63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 1. Álgebra |
Equações de Primeiro Grau: do estabelecido à problematização da realidade cotidiana |
Odair José Teixeira da Fonseca 1 Patrícia Frighetto dos Santos 2 Silvana de Avelar 3 Felício Guilardi Júnior 4 José Tarcisio Grunennvaldt 5 |
1. Instituto de Ciências Humanas Natural e Social ICHNS-UFMT, Sinop/MT 2. Instituto de Ciências Humanas Natural e Social ICHNS-UFMT, Sinop/MT 3. Instituto de Ciências Humanas Natural e Social ICHNS-UFMT, Sinop/MT 4. Profo. Msc./ Orientador - Instituto de Ciências Humanas Natural e Social ICHNS-UFMT, Sinop/MT 5. Profo. Dr./ Orientador - Instituto de Ciências Humanas Natural e Social ICHNS-UFMT, Sinop/MT |
INTRODUÇÃO: |
Partindo da necessidade de se estudar e/ou investigar as significações que englobam o processo ensino-aprendizado de equações, faz-se necessário haver um estudo histórico-epistemológico acerca das construções dos conceitos dos mesmos, buscando assim, entender como, e a partir de que necessidades sociais foram se dando esses tipos de conhecimentos matemáticos. Com o fim de apreender o estado da arte do ensino-aprendizado das equações, realizou-se uma breve retomada histórica sobre as implicações sociais que propiciaram a construção dos conceitos de equações, bem como, os métodos utilizados na resolução das mesmas. Com esta retomada percebeu-se que os métodos utilizados para resolver equações nos dias atuais são muito parecidos com os que eram utilizados em tempos mais remotos. Diante dos dados obtidos durante a revisão de literatura buscamos apresentar algumas estratégias que acreditamos ter um poder norteador no que tange à compreensão do aluno sobre o conteúdo de equações, uma vez que um dos objetivos consistia em analisar as dificuldades dos educandos, bem como, apresentar algumas ideias que pudessem vir a sanar essas dificuldades, para isso, apresentamos alguns pontos de partida que podem auxiliar no ensino-aprendizado de equações. |
METODOLOGIA: |
No primeiro momento a pesquisa caracterizou-se pela realização de uma revisão de literatura que tratava do assunto abordado, buscando em alguns autores aspectos relevantes no que se refere ao entendimento acerca da construção dos conceitos de equações do primeiro grau no ensino aprendizado. Após o término da revisão de literatura, já com um embasamento teórico, no dia 17 de novembro de 2010 iniciou-se a pesquisa de campo realizada com professores de matemática da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra e da Escola Estadual Rosa dos Ventos da cidade de Sinop/MT. Na escolha dos sujeitos da pesquisa foram levados em consideração critérios de formação profissional, uma vez que o trabalho enfatiza o ensino de equações, optou-se por investigar professores formados nessa área. Nessa fase da pesquisa realizou-se uma entrevista com os sujeitos, com a finalidade de coletar dados sobre a prática docente, suas dificuldades e métodos utilizados pelos mesmos no ensino de equações. |
RESULTADOS: |
Os dados coletados a partir da pesquisa de campo revelaram que sujeitos da pesquisa demonstram interesse em fazer uso de recursos que possam facilitar e/ou seduzir os alunos a construírem o conhecimento acerca de equações, e sempre que possível procuram relacionar tais conceitos com o cotidiano do educando. Revelou também que a dificuldade dos alunos se dá ao manipular os dados das equações utilizando as quatro operações, ou seja, a maior dificuldade dos alunos consiste em resolver as quatro operações matemáticas. Este fato se confirmou nas respostas dos professores, quando questionados sobre as dificuldades encontradas em sua prática docente no ensino de equações. Professora Claudia, “sim. Porque os alunos não dominam as quatro operações matemáticas”. Professor Leandro, “sim. Os alunos não conseguem enxergar o valor numérico da incógnita x, portanto, a dificuldade é de caráter algébrico”. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados obtidos nos revelaram que grande parte da dificuldade encontrada pelos professores no ensino de equações consiste em levar os alunos a abstraírem os conhecimentos matemáticos, mais necessariamente em manipular as quatro operações matemáticas ao resolver equações. Evidenciou-se também que os professores buscam fazer com que seus alunos construam os conceitos de equações fazendo uma correlação com seu cotidiano, ou seja, busca-se levar os alunos a “pensarem e/ou visualizarem a matemática” durante sua prática diária, seja fazendo compras no supermercado ou comprando picolé. Diante das problemáticas encontradas sugerimos algumas ideias e/ou estratégias que podem ser trabalhadas em sala de aula, com o intuito de provocar o interesse dos alunos pelo conteúdo equações. Ao ministrar o conteúdo equações de forma introdutória, sugere-se que o professor elabore questões que os alunos possam resolver com o uso do raciocínio lógico. Como por exemplo, fui a uma papelaria e comprei um lápis, uma caneta e um caderno por R$ 3,00. Sabendo que a caneta custou o dobro do preço do lápis e o caderno custou um preço e meio do preço da caneta. Quanto custou cada item? E em seguida outro problema com um grau de dificuldade maior. |
Palavras-chave: ensino de equações, formação de professores, história da matemática.. |