63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
MICROSCÓPIO SIMULADO EM REALIDADE VIRTUAL AUMENTADA (MIRA) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Joana Cristina Neves de Menezes Faria 1 Adriana Maria Antunes 1 Alex Rodrigues Gomes 1 Mayara Lustosa de Oliveira 2 Ana Flávia Vigário 1 Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais 1 |
1. Profa. Ms./ ETAEB/ICB - UFG 2. Msc./ ICB - UFG 3. Biólogo./ ICB - UFG 4. Msc./ IB - UNICAMP 5. Profa. Ms./ Depto de Ciências Biológicas - UFG - Catalão 6. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Morfologia - UFG |
INTRODUÇÃO: |
As tecnologias educacionais vem sendo utilizadas em diversas áreas do conhecimento e tem como principal finalidade enriquecer e propiciar um aprendizado mais prazeroso e dinâmico. A utilização de tais instrumentos de trabalho interfere de forma satisfatória no processo de ensino-aprendizagem visto que recursos tecnológicos são intensamente utilizados no cotidiano. Atender as expectativas dos estudantes na era tecnológica faz parte do planejamento prático pedagógico do educador. Nesse sentido, o presente trabalho relata a criação e uso do Microscópio simulado em Realidade virtual Aumentada (MIRA) desenvolvido para o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB). O MIRA possui recursos didáticos que permitiram aos pós-graduandos o conhecimento do aparelho, seus constituintes e suas respectivas funções, bem como, a análise de lâminas histológicas de diferentes tecidos animais e vegetais visualizados virtualmente, tendo em vista o fato de que os estudantes não podem se deslocar à universidade. O objetivo do trabalho foi analisar as experiências de ensino-aprendizagem para discentes por meio do uso de um microscópio virtual, além de verificar a relação e o aproveitamento dos estudantes com o uso da tecnologia educacional desenvolvida. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi direcionada a um público de 119 alunos do curso de pós-graduação (ETAEB) de diferentes localidades (Anápolis-GO, Inhumas-GO, Iporá-Go, Goianésia-GO, Formosa-GO e Votuporanga-SP) e com diferentes formações acadêmicas (Biologia, Biomedicina, Fisioterapia, Pedagogia, Física, Química, História, Medicina Veterinária e Ciências Sociais). A maioria desses educandos são profissionais da educação nas redes municipais e estaduais de ensino básico com faixa etária entre 21 e 57 anos. A experiência didática com uso do MIRA foi realizada e avaliada durante a disciplina de Fundamento de Biologia Celular e Tecidual para o Ensino na Plataforma Moodle, mais especificamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ETAEB. O MIRA possui uma tecnologia que o difere de outros modelos virtuais, são os marcadores de realidade aumentada que se assemelham a fichas contendo imagens que a webcam do aluno deverá decodificar e então serem projetadas as imagens na tela do computador. A coleta de dados foi feita por meio do uso de questionários com perguntas fechadas dicotômicas, baseando-se na literatura de Marconi & Lakatos, 1996. Avaliamos a evolução das concepções dos estudantes sobre ensino, conteúdo, metodologia e a funcionalidade do AVA com utilização especificamente do MIRA. |
RESULTADOS: |
O resultado do presente estudo nos permitiu verificar que todos os pós-graduandos consideraram importante o uso do recurso midiático no ensino de Biologia celular e tecidual na educação à distância (EAD). Além disso, 100% dos estudantes acharam importante e possível ensinar e aprender por meio do MIRA. O estudo com uso do recurso virtual gerou interesse pelo conteúdo trabalhado em 98% dos alunos, assim como aplicabilidade no dia-a-dia dos mesmos. Já em relação à motivação pela inovadora tecnologia aplicada tivemos o relato de 97%. E por último quanto à aplicação pessoal tivemos o percentual de 89%. Todos esses resultados puderam evidenciar que realmente a prática pedagógica alternativa, dinâmica e tecnológica traz como fato a satisfação e rendimento no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Biologia celular e tecidual para alunos da EAD. Mediante esses dados obtidos podemos concluir a necessidade de criação e/ou aprimoramento de diversas alternativas tecnológicas que podem servir de grande utilidade para o crescimento intelectual e profissional do público alvo. Assim acreditamos que novas pesquisas devem ser realizadas a fim de enriquecer e desenvolver alternativas de ensino mais eficazes baseadas no contexto em que o aluno encontra-se, seja ele presencial ou à distância. |
CONCLUSÃO: |
Pelas análises descritas acima, pode-se concluir que o cuidado em planejar, criar, aplicar e avaliar diferentes propostas tecnológicas para o ensino traz resultados satisfatórios o que nos motiva a prosseguir os estudos com inovações para o contexto da sala de aula. As pesquisas devem buscar diferentes maneiras de atender os educandos em suas particularidades proporcionando um aprendizado igualitário. Neste sentido, o MIRA teve grande destaque no ensino à distância proporcionando uma experiência diferenciada e bastante acessível ao aluno desta modalidade. Tanto os pós-graduandos quanto os professores do curso em EAD consideraram o MIRA uma excelente ferramenta didática. Nossas expectativas foram alcançadas, pois foi promovido aos pós-graduandos em suas localidades o Ensino da Biologia celular e tecidual de forma virtual. Enfim, o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB) foi capaz de produzir, ensinar, promover, elaborar, aplicar e testar uma inovadora tecnologia para o público-alvo com excelente qualidade. |
Palavras-chave: MIRA, Ensino a distância, Biologia celular e tecidual. |