63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
HIDROPONIA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR E SUSTENTÁVEL PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.
Nilton Nélio Cometti 1
Luciano de Oliveira Toledo 2
Derly Júnior Furtado de Melo 1
Eder Wilson Lehrbach Pereira 1
Marinaldo Francisco Zanotelli 1
1. Prof. Dr./ Orientador - Setor Horticultura - IFES Campus Itapina
2. Prof. Dr. - IFES Campus Itapina
3. Aluno bolsista FAPES - IFES Campus Itapina
4. Técnico Agrícola - Setor Horticultura - IFES Campus Itapina
5. Prof. MSc. - Setor Horticultura - IFES Campus Itapina
INTRODUÇÃO:
Dentro do universo de conceitos usados na agricultura atual, a sustentabilidade é um destaque na atividade agropecuária e a hidroponia se destaca neste aspecto, pois apresenta tem alta eficiência energética na utilização de água e nutrientes.
O termo Hidroponia tem sido utilizado genericamente no Brasil para designar o cultivo sem solo. As plantas são cultivadas fora do ambiente natural por meios artificiais de sustentação e de fornecimento de nutrientes, água e oxigênio.
A partir de meados da década de 1990, as Escolas Agrotécnicas adotaram o sistema hidropônico NFT como parte do conteúdo programático de horticultura. Durante os últimos 13 anos a EAFCOL (altual IFES – Campus Itapina) também se utiliza da técnica para fins didáticos. A experiência pedagógica tem mostrado que é possível avançar no ensino de horticultura, utilizando-se a hidroponia como ferramenta pedagógica no desenvolvimento dos conteúdos programáticos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
O objetivo do presente trabalho é investigar novas abordagens para os conteúdos programáticos dos PCNs, contextualizadas com o cultivo hidropônico, com o intuito de auxiliar professores e alunos no processo ensino-aprendizagem interdisciplinar.
METODOLOGIA:
Fica clara a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio durante o exercício deste estudo, mostrando como o ensino médio integrado à educação profissional rompeu com a dualidade que historicamente separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil. A dicotomia institucionalizada pelo Decreto 2.208/97 foi revogada pelo Decreto 5.154 de julho de 2004, oportunizando uma nova forma de conciliar conhecimentos e ações pedagógicas na prática do ensino integrado, que pressupõe a utilização da interdisciplinaridade como prática fundamental para a conquista das competências profissionalizantes.
A metodologia empregada no presente estudo baseou-se na descrição das possibilidades pedagógicas do uso do ambiente tradicionalmente empregado no cultivo hidropônico. Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada a partir do levantamento de parâmetros curriculares passíveis de contextualização na hidroponia.
RESULTADOS:
Os PCNs abordam os conteúdos atualmente trabalhados no ensino médio e, no curso técnico em agropecuária, os PCN devem ser cumpridos, além daqueles das competências que compõem a parte profissionalizante do curso.
A aplicação dos conteúdos abordados nos PCNs foi identificada, a partir deste trabalho, em diversas áreas do conhecimento, quais sejam: (1) cálculo de geometria no dimensionamento da estrutura do cultivo hidropônico; (2) cálculo da declividade do canal hidropônico; (3) formulação de soluções químicas no preparo da solução nutritiva, utilizando-se conceitos de molaridade, substâncias químicas (sal – ácido - base), aplicação de conhecimentos sobre a manipulação de elementos químicos (massa atômica e molecular); (4) cálculo de proporção e regra de três; (5) aplicação da Lei de van’t Hoff no cálculo da velocidade de reações químicas; (6) observação da biologia do crescimento vegetal (7) estudo da fotossíntese líquida; (8) aplicação de conceitos de ótica; (9) estudos de mecânica, eletricidade e hidráulica (irrigação); (10) o estudo de história abordando os primeiros cultivos hidropônicos nos jardins suspensos da Babilônia; (13) a abordagem sociológica atribuída ao movimento da agricultura urbana e da agricultura familiar, entre outras.
CONCLUSÃO:
Este resumo não tem a pretensão de esgotar o potencial que a hidroponia oferece ao ensino agrícola como suporte dos mais variados conteúdos programáticos exercitados nas aulas teóricas e práticas. A sensibilidade para detectar os mecanismos e as ferramentas para alcançar os objetivos pedagógicos é intrínseca ao facilitador. À cada profissional, no nicho da área do conhecimento que se insira, cabe explorar o maravilhoso mundo natural dos processos e artefatos para garimpar o precioso momento didático pedagógico aproveitável na disciplina que ministra.
No cultivo protegido, pressupõe-se a hidroponia como um bom campo de ação interdisciplinar e ferramenta de apoio cognitivo para um técnico que necessita da concretização das aulas. Assim também, muitas outras instâncias podem ser aproveitadas no conjunto de sistemas funcionando em uma Escola Fazenda.
Portanto, o grande laboratório que é a hidroponia, deve transpor a finalidade de produção agrícola para a utilidade interdisciplinar de suporte às várias disciplinas do ensino médio e do técnico, preferencialmente dentro da modalidade de ensino integrado.
Palavras-chave: educação agrícola, campo, interdisciplinaridade.