63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CARTUNS COM FOCO NO PROCESSO INFERENCIAL
Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo 1
Eliana Melo Machado Moraes 2
1. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás - UFG
2. Profa. Dra./ Orientadora – Faculdade de Letras - UFG
INTRODUÇÃO:
Este trabalho analisa atividades de interpretação textual de um livro didático, do nono ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender as estratégias utilizadas para a leitura e construção de sentidos nos cartuns nele existentes e verificar se, de alguma forma, essas atividades proporcionam aos alunos trabalharem a habilidade inferencial. Baseado nas concepções de “língua” e “texto” de autores da Linguística Textual, esse estudo defende o argumento de que a inferência é parte integrante do processo de compreensão textual, pois é através dela que o leitor constrói novos conhecimentos a partir de dados previamente existentes em sua memória. A justificativa para a realização dessa pesquisa reside no interesse por compreender como o livro didático, instrumento de maior utilização por parte dos professores, tem abordado o processo inferencial, uma vez que os resultados da Prova Brasil de 2009 evidenciam a dificuldade dos alunos para lidar com a habilidade de gerar inferências no ato da leitura. Para tanto, esse trabalho é composto por quatro seções: apresentação da fundamentação teórica que subsidia a pesquisa; breves considerações acerca de gêneros discursivos e gêneros textuais, mais especificamente sobre o cartum; apresentação da análise; e considerações finais.
METODOLOGIA:
A análise dos dados foi realizada tomando os seguintes critérios: descrição dos meios utilizados pelos autores do livro para que o aluno possa identificar os sentidos que os cartuns repassam; observação das estratégias adotadas pelos autores para trabalhar o processo inferencial por meio dos cartuns no livro didático; análise dos contextos em que cada cartum está inserido; e verificação da quantidade de questões que proporcionam trabalhar o processo inferencial.Optou-se pela pesquisa qualitativa pelo fato de ela ser composta por um conjunto de atividades interpretativas, que possibilita ao pesquisador a liberdade de utilizar metodologias que se adéquem ao estudo, o que proporciona melhores condições para atingir os objetivos da pesquisa e os critérios de análise ora delineados. Para o exame do corpus dessa pesquisa foi utilizada uma metodologia científica apoiada nos procedimentos da análise documental, isso porque o objeto de investigação foi somente o livro didático do nono ano do Ensino Fundamental, da coleção “Português: Linguagens”, sendo importante, portanto, ressaltar que o foco desse estudo está nas questões de interpretação referentes aos três cartuns selecionados e não na análise dos sentidos que cada cartum engendra.
RESULTADOS:
Os cartuns analisados estão inseridos em duas unidades didáticas do livro e cada uma dessas unidades aborda um tema específico, como “Valores” (cartum 1) e “Nosso tempo” (cartuns 2 e 3). De modo geral, é possível perceber que as atividades de interpretação referentes aos cartuns levam os alunos a apreender os sentidos apoiados em diversas pistas orientadoras como, por exemplo, o contexto em que eles estão sendo estudados. Contexto que compreende o tema do capítulo, o texto central e as questões de interpretação. A intenção dos autores do livro ao colocar os cartuns ora na seção central do capítulo, ora na seção “Cruzando Linguagens”, parece ser a de provocar nos alunos reflexões que os façam reforçar a compreensão do tema central do capítulo, bem como estabelecer relações de sentidos entre textos. Ao utilizar esse recurso, os autores do livro trabalham nos alunos o processo inferencial. Porém, notamos que a quantidade de questões destinadas a esse trabalho é menor se comparadas à quantidade de questões que trabalham a abordagem de aspectos descritivos e explícitos do texto.
CONCLUSÃO:
A análise realizada revelou que algumas das estratégias adotadas pelo livro didático para trabalhar o processo inferencial são: a utilização de questões que estabelecem relações entre textos; o fornecimento de pistas e/ou informações orientadoras de sentido; e a abordagem do cartum dentro de um contexto específico. Sendo assim, foi constatado que o livro didático utiliza de estratégias diversificadas na abordagem da inferenciação. Por mais que o trabalho com o processo inferencial nesse livro possa ter aparecido com menor frequência se comparado ao trabalho com a habilidade de localizar informações explícitas, não se pode negar que o livro apresenta uma quantidade de questões consideráveis que proporcionam o desenvolvimento da habilidade de inferir. A natureza das questões de interpretação referentes aos cartuns pode ser caracterizada de duas maneiras: uma que tem por objetivo fazer com que o aluno recupere alguns conhecimentos armazenados em sua memória, e outra que tem o intuito de levar à interpretação do cartum por meio do processo inferencial.
Palavras-chave: Livro didático, Processo inferencial, Cartum.