63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
ESCOLA AMBIENTAL ÁGUAS DO CAPIBARIBE (EAAC): REGISTRO DE OBSERVAÇÕES E INTERPRETAÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA PAISAGEM. |
José Hildo dos Santos 1 Mônica Alves Coelho dos Santos 1 Kate Limeira Cavalcanti Jota 1 Alfio Mascaro Grosso 1 José Renato da Silva Filho 1 |
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife (SEEL/PCR) |
INTRODUÇÃO: |
Recife é uma cidade moldada e envolvida pelas águas que divide e une, ao mesmo tempo, porções desse espaço. Apresenta uma dinâmica constante de transformações, que se faz e se refaz continuamente nos contextos social e natural. Estas transformações, visíveis e significativas, possibilitam uma reflexão para quem observa a paisagem. A prática diária de observação da paisagem, atrelada as atividades pedagógicas, levou os professores da Escola Ambiental Águas do Capibaribe (EAAC) a uma reflexão das constantes transformações ocorridas ao longo do tempo. O presente trabalho foi concebido a partir do estímulo dos professores em observar e interpretar as transformações pelas quais estas porções da cidade vêm passando e da necessidade de sistematizar estes registros. O trabalho teve como objetivos: 1) contextualizar as causas e conseqüências das transformações ocorridas, promovendo uma reflexão; 2) incentivar mudanças de atitudes e resultados concretos no cuidado com o meio ambiente e melhor qualidade de vida através de ações interventivas dos problemas, propondo soluções e 3) estimular a percepção ambiental utilizando os aspectos paisagísticos, levando a uma maior apropriação para a leitura de mundo. |
METODOLOGIA: |
As atividades de observação e interpretação dessas paisagens (entorno da Bacia do Pina, Parque Natural Municipal dos Manguezais e do baixo estuário do rio Capibaribe), pelos professores da EAAC, vêm ocorrendo desde o início da implantação do projeto (fevereiro de 2004) e continuam até o presente momento. Desta forma, estão reunidas neste estudo registros de sete anos de observações e interpretações. Paralelamente às atividades de sistematização das observações, foi realizada uma pesquisa de imagens e textos que resgatou alguns dos aspectos responsáveis pelas transformações, que de certo modo, contribuíram para a construção da história da cidade. Esta investigação resultou numa coletânea de imagens antigas da área de estudo, sendo possível confrontar os aspectos do presente com os do passado e propondo o seguinte questionamento: Como serão as paisagens desta cidade no futuro? Com efeito, o trabalho apresenta as transformações ocorridas ao longo do tempo nas paisagens contempladas nos roteiros das incursões pedagógicas a bordo da EAAC e permite uma retrospectiva histórica da cidade e uma análise das mudanças ocorridas, elucidando fatos sócio-ambientais atuais locais e globais. |
RESULTADOS: |
Foram observadas, registradas e interpretadas transformações significativas nas paisagens da área de estudo: Mudanças do contexto arquitetônico (armazéns do cais, Bacia do Pina); Tendência a verticalização (embora sútil, em Brasília Teimosa, Bacia do Pina); Modificações da paisagem natural (edificação de grande centro comercial em área circunvizinha ao Parque Natural Municipal dos Manguezais); Supressão e Descaracteriazação da cobertura vegetal (crescente construção de viveiros de pesca na área do PNMM); Processo ordenado de urbanização (substituição das palafitas por casas de alvenaria e construção de ponte, entorno do PNMM); Modificações no Porto do Recife (ampliação do Molhe portuário e reforma dos prédios históricos e armazéns); Maior número de navios de turismo (implementação de políticas públicas e privadas para o turismo); Menor número de navios cargueiros (capacidade de absorção e tecnologia de cargas e descargas do Porto de Suape); Valorização da paisagem natural e da cultura recifense, margens do estuário do rio Capibaribe (Árvore de Natal, Circuito dos poetas); Avefauna (maior visualização de exemplares) e Promoção da cidadania (Comunidade do morcego/Comunidade de pescadores (pesca artezanal – Bacia de Santo Amaro, confluência Capibaribe/Beberibe). |
CONCLUSÃO: |
Embora exista uma política de conservação/preservação ambiental, as transformações, na maioria das vezes negativas, estão acontecendo; com efeito, as denúncias, os manifestos, os atos públicos não são suficientes para promoverem ações que minimizem ou resolvam a problemática ambiental. Destacaram-se como transformações negativas: Mudanças do contexto arquitetônico (perdas da história e da cultura); Tendência a verticalização (barramento ar/ umidade, formação de novas ilhas de calor), Modificações da paisagem natural (perda de um cenário paisagístico natural, perda da qualidade do ar); Supressão e Descaracterização da cobertura vegetal (diminuição do pescado e concentração de renda); e como transformações positivas: Processo ordenado de urbanização; Valorização da paisagem natural e da cultura recifense, e Promoção da cidadania (Valorização do indivíduo, do lugar, da cultura, da própria cidade). O trabalho apresentado referenciou o tempo transcorrido como um elemento atuante na construção da história do Recife, que por sua vez, se reflete na paisagem e no caminhar desta cidade. Além disso, o estudo permitiu contextualizar a temporalidade e a espacialidade da cidade, trazendo do ontem, reflexões para o que estamos vendo e vivenciando hoje. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Leitura de imagens, Escola Ambiental Águas do Capibaribe. |