibilita a transformação da informação em conhecimentos, de maneira dinâmica e inovadora com o uso do computador/ Notebook e todas as tecnologias existentes na escola. Tendo sempre como foco o professor/coordenador, deste modo a tecnologia não é tratada como um ação prática tecnológica, e sim como suporte pedagógico para a construção de novos conhecimentos.
O projeto foi dividido em dois momentos: o primeiro: os recursos básicos do computador (hardware e software) e da Internet(navegação e criação de Emails) e o segundo : Histórias em quadrinhos utilizando o software Hagá Quê, filmes em tirinhas utilizando o Movie Make, e construindo video utilizando o E.M Powerpoint, converter, O DVD Escola, construção de blogs e sites.
METODOLOGIA:
Utilizando uma metodologia participativa, através da cooperação interação entre os professores/Coordenadores para que os mesmos possam fazer a aplicação prática das teorias, a produção de materiais, e a publicação dos mesmos na internet, dando um novo sentido ao fazer pedagógico na escola.
RESULTADOS:
A principio tivemos uma algumas resistências na participação dos coordenadores/professores, pois muitos que estão lotados nas Centrais de Tecnologias(CT) e Biblioteca Escolar(BE), são professores readaptados ou que estão perto de se aposentar. Porém procuramos fazer um trabalho de sensibilização e de conquista dos mesmos, mostrando a importância da CT e da BE como espaços de ampliação das possibilidades pedagógicas para os alunos e professores, e como seria importante sua formação para atendê-los as novas necessidades da escola atual.
CONCLUSÃO:
Podemos concluir que a formação para os professores/coordenadores das CT e BE, foi muito importante, pois os mesmos começaram a desenvolver um novo olhar para os espaços da CT e BE saindo da passividade para revindicar melhores condições de trabalho, para por em prática tudo que aprenderam na formação e assim poder atender alunos e professores da escola de forma significativa.
Palavras-chave: resistência, formação, novo olhar.