63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
INTERAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA NO SETOR DE HORTICULTURA. |
Luciano de Oliveira Toledo 1 Nilton Nélio Cometti 2 Marinaldo Francisco Zanotelli 3 Eder Wilson Lehrbach Pereira 4 Eduardo Barbieri 5 Línik Fazôlo Andrade 5 |
1. Professor D.Sc. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Teresa. 2. Professor D.Sc. do IFES - Campus Itapina. 3. Prof. MSc. - Setor Horticultura - IFES - Campus Itapina 4. Técnico Agrícola - Setor de Horticultura - IFES - Campus Itapina 5. Aluno bolsista da FAPES, IFES - Campus Itapina |
INTRODUÇÃO: |
A educação profissional assume uma importância sem precedentes com a criação dos Institutos Federais, ganhando status de formadora de cidadãos capazes de transformar a sociedade pelo trabalho, mas também pela geração de ciência e tecnologia. O IFES - Campus Itapina atua a mais de 50 anos na educação profissional formando técnicos em agropecuária. Como papel fundamental na formação cidadã, a educação de pessoas com necessidades especiais na Instituição é um desafio para seus servidores. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colatina - ES (APAE) e o Campus Itapina firmaram uma parceria na instalação de horta comunitária junto à primeira, uma Instituição comprometida com a Política de Direitos Humanos de Pessoas com Deficiência, principalmente deficiência mental e outras associadas (CRUZ, 2009). Essa troca de experiências nos incentiva a elaborar trabalhos e atividades que possam aproximar ainda mais os alunos da APAE com os servidores e alunos do Campus Itapina. O objetivo deste trabalho é desenvolver e estudar novas possibilidades de promoção da educação inclusiva, articulando a interação dos “alunos especiais” da APAE e os “alunos regulares” do Campus Itapina, em ambiente de educação profissional e tecnológica agrícola do setor de horticultura. |
METODOLOGIA: |
Local de atuação: projetos de produção de hortaliças em sistema hidropônico NFT e a campo no Setor de Horticultura do Campus Itapina, com início em abril de 2008. Mobilização: palestra sobre hidroponia na APAE de Colatina com estudantes do Campus Itapina, Professores, pais e alunos da APAE. Estratégia de ação: os alunos da APAE de Colatina visitam o Setor de Horticultura do Campus Itapina uma vez por semana, nas quartas-feiras pela manhã. Os professores, técnicos e alunos da horticultura recebem-nos, orientando e acompanhando os trabalhos. Cada grupo de dois a três alunos regulares acompanham outros dois a três alunos especiais. Os trabalhos são variados, como a repicagem e transplante de mudas na hidroponia, limpeza e colheita de alface, capina manual de canteiros de hortaliças, distribuição de cobertura vegetal em culturas e outros. Durante o projeto, são discutidas novas formas de ação entre os professores, técnicos e alunos do Campus. Pesquisa descritiva: antes e durante o projeto são aplicados questionários subjetivos aos alunos e aos pais, descrevendo suas impressões e verificando a evolução dos alunos da APAE em função das atividades no setor de horticultura. |
RESULTADOS: |
Na primeira visita, os alunos responsáveis por cada projeto explicaram como instalaram as culturas e como as manejam, com palavras simples e diretas. As primeiras observações indicam uma boa aceitação dos alunos especiais nas atividades desenvolvidas na horta. Inicialmente atuaram no cultivo hidropônico por iniciativa própria e quiseram atuar em outras atividades, como capina dos canteiros e limpeza das culturas no campo. Com apenas um aviso do professor, não cruzaram os canteiros, evitando assim a compactação do solo, nem retiraram as plantas da cultura no momento da capina manual. Além disso, realizaram as tarefas de repicagem e transplante de mudas com um esmerado cuidado. Vários depoimentos de alunos do Campus Itapina indicam que a interação com os alunos especiais da APAE Colatina é enriquecedora e que o projeto deve continuar sendo conduzido nos próximos períodos. |
CONCLUSÃO: |
O setor de horticultura constitui-se em local adequado para a terapia ocupacional e educacional de alunos especiais, destacando-se o sistema hidropônico como potencial laboratório de atividades. Os alunos especiais têm se mantido com alta motivação para a atividade semanal no setor, expectando seu retorno. Percebem-se mudanças positivas de atitude nos alunos do Campus Itapina em relação à sensibilidade para a atuação na educação de pessoas com necessidades especiais. As atividades com plantas podem auxiliar no desenvolvimento motor de pessoas com necessidades especiais. Outras áreas do ensino agrícola tais como fruticultura e produção de animais de pequeno porte são potenciais setores para desenvolvimento desse projeto. |
Palavras-chave: Pedagogia inclusiva, Hidroponia, Inclusão social. |