63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
POLÍTICA E RELIGIÃO NO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO (1947 – 1972)
Lara de Fátima Grigoletto Bonini 1
Frank Antonio Mezzomo 2
1. Depto de Turismo e Meio Ambiente, UEPR, Campo Mourão/PR
2. Prof. Orientador, Curso de História, UEPR, Campo Mourão/PR
INTRODUÇÃO:
Inúmeras pesquisas oriundas da Antropologia, da História, da Sociologia, somente para citar algumas áreas do conhecimento, problematizam acerca da expressão pública da religião e da religiosidade, sobretudo na contemporaneidade. Na pesquisa, buscou-se identificar e analisar em que medida o campo religioso foi tematizado desde a primeira eleição municipal, ocorrida em 1947, até a sexta composição legislativa ocorrida durante o Governo Militar, no ano de 1972. Constam como problemáticas da pesquisa o estudo da formação política de Campo Mourão com ênfase no legislativo municipal; o dimensionamento das implicações teórico-metodológicas ao vincular o campo político e o campo religioso para, ao final, esboçar algumas especulações sobre a relação da religião e da política legislativa ocorrida em Campo Mourão com o contexto regional e nacional.
METODOLOGIA:
Para consecução de tal pesquisa, privilegiou-se a análise das pautas das sessões da Câmara, a proposição de decretos de leis, as homenagens, títulos e menções honrosas concedidas para agentes representantes do campo religioso. Constaram ainda entre os procedimentos metodológicos adotados o levantamento e leitura de bibliografia quanto à caracterização e problematização do campo religioso e político e a teorização sobre o fenômeno da secularização e laicização do Estado, além das consultas ao acervo da Biblioteca Pública e do Museu Municipal com leitura de livros que tratam da ocupação e colonização da Mesorregião Centro Ocidental que, sobretudo, historicizam o desenvolvimento político e administrativo de Campo Mourão. Tornou-se, também, imprescindível a pesquisa a averiguação in loco nos arquivos da Câmara Municipal tendo como objetivo investigar as relações históricas entre poder legislativo e as religiões. Outra fonte de valor histórico para a pesquisa são os boletins de urnas obtidos desde a primeira legislatura, publicados pela Justiça Eleitoral do Paraná em que são encontradas informações como o nome, o partido, a quantidade de votos, a condição de eleitos ou de suplência de todos os candidatos concorrentes ao legislativo de Campo Mourão.
RESULTADOS:
A pesquisa analisou as implicações político-religiosas presentes no transcorrer das seis legislaturas correspondentes aos anos de 1947 a 1972. A dilatação das fronteiras entre os campos político e religioso influenciam na historicidade local, em que as manifestações simbólico-religiosas interagem, com a formação política e administrativa do município. Tornou-se possível, conjecturar afinidades religiosas por parte de vereadores, inseridos nas condutas políticas partidárias e também nos preceitos religiosos, como membros e representantes das instituições. Constataram-se, ainda, a diversidade de instituições religiosas beneficiadas tendo o auxílio do poder executivo e legislativo, com amparos financeiros, de doação de terrenos para construção de templos ou com a declaração de Utilidade Pública, configurando na formação histórica das religiosidades no município. Entre as entidades beneficiadas constam a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Congregação Cristã do Brasil, a Catedral São José, a Comunidade Evangélica Luterana, o Centro Espírita, o Instituto Luterano Livre e a Igreja Assembléia de Deus. É possível concluir acerca da aparente harmonia entre as mais diversas simbologias religiosas e o poder legislativo mourãoense.
CONCLUSÃO:
Sob as perspectivas expostas, verificou-se que as manifestações religiosas não estão restritas a espaços determinados, mas tornam-se aspectos influentes nos mais alternados agentes sociais. De tal modo, a referência religiosa perpassa historicamente à esfera pública em que as organizações religiosas se vêem e são vistas como parte da sociedade civil. Adentrando nos meandros do poder legislativo, as entidades são subsidiadas por meio dos componentes da casa laica que atuam em favor de instituições simbólicas religiosas. Os apontamentos apresentados corroboram com a conclusão do cientista social Joanildo Burity quando afirma que não se pode mais ignorar a visibilidade pública das religiões. Ainda que a sociedade seja proclamada como secularizada, a conotação religiosa evidencia-se em caracteres sociais e públicos. Objetivando contribuir na discussão quanto à política regional e a inserção religiosa, o estudo registrou e discutiu os indícios e afinidades entre o campo religioso e político, no legislativo municipal de Campo Mourão entre 1947 e 1972.
Palavras-chave: Campo religioso, Campo político, Legislativo municipal.