63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
IDENTIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA |
Thiago Wedson Hilário 1 Sandra Isabel Chaves 2 |
1. Departamento de Especialização Lato Sensu, Faculdade Delta, Goiânia/GO 2. Profª. Ms./Orientadora - Departamento de Especialização Lato Sensu, Instituto Consciência GO, Faculdade Delta, Goiânia/GO |
INTRODUÇÃO: |
Tem-se por objetivo discutir a identidade docente do graduando de Pedagogia desde a implantação do curso no Brasil durante o período colonial até os dias atuais, em pesquisa realizada numa Instituição de Ensino Superior Privada. Baseando-se na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Pedagogia (2006). Trazendo os conhecimentos de pensadores que se destacam na caracterização da identidade docente como Brzezinski, Pimenta, Libâneo e Enquita citados nesta construção de conhecimentos, e estudos comparados sobre a maturação da formação da identidade profissional de acadêmicos ingressos e concluintes. |
METODOLOGIA: |
Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica orientada sob a visão dos principais estudiosos na formação da identidade docente, buscando conhecimentos sobre a implantação dos cursos superiores no Brasil, em especial o curso de Pedagogia, após este estudo realizou-se a pesquisa empírica tendo como campo a Faculdade Padrão (unidade III – Dergo) durante o mês de abril de 2010, com os acadêmicos do turno noturno. Com o intermédio de um questionário elaborado com questões objetivas e subjetivas a fim de qualificar os grupos pesquisados, sendo o grupo A – quarenta acadêmicos do primeiro período- e grupo B – trinta e um concluintes do oitavo período- ambos do curso em estudo. Após a coleta de dados, realizou-se a tabulação dos resultados, e apresentação em forma de gráficos para melhor compreensão do leitor com suas respectivas análises. |
RESULTADOS: |
Durante a pesquisa foi observado que dos setenta e um entrevistados apenas três pertenciam ao sexo masculino, que justificaram serem poucos por motivos de preconceito social, com variação etária de vinte a cinqüenta e cinco anos de vida, que se declararam brancos e pardos quando questionados em que cor de pele se enquadrariam, também foi observado as localidades de residência, estas que se localizam na região metropolitana de Goiânia com distâncias médias de vinte a quarenta quilômetros da capital, de acordo com os entrevistados a maioria exerce atividade remunerada como forma de ajuda nas despesas familiares, onde nem sempre o trabalho realizado condiz com a área em formação. Ao questionar os motivos de escolha por aquela Instituição de Ensino Superior parte dos grupos pesquisados responderam terem considerado a localização e a qualidade do ensino da IES e a escolha pelo curso de Pedagogia foi pela afinidade com o campo de trabalho, fato confirmado no próximo questionamento que evidenciou que as maiorias dos entrevistados após a conclusão do curso superior pretendem exercer a função de docentes no ensino fundamental, por fim grandes partes dos grupos pesquisados concordam que a aceitação das más condições de trabalho é o principal motivo para a desvalorização da Pedagogia. |
CONCLUSÃO: |
Acredita-se que estudos que demonstrem as lutas pela formação docente de qualidade e sua caracterização visem em meio à sociedade civil, a valorização e o fortalecimento da profissão docente, aqui o Pedagogo, sobressaindo de uma jornada de exclusão, desvalorização e indefinição. Articulando o trabalho autônomo e a preocupação de construir uma sociedade letrada, justa e democrática em sua definição denotativa. Ao analisar a identidade do profissional da Pedagogia em formação acadêmica percebe-se que a construção da identidade profissional Pedagogo ainda está em construção, e esta formação envolve-se nos eixos da capacitação: formativa, organizacional, ético–reflexiva e na prática pedagógica. Observa-se que a Pedagogia firma-se em todo o país capacitando profissionais que atuaram em instituições de ensino como supervisor escolar, orientador educacional, administrador escolar e antes de tudo: docentes. |
Palavras-chave: Curso de Pedagogia, Construção, Identidade Profissional. |