63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Meio Ambiente e Educação Ambiental: experiências de aprendizagens no espaço escolar.
Sandra Kariny Saldanha de Oliveira 1
Rosimeiri de Souza Freitas 2
Juliana Efigênia Costa Ferreira 3
Kelita Costa Brito 4
Sheila Maria Freire Nunes 5
Samuel Severino da Silva 6
1. Prof. MSc./ Orientadora- Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
2. Gestora Ambiental-Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
3. Gestora Ambiental-Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
4. Gestora Ambiental-Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
5. Gestora Ambiental-Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
6. Gestor Ambiental-Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental-EA é uma importante ferramenta para despertar a sensibilização das pessoas. Nesse processo observa-se que é necessária a ação pedagógica, pois é na escola que as pessoas têm a oportunidade de obterem informações construtivas para transformar em conhecimento, pensando nisso a escola também é o ambiente mais adequado para a formação participativa de atitudes, cuidados e conservação do meio ambiente. Assim, através da EA os alunos podem colocar em prática o conhecimento em relação ao meio ambiente, sabe-se que surgem obstáculos, nas atividades de sensibilização e formação dos educandos ou mesmo na continuidade de projetos ambientais dentro da escola, mas é “através da EA (...) que existem formas mais inteligentes de se lidar com o meio ambiente, integrando-se com ele através do desenvolvimento sustentável” (DIAS, 1994, p.17). O trabalho teve como objetivo analisar o projeto de Educação Ambiental da Escola Maria Teresa Maciel Melo, em Boa Vista-Roraima, como instrumento para a formação participativa de atitudes, cuidados e conservação do meio ambiente. Sabe-se que a EA é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser apreendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
METODOLOGIA:
O universo da pesquisa foi realizado na Escola Maria Teresa Maciel da Silveira Melo, localizada município de Boa Vista/RR. A população pesquisada foi à equipe gestora que inclui: a Diretora, a Vice e a Coordenadora Pedagógica. E os professores de 4° Ano e de 5° Ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, perfazendo um total de 102 alunos.Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritiva com finalidade de conhecer e identificar a visão e o conhecimento da Gestão, alunos e dos professores de 4º e 5° Ano do Ensino Fundamental acerca da Educação ambiental, Meio Ambiente e do projeto de EA da escola.A amostra foi constituída da seguinte maneira: •Entrevista a gestão e professores da instituição para obtenção de resultados. •Desenvolvimento de oficinas em sala de aula com os alunos, para os mesmos utilizar suas habilidades e conhecimento em relação a EA. Nesta oficina foi confeccionado pelos alunos um livro de pano com histórias ambientais.
RESULTADOS:
No contexto educacional analisado, a temática ambiental requer uma nova reflexão, mesmo a escola tendo um projeto de EA consolidado, pois percebe-se ainda que há necessidade de se implentar uma nova maneira de se trabalhar os conteúdos das disciplinas do currículo escolar, para que os mesmos possam validar a formação de cidadãos críticos e ativos para atuarem na transformação do ambiente.Dos professores e gestores entrevistados, observa-se uma predominância de termos como: preservação, conservação, limpeza dos ambientes, cuidar, preservar e zelar o meio ambiente, o que mostra a necessidade de uma formação continuada sobre a questão ambiental. Possibilitando discussões sobre aspectos conceituais presentes em suas falas e ampliando a concepção sobre a EA. estas concepções de EA dos professores são justificáveis, pois quando indagados sobre formação continuada na área ambiental foi identificado que 50% não participaram de nenhuma capacitação ambiental, 25% já participaram e os outros 25% não responderam reafirmando seu desinteresse pela temática. Ressalta-se a importância dessa discussão no ambiente escolar,pois esta reflete diretamente na qualidade de vida e na busca pela sustentabilidade a partir da tomada de novas atitudes e novos valores.
CONCLUSÃO:
A construção de caminhos metodológicos da EA na escola não pode ser pensada isolada dos reais fatores que a condicionam, pois, a ausência de uma problematização histórica, política e social do contexto na qual se realiza constitui-se em pensamentos e práticas inócuos e sem contribuição para a transformação dos espaços nas quais se realizam. Assim, a EA reivindica o compromisso ético nas relações entre desenvolvimento e democracia dentro da nossa sociedade, abrindo espaço para reflexão das ações entre indivíduo e ambiente.
Palavras-chave: Educação ambiental, Problemas ambientais, Conservação ambiental.